O 10º Festival de Cerâmica traz arte para Cunha (SP)

De setembro a novembro, a cidade vai promover oficinas e exposições no Festival de Cerâmica

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

A Estância Climática de Cunha vai respirar arte no período de 29 de setembro a 15 de novembro. A cidade vai promover o 10º Festival de Cerâmica, reunindo alguns dos mais expressivos trabalhos produzidos na região que abriga cerca de 20 ateliês. A tradição artística é uma das principais atividades de Cunha, conhecida como o maior núcleo de cerâmica artística de alta temperatura da América do Sul.

Realizado em parceria com o Instituto Cultural de Cerâmica de Cunha (ICCC) e a Cunha Cerâmica, o evento terá exposições temáticas e permanentes nos ateliês e pousadas da estância, workshops, cursos e palestras sobre o assunto, além de queimas e abertura de fornadas. Admiradores e aprendizes de cerâmica vão poder aproveitar o festival para conhecer mais sobre esta arte milenar e também comprar as obras que serão expostas.

A intensa programação inclui, por exemplo, workshops sobre queima com lenha, uso de esmaltes e o trabalho com torno elétrico. Entre as palestras, destaque para Cerâmica: Artesanato ou Arte? Um diálogo entre Oriente e Ocidente, conduzida pela pesquisadora Liliana Morais, e Forno Noborigama, na qual Gilberto Jardineiro passa sua expertise de mais de trinta anos trabalhando com o forno japonês. E, além de exposições nos ateliês, o Festival de Cerâmica conta com o lançamento do livro “Cerâmica em Cunha: 40 anos de forno Noborigama no Brasil”, da autoria de Liliana Morais e fotos de Johnny Mazzilli, no dia 29 de setembro. As feiras acontecem às sextas, sábados e domingos, no início e ao final do festival.

Cunha está localizada no Alto Vale do Paraíba e fica a 232 quilômetros de São Paulo. De clima temperado e seco, no inverno as temperaturas podem chegar a valores negativos durante as madrugadas. Estância climática tradicional, Cunha também é uma cidade com ampla infraestrutura turística, com dezenas de pousadas e restaurantes para todos os gostos e bolsos. A cidade vai promover oficinas e exposições desta prática que impulsiona o turismo na região.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA