mt-09-e-mt-09-sp-sao-reveladas-na-gringa

Comemorando dez anos do lançamento da motocicleta, Yamaha apresenta duas versões para sua hypernaked.

A Yamaha anunciou recentemente a mais nova evolução de sua hypernaked em suas versões MT-09 e MT-09 SP, e que marca o 10º aniversário da moto.

A nova MT-09 2024 mantém o motor tricilíndrico em linha de 890cc, DOHC, chassis de alumínio fundido com variações controladas de espessura e IMU de 6 eixos com um conjunto completo de recursos eletrônicos de pilotagem, mas adiciona uma longa lista de novos recursos para aprimorar ainda mais a experiência de pilotagem. E a MT-09 SP vai além.

mt-09-e-mt-09-sp-sao-reveladas-na-gringa
Yamaha MT-09

Somando-se ao conjunto eletrônico das motos está a adição de um novo Back Slip Regulator (BSR), que usa a rotação do motor e dados de velocidade das rodas para reduzir o travamento da roda traseira durante a frenagem do motor, controlando o nível de torque produzido. Isto é especialmente útil em situações de baixa aderência, quando é difícil ativar a embreagem deslizante. O sistema pode ser ligado ou desligado no menu de configurações do Yamaha Ride Control (YRC).

Ambas as motos também estão equipadas com o novo Quick Shift System (QSS) de terceira geração da Yamaha para mudanças de marcha sem embreagem, apresentando duas configurações. A configuração 1 permite subir a marcha durante a aceleração e reduzir a marcha ao desacelerar. A configuração 2 expande a funcionalidade em uma ampla gama de situações, permitindo reduções de marcha durante a aceleração e subidas de marcha ao desacelerar. Sim, meio confuso de entender, mas esta é a explicação dada pela Yamaha.

mt-09-e-mt-09-sp-sao-reveladas-na-gringa
Yamaha MT-09

Do ponto de vista dos freios, a MT-09 é reforçada por um novo cilindro-mestre radial Brembo, onde o pistão se move numa direção paralela ao curso da alavanca do freio. Isto envia a pressão hidráulica de forma linear quando o condutor puxa a alavanca para melhorar o controle. O novo cilindro-mestre é combinado com discos dianteiros duplos de 298 mm e um disco traseiro único de 245 mm. A MT-09 SP se eleva com as pinças monobloco Brembo Stylema, que apresentam uma área de pistão e pastilha de freio mais estreita em comparação com as pinças convencionais, além de serem mais leves e rígidas e oferecerem controle aprimorado. Além disso, os pistões de maior diâmetro criam mais força de frenagem.

A suspensão também foi revisada para 2024, com a MT-09 ostentando um garfo invertido de 41 mm ajustável para pré-carga, compressão e retorno, e o amortecedor traseiro KYB ajustável apresenta configurações de articulação revisadas. Novidade para 2024, as taxas de mola mais altas e características de amortecimento atualizadas são ajustadas para acomodar uma faixa mais ampla de velocidades e para combinar com os novos pneus Bridgestone Battlax Hypersport S23 padrão.

mt-09-e-mt-09-sp-sao-reveladas-na-gringa
Yamaha MT-09 SP

Na MT-09 SP, um garfo KYB de 41 mm com revestimento DLC oferece ajuste total para pré-carga, retorno e amortecimento de compressão em alta e baixa velocidade. Na parte traseira, o amortecedor Öhlins também é totalmente ajustável e vem equipado com um rtegulador remoto de pré-carga que permite trocas rápidas e fáceis.

Novidade para 2024, os pilotos da MT-09 podem personalizar ainda mais sua experiência de pilotagem por meio das configurações do Yamaha Ride Control (YRC) que permitem a seleção das características de potência do motor e dos níveis de intervenção eletrônica. Três modos de condução integrados são programados com configurações de fábrica para atender diferentes situações: Sport, Road e Rain. Além disso, os pilotos podem criar dois programas personalizados para atender às suas preferências. As configurações do YRC podem ser personalizadas diretamente no menu do painel em TFT ou em um smartphone por meio do aplicativo Y-Connect.

mt-09-e-mt-09-sp-sao-reveladas-na-gringa
Yamaha MT-09 SP

Além das configurações de fábrica e personalizadas disponíveis na MT-09 standard, a especificação SP adiciona quatro modos Track exclusivos, permitindo configurações de pista mais especializadas, incluindo a opção de escolher entre duas configurações de gerenciamento do freio do motor e a capacidade de desligar o ABS traseiro.

