Nova-Ducati-Multistrada-V2

Projetada em torno do novo motor Ducati V2 e com um quadro monocoque de alumínio, nova crossover pesa 18 kg a menos que o modelo anterior. Em duas versões, está mais tecnológica que nunca.

Com o oitavo episódio do DWP (Ducati World Première) 2025 ( aqui o link para assistir ), a Ducati apresenta na Intermot, o Salão de Motocicletas de Colônia (Alemanha), a nova Multistrada V2 , a crossover de médio porte projetada para os amantes do motor bicilíndrico, que com o modelo 2025, melhora significativamente em termos de leveza, manuseio e facilidade de pilotagem. 

Nova-Ducati-Multistrada-V2

A nova Multistrada V2 mantém a roda dianteira de 19 polegadas para permanecer segura e divertida mesmo no asfalto mais irregular, mas foi completamente redesenhada em torno do novo motor V2 bicilíndrico, tornando-se ainda mais acessível e ao mesmo tempo, divertida de pilotar.

Graças a um projeto inspirado na busca pela máxima leveza e focado no quadro monocoque e no novo motor Ducati V2, a nova Multistrada V2 pesa 18 kg a menos que o modelo anterior. Seus 199 kg em ordem de marcha sem combustível representam o menor valor da categoria, beneficiando o manuseio e as manobras em baixa velocidade, mesmo quando totalmente carregada. Sua leveza, combinada com a entrega ampla e encorpada do bicilíndrico de válvulas variáveis, um pacote eletrônico de referência e um cuidadoso desenvolvimento ergonômico e aerodinâmico, significa que o prazer de pilotagem, o consumo de combustível, o desempenho e o manuseio da nova Multistrada V2 transformam cada viagem em uma jornada inesquecível .

Nova-Ducati-Multistrada-V2

Design

O design da nova V2 se inspira nos conceitos estilísticos que fizeram a história da família Multistrada: volumes horizontalmente equilibrados, com uma traseira leve e curta, e uma área frontal caracterizada por linhas esportivas, enfatizadas pelos painéis laterais que carregam a extremidade dianteira. As superfícies dos ombros, as massas dianteiras e o “bico” – características historicamente distintas da Multistrada – foram tornadas mais harmoniosas.

Como toda Ducati, a Multistrada V2 também combina design e funcionalidade. O Centro Stile Ducati definiu suas linhas em estreita colaboração com técnicos de P&D, para integrar soluções aerodinâmicas no design estudado para melhorar o conforto térmico e a proteção contra impactos .

O para-brisa, altamente protetor e ajustável em altura, foi definido por meio de cuidadosa pesquisa aerodinâmica que também envolveu os defletores, perfeitamente integrados à linha frontal. Para o conforto térmico, como na Multistrada V4, foram introduzidos condutores de ar laterais integrados ao design da moto, que ajudam a direcionar o ar fresco para as pernas do piloto.

Nova-Ducati-Multistrada-V2

Os novos faróis e DRLinspirados na Panigale de última geração e na Multistrada V4 ajudam a definir uma vista frontal compacta e agressiva, imediatamente reconhecível. O “bico” mais curto é bem integrado ao para-brisa e cria uma imagem mais harmoniosa. Os indicadores de direção, finos e harmonizados no design dos painéis laterais, foram completamente redesenhados e reposicionados para oferecer visibilidade ideal e criar um vão entre eles e a carenagem que permite a passagem de ar fresco em direção ao piloto.

A traseira é muito fina e leve, graças a uma alça traseira mais curta, completamente redesenhada para garantir funcionalidade e ergonomia.

Ergonomia e conforto

A ergonomia da Multistrada V2 foi completamente revisada com grande atenção ao conforto. Os assentos do piloto e do garupa foram redesenhados e o espaço para os passageiros foi melhorado em comparação com o modelo anterior, ampliando o conforto para as pernas e tronco, graças aos acessórios para top case e side case traseiros.

Nova-Ducati-Multistrada-V2

Para permitir que o piloto apoie os pés no chão com segurança, a nova Multistrada V2 foi equipada com um assento que pode ser ajustado em duas posições, com alturas de 850 e 830 mm. Além disso, o catálogo Ducati Performance oferece como acessório um assento elevado para 870 mm e um rebaixado para 810. Na versão S, graças ao DSS semi-ativo (Ducati Skyhook Suspension) e ao sistema Minimum Preload, é possível rebaixar ainda mais a altura do assento para 790 mm.

