foto do motor da nova honda hornet 2022

Em primeiro comunicado oficial, Honda revela que bicilíndrico vai gerar 92 cv.

Ao longo dos últimos dias, o assunto “nova Hornet” bombou na mídia internacional e também aqui, claro, afinal, a motocicleta é, sem sombra de dúvidas, um dos mais icônicos produtos que a Honda já desenvolveu até hoje. Desde a primeira geração, lançada no final de 1997, até a terceira e última versão, descontinuada em 2015, a moto é um sucesso de público e de crítica, sendo, 7 anos após sua aposentadoria, uma das mais procuradas nos mecanismos de buscas de motos para compra e venda.

Foto de detalhe do motor da nova hornet

Depois de termos anunciado novidades a respeito dela e de sua colega Transalp e de trazermos esboços (sketches) da moto aqui e aqui, finalmente a Honda decidiu dar as caras e vir a público falar mais a respeito do novo motor que vai equipar a nova geração da Hornet, afinal, a rapaziada já estava preocupada que ela viesse com motor chocho.

Quem trouxe a novidade foi a rapaziada da revista japonesa Young Machine, que vira e mexe aparece chacoalhando o mundo com alguma revelação direto da Terra do Sol Nascente e aqui, publicamos o que foi divulgado pelos nossos colegas italianos do moto.it.

E como já havíamos adiantado, de fato, a nova Hornet não terá mais o delicioso, mágico e tradicional ronco dos quatro-em-linha, mas sim, será alimentada por um bicilíndrico. Ele terá 755 cc, com distribuição Unicam de 8 válvulas, capaz de entregar uma potência máxima de 92 cv (67,5 kW) a 9.500 rpm e um torque máximo de 75 Nm (7,64 kgf.m) a 7.250 rpm.

Segundo os japoneses, este motor tende a alimentar a tradição esportiva da naked japonesa, mas desta vez, oferecendo um torque consistente desde as baixas rotações. Compacto e leve, o motor garantirá aceleração instantânea e partidas muito rápidas , em qualquer proporção, acompanhadas de um som definido como “cadenciado”, resultado dos ciclos típicos dos intervalos de ignição de 270 graus.

Fuyuki Hosokawa aparece pilotando a nova hornet, mas sem mostrar a moto

Ainda de acordo com a Honda, o ronco será grava em baixas e médias rotações , que se transforma em “ardido” à medida que as rotações aumentam .

Fuyuki Hosogawa – chefe de desenvolvimento do conceito Hornet

foto do lider do projeto da Hornet, Fuyuki Hosokawa

O líder do projeto de teste de desenvolvimento do conceito Hornet , Fuyuki Hosokawa , também foi responsável pelo desenvolvimento da superbike CBR1000RR-R Fireblade.

A Hornet sempre foi uma moto muito especial para a Honda. O desempenho emocionante e envolvente sempre andou de mãos dadas com o manuseio superlativo”,  disse. “Antes de iniciar este projeto, pensamos muito sobre que tipo de desempenho queríamos oferecer ao piloto. Sabíamos que era essencial manter ao veneno típico do Hornet em altas rotações, mas ao mesmo tempo, como a próxima geração do Hornet para os tempos modernos, queríamos que o motor fornecesse uma sensação de torque realmente substancial, acompanhada pelo som grave que torna imersiva também as rotações baixas e médias. Nosso objetivo sempre foi combinar essas características de entrega com a máxima agilidade e manuseio, para tornar cada momento de condução, mesmo na cidade, realmente divertido e gratificante”, complementa.

Para alcançar o tipo de desempenho e agilidade que queríamos, sabíamos que teríamos que desenvolver um novo motor de dois cilindros de ‘curso curto’ com virabrequim de 270 graus. Esse tipo de motor não só teria desenvolvido esse tipo de entrega em altas rotações, mas também um torque consistente em baixas e médias rotações, ideal para dirigir tanto em áreas urbanas quanto para sair de curvas em estrada aberta”, finaliza.