As novas funções intuitivas dos piscas melhoram ainda mais a experiência de condução. Um clique suave no interruptor do indicador piscará os sinais de mudança de direção três vezes para mudanças de faixa, enquanto um clique completo piscará continuamente. Os sinais de mudança de direção também serão cancelados automaticamente após 15 segundos e quando a moto tiver percorrido mais de 150 metros.

Já conhecida pela sua experiência de condução envolvente, a ergonomia da nova MT-09 2024 foi ainda melhorada, incluindo uma posição mais baixa do guidão com duas configurações personalizáveis. As pedaleiras ganharam novo design e agora ficam um pouco mais para trás e também são ajustáveis. Combinado com o novo design do tanque de combustível, que fica 30 mm mais baixo que o modelo anterior, a posição de condução é mais dedicada e o ângulo de direção do guidão é 4 graus maior em cada lado para um raio de curva mais reduzido e melhor capacidade de manobra a baixa velocidade. Além disso, o novo design do assento em duas partes é mais fino para maior liberdade de movimento e acesso mais fácil ao solo.

mt-09-e-mt-09-sp-sao-reveladas-na-gringa
O poder de frenagem da motocicleta foi ampliado

Visualmente falando, um novo farol possui um projetor LED bifuncional que apresenta um módulo de lente de diâmetro compacto que é menor e mais fino que o modelo anterior, ao mesmo tempo que fornece um feixe amplo e poderoso. Luzes de posição LED duplas transparentes completam a face mais compacta, nítida e agressiva da MT-09. Este tema continua na traseira com uma lanterna traseira de LED recém-projetada com uma aparência mais elegante e um novo layout de cores, juntamente com piscas de LED. Além da posição inferior do tanque de combustível, este também foi redesenhado com linhas mais nítidas e definidas, mantendo ao mesmo tempo a estética distintamente moderna das ruas.

E, claro, você não pode esquecer o ronco característico do motor triplo Crossplane da MT-09. A MT-09 2024 apresenta um novo design dos dutos de admissão com grades de amplificação acústica localizadas na parte superior do tanque de combustível para acentuar os sons de indução de alta frequência, entregando o rugido de indução do CP3 diretamente ao piloto para uma sensação aprimorada de torque e aceleração.

Ambas as motos possuem um novo display TFT colorido de 5 polegadas que substitui o painel de 3,5 polegadas do modelo anterior e oferece quatro temas diferentes para atender a situações de pilotagem específicas ou preferências individuais. A navegação na tela é feita por meio de novos interruptores integrados no guidão, e a Yamaha afirma que o formato e a sensação dos botões foram amplamente refinados para fornecer operação intuitiva em uma solução compacta e fácil de usar. Para o SP, a experiência de pilotagem na pista é aprimorada ainda mais por um tema Track exclusivo da versão SP, com um cronômetro de volta.

A conectividade agora é padrão na MT-09 por meio de uma unidade de controle de comunicação (CCU) integrada, permitindo que os pilotos conectem seus smartphones à motocicleta usando o aplicativo gratuito Y-Connect da Yamaha. Além de receber notificações de chamadas e mensagens no display TFT, uma nova função foi adicionada para receber chamadas ou ouvir música através do uso de um fone de ouvido Bluetooth (não fornecido). Além disso, a navegação passo a passo completa está disponível através do aplicativo Garmin StreetCross. Finalmente, os pilotos podem optar por personalizar o display TFT enviando imagens do seu smartphone através do aplicativo Y-Connect.

mt-09-e-mt-09-sp-sao-reveladas-na-gringa
Essa cor é animal

A MT-09 SP 2024 também incorporará o sistema Smart Key da Yamaha. Quando a chave inteligente está dentro de um alcance especificado da motocicleta, como no seu bolso, o motor pode ser ligado. O novo sistema também possui uma função de travar e destravar a tampa do tanque de combustível para maior comodidade e segurança.

A nova Yamaha MT-09 2024 estará disponível nas cores Team Yamaha Blue, Midnight Cyan ou Matte Raven Black, chegando aos revendedores gringos a partir de março de 2024 por US$ 10.599 (R$ 52.112,20, ao câmbio de 10/11/23).

Por aqui ainda não sabemos se a Yamaha trará esta versão para o Brasil em 2024, uma vez que a nossa já está defasada em uma geração em relação a 2023 vendida na gringa.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!

Fonte: Rider Magazine