Moto-adventure-240-museu-BMW-suica-alemanha-munique-viagem-do leitor

Este casal de brasileiros que mora na Suíça, nos conta como foi conhecer o Museu da BMW, em Munique, em uma de suas primeiras viagens pela Europa.

Texto e fotos: Carol Garrido e Rodrigo Garrido (@motosuicaviagens)

Olá leitores da Revista Moto Adventure e apaixonados pelo mototurismo!

Diz o ditado que a vida começa aos 40. Será? Bom, para nós ela literalmente recomeçou. Eu paulista, publicitária e garupa dele; ele, fisioterapeuta, paulistano, adorador de motos desde os 10 anos e meu piloto. Ambos com 40 anos, embarcamos para o que podemos chamar de nossa “maior aventura”.

Sim, ele cantou a canção do Gilberto Gil “Vamos fugir, deste lugar baby! Vamos fugir!” E eu respondi: “só se for agora!!”. Acho que o sonho de um maluco é encontrar uma doida para acompanhar nas loucuras (risos).

Então, no dia 2 de dezembro de 2016, desembarcamos no aeroporto de Genebra, na Suíça, e a cidade de Neuchâtel, uma cidadezinha de pouco mais de 31 mil habitantes, foi onde decidimos morar.

Bom, o primeiro 1 ano e 4 meses aqui foram bem duros, repletos de dias de muitas lutas. Tivemos que enfrentar tudo que se enfrenta quando você decide migrar para outro país: a adaptação, o choque cultural, a falta da família e amigos, aprender o idioma, conseguir trabalho. Ufa, não dá nem para respirar…

Nós vamos poupar vocês e não vamos detalhar todos os perrengues que passamos e vamos diretamente para um dia de glória, o dia 20 de abril de 2018, o dia que compramos a nossa moto BMW R1200 GS ADV 2009, que foi carinhosamente batizada pelo piloto de “Madeleine Vitória”.

Em abril estamos na primavera e a temperatura varia entre 8º e 15º graus, e apesar de as 4 estações serem bem definidas aqui na Suíça, o clima varia muito dependendo da região em que você estiver, e como estamos falando de dias de glória, neste ano de 2018 o clima foi completamente diferente do ano anterior e para nossa sorte, tivemos dias lindos de sol, e mesmo com sensação térmica de frio viajando de moto, nós não perdemos tempo e começamos explorar o país do chocolate, do queijo, dos relógios e canivetes.

Vale lembrar que a Suíça possui aproximadamente 8 milhões de habitantes, o que equivale a 63% apenas da população de nossa cidade natal, São Paulo.

Nossos roteiros

E quem precisa de um roteiro na Suíça? Nós não! A ideia sempre foi utilizar o GPS só para voltar para casa, e assim, à partir daí, todos os finais de semana  saíamos sem destino e cada dia descobríamos um lugar mais lindo que o outro, como Lungern, Grindewald, Lauterbrunnen, Vallé do Joux, Montreux e Gruyères.

A Suíça é um grande vale, e a maior parte das cidades são emolduradas pelos Alpes e rodeadas pela natureza. Os percursos, como é de se esperar, envolvem curvas e paisagens cênicas dos Lagos e Alpes, o que faz o país ser popular para os passeios de motociclistas, pois realmente as vistas são de uma beleza surreal.

E eis que no dia 11 de maio 2018 resolvemos realizar um sonho do Rodrigo e dar um pulinho na Alemanha, para conhecer o Museu da BWM que fica em Munique.

Como a Suíça está praticamente localizada no centro da Europa, a distância até Munique é de cerca de 470 km, então, lá fomos nós para o BMW Museum e assim conhecemos pela primeira vez a gigantesca Autobahn, que é conhecida como “A Estrada Sem Limites”, uma pista impecável como um tapete, muito bem sinalizada e sem pedágio.

Mas diferentemente do que pensávamos, a velocidade é liberada, mas não é em toda a autoestrada: cerca de 35% mais ou menos é totalmente livre, e em 65% existe uma sugestão de 130 km/h. Há também uma velocidade mínima que é de 60 km/h. É proibido dirigir abaixo dessa velocidade, e a estrada é muito bem equipada por radares e por policiais, sendo que alguns estão à paisana

E vale um alerta também. A regra é clara: a sugestão é de 130km/h e você se arriscar a andar acima dele e se envolver em um acidente nessa estrada, dependo da velocidade o seguro não cobre.

Um dia no museu BMW em Munique

Sim, nós ficamos o dia todo dentro do museu da BMW, mas a visita pode ser rápida, dependendo do interesse particular de cada um, entretanto para nós, ver ali o desenvolvimento técnico da BMW ao longo da história da empresa, os primeiros modelos desde a sua fundação em 1916, passando por modelos importantes da história da marca até os mais recentes, as motocicletas os carros de competição… Um dia para nós foi pouco, isso sem falar na impressionante arquitetura do prédio, em forma de quatro cilindros.

E depois da Alemanha foi a vez de conhecer a França, as lindas cidades de Besançon, Lyon e Annecy. E foi assim que rodamos um total de km 10.000 km em um mês e meio, com a Madeleine, viajando todos os finais de semana, mas estas são outras histórias que contaremos em outras edições.

Até lá e se quiserem se comunicar conosco, siga a gente em nosso Insta: @motosuicaviagens.