Novo motor Ducati V2

A nova Multistrada V2 é equipada com o novo motor Ducati V2, um V-twin de 90°, de 890 cc, com distribuição e comando de válvulas de admissão variáveis ​​IVT com recuperação de válvulas de mola helicoidal. Este novo motor, extremamente compacto e leve – pesando apenas 54,9 kg – faz uma contribuição importante para a redução do peso da moto. Nesta configuração, ele entrega 115 cv a 10.750 rpm e 9,3 kgf.m de torque a 8.250 rpm.

Graças ao comando de válvulas variável, o motor V2 otimiza o desempenho, a entrega e o consumo. A potência em altas rotações é combinada com uma entrega de torque sustentada em baixas e médias rotações e mais de 70% do torque máximo já está disponível a 3.500 rpm, e entre 3.500 e 11.000 rpm o valor nunca cai abaixo de 75%. Isso é combinado com uma combustão mais regular em baixas rotações, que fornece uma entrega muito fluida em pequenas aberturas do acelerador, e a embreagem maior, que melhora o prazer de pilotar, especialmente em viagens ou no trânsito, graças a uma resposta de abertura do acelerador mais suave .

Finalmente, as relações de transmissão foram projetadas especificamente para a Multistrada, com uma primeira e segunda marchas mais curtas para melhorar a usabilidade em baixas velocidades e aceleração de carga total. A caixa de câmbio é equipada com o novo Ducati Quick Shift 2.0, que oferece uma sensação mais precisa e trocas de marcha mais rápidas.

Nova-Ducati-Multistrada-V2

Chassi completamente redesenhado

Para melhorar o conforto e o prazer de pilotagem em qualquer rota, a nova Multistrada V2 é equipada com um chassi, subchassi traseiro e braço oscilante completamente redesenhados, que adotam a mesma filosofia de construção da Multistrada V4. 

O chassi é um monocoque de alumínio que usa o motor como um elemento de rigidez; o subchassi traseiro é uma treliça de aço e o braço oscilante é fundido em alumínio. Tudo isso, combinado com o novo motor V2, permite que a Multistrada chegue a um peso extremamente baixo: apenas 199 kg, em ordem de marcha sem combustível, para a versão V2, e 202 kg para a versão V2 S, equipada com suspensão semi-ativa.

Graças a um redesenho completo e à solução do quadro monocoque, os engenheiros da Ducati conseguiram criar uma moto fina, com um ajuste muito estreito que permite colocar os pés no chão com mais facilidade. Além disso, a área de contato dos joelhos e da parte interna das coxas com as superfícies da moto foi melhorada, aumentando o prazer de pilotagem e a sensação de controle em altas velocidades. Graças à nova ergonomia, a nova Multistrada V2 exige menos esforço do guidão para inclinar e garante um comportamento mais neutro ao entrar e passar por curvas.

Nova-Ducati-Multistrada-V2

A Multistrada V2 é equipada com um garfo Marzocchi com tubos de 45 mm e um amortecedor Sachs com ligação progressiva, ambos totalmente ajustáveis. A Multistrada V2 S ostenta suspensão semi-ativa com controle eletrônico Ducati Skyhook Suspension, melhorando ainda mais o conforto, a segurança e o desempenho graças às novas estratégias eletrônicas que limitam o mergulho durante a frenagem (anti-dive) e a tendência a “sentar” durante a aceleração (anti-squat), garantindo uma precisão de pilotagem ideal.

Além disso, a função Minimum Preload permite que a suspensão traseira seja abaixada ao mínimo com o simples toque de um botão, facilitando o contato dos pés no chão, especialmente quando totalmente carregada e com um passageiro. Assim como na nova Multistrada V4, os Modos de Suspensão podem ser selecionados independentemente dos Modos de Condução, para escolher a calibração de suspensão preferida, mantendo os parâmetros de controle eletrônico e a resposta do motor inalterados.

