Novos escapamentos melhoram tempo de volta na Honda Junior Cup

Próxima etapa da categoria-escola do SuperBike Brasil será dia 17 de julho, em Interlagos (SP)

Texto: Redação
Fotos: Divulgação/Johanes Duarte/VGCOM

As motos da categoria-escola Honda Junior Cup estão consideravelmente mais velozes nesta temporada do SuperBike Brasil, o maior campeonato de motovelocidade das Américas. Além de ganhar 10 centímetros cúbicos, em relação ao motor do ano passado, cada uma das Honda CG 160 Titan, especialmente carenada para as pistas, passou a utilizar um escapamento novo, fato que melhorou ainda mais o tempo de volta.

Enquanto no ano passado, a volta mais rápida em corrida – isso no Autódromo de Interlagos – foi de 2m33s155, na última etapa, realizada dia 12 junho, esse tempo baixou quase 2,5 segundos e registrou 2m30s527, feito alcançado pelo piloto Nicolas Cenedesi (#525). Esta marca também superou a melhor volta realizada na abertura da categoria Honda Junior Cup neste ano, quando Cenedesi cravou 2m36s336.

Este progresso passa, entre outros, pelas mãos de Cesar Noriyoshi Oku, diretor-executivo da Noriyoshi Racing, mecânica especializada na fabricação de escapes esportivos, sediada na cidade de Araçatuba, interior de São Paulo. Ao todo, 11 unidades já foram produzidas e mais nove serão entregues ao SuperBike Brasil, quando estarão disponíveis para integrar as motos da Junior Cup.

Construídas com exclusividade e com o cuidado de um processo praticamente artesanal, Noriyoshi destaca que os novos escapamentos são mais eficientes que os anteriores justamente por priorizar o ganho de torque e potência em rotações mais baixas, mesmo tendo prejuízo em alto giro.

“Apesar de ter dado quase um cavalo a menos que o [escapamento] anterior, ele conseguiu fazer um tempo melhor [de volta]. Nem sempre a potência de pico do escapamento é o mais importante se tratando de uma competição. Preocupamos-nos em fazer com que a moto tivesse bastante retomada e torque em baixo e médio giro”, explica o fabricante.

Para a 4ª Etapa do SuperBike Brasil, prova que será realizada no dia 17 de julho, os pilotos da Honda Junior Cup retornam ao Autódromo de Interlagos e prometem baixar ainda mais esse tempo de volta, utilizando ao máximo os novos equipamentos especialmente preparados para a temporada 2016.

Ingressos para arquibancada são gratuitos. Informações Adicionais: Tel.: 11 5524-5684 ou pelo site: www.superbike.com.br

SuperBike Brasil

4° SuperBike Brasil: 17 de Julho – Interlagos-SP

5° SuperBike Brasil: 21 de Agosto – Interlagos-SP

6° SuperBike Brasil: 25 de Setembro – Curvelo-MG

7° SuperBike Brasil: 23 de Outubro – Goiânia-GO

8° SuperBike Brasil: 13 de Novembro – Londrina-PR ou Pista no Rio Grande do Sul Realização da Etapa

9° SuperBike Brasil: 11 de dezembro – Curvelo – MG

DEIXE UMA RESPOSTA