É hora de lembrar as razões que nos fazem querer estar em uma moto.

Texto: Guigo Pinheiro e Hugo Renault

Fotos: Divulgação

A temperatura está favorável na maior parte do país, e mesmo nas regiões onde a temporada de chuvas não acabou e quem pilota e está planejando um passeio ou viagem, poderia muito bem estar botando o plano em prática agora.

Poderia.

Neste ano as coisas têm sido diferentes para todos. Não importa onde você mora, não importa se está chovendo ou fazendo sol e não importa se a gasolina está custando muito ou pouco. Aliás, quando foi que ela custou pouco? Se você não usa sua moto como ferramenta de trabalho, ou ela está guardada na garagem, ansiosa para ser pilotada novamente, ou está sendo bem menos utilizada do que você gostaria. A epidemia da Covid-19 faz a gente viver uma situação sem precedentes e o mundo inteiro está em stand-by , sem saber ao certo o que aguardar.

Durante a quarentena, enquanto roemos todas as unhas, ansiosos pelo dia em que poderemos sair novamente, talvez seja hora de se lembrar quais foram as reais razões que nos fizeram querer estar em cima de uma moto.  O vento na cara? A sensação de vivenciar a estrada? Encontrar os amigos em um evento de moto? Todas as alternativas anteriores?

“Rasgar o asfalto” e ir até onde nossa mente mandar é uma destas razões. Quando viajamos, o mais fascinante não é o destino e sim, a jornada. Nas estradas há muito além de apenas concreto e asfalto. Para nós, sair de moto por alguma rota é experimentar o mundo em que vivemos, sentir duas das melhores coisas que uma moto pode oferecer: o vento empurrando o peito e a gratidão por estar ali em cima podendo pilotá-la. O chamado da estrada é forte, e nós o aproveitamos da melhor maneira, fazendo novas amizades, jogando conversa fora e criando memórias que vão durar a vida inteira. Não há uma turma como a turma que curte motos. Claro, existem diversas turmas dentro do universo de aficionados, mas por mais distintas que sejam, o amor por duas rodas é o que une todas elas. E seja lá qual for a turma a qual você pertence, o que eu vou dizer provavelmente se aplica ao seu grupo: nossas motos são o instrumento que usamos para encontrar a liberdade na estrada e em todos os dias de nossas vidas.

Portanto, neste ano, as estradas que adoramos tanto e que ano passado nos levaram a lugares incríveis, vão ser um pouco menos percorridas. Assim que possível, vamos voltar aos territórios que nos aguardam em algum ponto delas. Seja para assistir uma corrida de flat track no Rodeo Lucky Friends, em Sorocaba (SP), reencontrar os amigos e correr contra eles em uma mini moto, todos fantasiados, no circuito oval do BMS em Curitiba (PR), ou acampar com os irmãos no Capital Moto Week em Brasília (DF). Em qualquer lugar destes, o som das risadas preenchendo o ar é garantido. Você sai com a viseira cheia de insetos, sorriso no rosto e a certeza de que estas foram as reais razões que fizeram você querer pilotar moto.

Não sei quando, mas em breve poderemos voltar a atender o chamado da estrada. E já que não é hora de sair por aí de moto sem necessidade, saborear essas memórias é algo que podemos fazer nesse momento. Além de é claro, descer constantemente até a garagem e conferir se está tudo bem com nossas máquinas.

Guigo Pinheiro e Hugo Renault se conheceram na faculdade e a paixão pelas duas rodas os uniu e fez nascer o Canal Motorama, no You Tube. Hoje os caras têm mais de 348 mil seguidores, além de outros 40 mil no Instagram