Ambas as versões da Multistrada V2 são equipadas com uma roda dianteira de 19″ combinada com uma roda traseira de 17″, com pneus Pirelli Scorpion Trail II, e 170 mm de curso de suspensão, para oferecer versatilidade e sensação de pilotagem. O sistema de freios Brembo apresenta um disco dianteiro duplo de 320 mm e um disco simples de 265 mm, com desempenho de referência em todas as situações.

Nova-Ducati-Multistrada-V2

Pacote eletrônico de referência

A nova Multistrada V2 ostenta um pacote eletrônico completo, gerenciável por meio de controles de guidão redesenhados e o novo painel colorido TFT de 5″, com uma interface multilíngue completamente reformulada com base em três Infomodes diferentes .

Os cinco Modos de pilotagem disponíveis (Sport, Touring, Urban, Enduro e Wet) oferecem a possibilidade de adaptar a Multistrada V2 a qualquer situação, definindo a potência e a resposta do motor para valores pré-configurados e modificáveis, graças aos quatro Modos de Potência com os quais o motor está equipado. Os Modos de pilotagem, é claro, definem o ABS de curva, o Controle de tração Ducati (DTC), o Controle de empinada Ducati (DWC) e o Controle de freio motor (EBC) para níveis predefinidos, que podem ser modificados pelo piloto.

Os três Infomodes (Road, Road Pro e Rally) permitem que você aproveite ao máximo os recursos do painel, alterando as informações exibidas para oferecer ao piloto a melhor experiência de pilotagem em todas as situações: o Road Pro, por exemplo, fornece a porcentagem de potência e torque usados em tempo real.

Finalmente, a Ducati Multistrada V2 é equipada de série com Cruise Control, uma tomada USB integrada no painel, a Ducati Brake Light EVO (que gerencia o pisca-pisca de emergência em frenagens bruscas) e, no caso da V2 S, o Ducati Multimedia System, com a possibilidade de ativar o acessório navegador Turn-by-turn. Além disso, a nova função Coming Home mantém os faróis baixos ativos quando a ignição é desligada, para iluminar a área à frente da moto e facilitar a entrada em casa.

Segura em todos os lugares

Como todas as Multistradas, a nova V2 também foi projetada para permitir que os Ducatisti viagem com a máxima tranquilidade, graças aos intervalos de manutenção de referência (verificação da folga das válvulas definida a cada 30.000 km) e aos programas 4EVER Ducati e Roadside Assistance (*) . O primeiro oferece uma garantia válida por 4 anos com quilometragem ilimitada*. O programa Roadside Assistance (**) acrescenta assistência na estrada, transporte para o condutor e passageiro, uma moto substituta e pernoites em um hotel quatro estrelas em caso de problemas que possam surgir durante o período de cobertura. Tudo isso com a tranquilidade oferecida por uma rede de mais de 800 concessionárias oficiais Ducati em mais de 90 países ao redor do mundo.

Acessórios e disponibilidade

Uma ampla gama de acessórios permite que você personalize sua Multistrada V2 de acordo com as mais diversas necessidades. Malas plásticas com capacidade para 60 litros, ou de alumínio com capacidade para 76 litros, são montadas na moto com fixações flutuantes para melhorar a estabilidade e, portanto, a segurança. Os sliders de aço ajudam a limitar os danos em caso de deslizamento e o cavalete central facilita as operações de manutenção e carregamento na moto.

Os amantes da aventura podem instalar rodas raiadas , que tornam a Multistrada V2 mais versátil, permitindo que ela continue a viagem quando o asfalto termina. Finalmente, aqueles que desejam aprimorar sua Multistrada V2 alterando o som do escapamento, podem escolher entre as várias soluções oferecidas pela Termignoni.

A nova Multistrada V2 estará disponível na versão padrão e V2 S, com suspensão semi-ativa DSS. A primeira é oferecida na cor Ducati Red, enquanto para a segunda você pode escolher entre Storm Green e Ducati Red, com a possibilidade adicional de optar pelo acabamento Travel, completo com malas laterais de plástico, descanso central e punhos aquecidos.

A nova Ducati Multistrada V2 chegará às concessionárias europeias em janeiro de 2025, também em uma versão de 35 kW (47,5 cv) para motociclistas com carteira A2 (norma europeia). Aqui no Brasil ainda nào sabemos quando esta nova geração chegará.

(**) Serviço oferecido somente na Europa.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui