Renderização criada pelos taiwaneses do site WeBike levanta a possibilidade de a marca de Akashi estar desenvolvendo uma quadricilíndrica de 400cc.
Não sabemos quantas vezes já abordamos o assunto, mas isso não significa que não possamos evitar falar sobre ele novamente. Sim, estamos falando da hipotética Kawasaki ZX-4R de 400 cc de quatro cilindros que a marca de Akashi poderia apresentar em 2023 (segundo algumas hipóteses) e que tomaria emprestado em parte o equipamento e a base técnica da ZX-25R e da ZX- 25RR , duas motocicletas de 250 cc praticamente idênticas, exceto por algumas variações as quais são comercializadas somente em alguns países asiáticos e europeus, as quais são movidas por um motor de quatro cilindros e 16 válvulas, com 50 cavalos de potência com caixa de ar pressurizada , entregando torque de 2,31 kgf.m e peso declarado de 180kg.
O fato é que – não adianta negar – mesmo que estejamos acostumados a potências cada vez mais altas e chassis ultra-refinados, o charme de um motor que alcança os 17.000 rpm tem um pouco de uma espera para todos aqueles que não esqueceram as jóias 250/400 cc dos anos 90.
Ainda que o segmento hiperesportivo esteja perdendo espaço globalmente há alguns anos por razões já conhecidas (custos de compra e gerenciamento, desempenho objetivamente não voltado à estrada, aptidão relativa para rodovia), motocicletas esportivas hoje reservam as suas delícias para entusiastas que as podem levar para a pista com relativa frequência ou para quem deseja possuir um objeto muito requintado, maravilhoso e evocativo mas que de alguma forma se resigna a explorar menos de 50% do seu potencial ciclístico na estrada e mecânica, enquanto até as superesportivas de 600 cc estão cedendo espaço para suas irmãs nakeds ou mesmo big trail.
Talvez o segmento esportivo pudesse receber um novo impulso e se tornar mais difundido do que hoje, graças aos pequenos tamanhos de motor que estão na moda na Ásia , onde representam um ponto de chegada para uma certa parte do usuário; aqui a hipotética ZX-4R talvez pudesse encontrar boa ressonância dado seu provável equilíbrio entre potência, estética, chassi, agilidade e preço mais acessível que uma 600 e muito menos que uma mil.
Caso venha tornar-se uma realidade, imaginamos que tenha pelo menos 65 cavalos de potência(o ZXR 400 dos anos 90 tinha cerca de 59 cv, mas não era Euro 5+…), entrega distribuída pelo menos até 17.000 rpm (quem se lembra dos 20.000 rpm do quatro cilindros de 250 cc?), baixo peso e alguma eletrônica embarcada, como controle de tração, além da embreagem assistida e deslizante.
Vale ressaltar que a Kawasaki nunca deu qualquer comunicado oficial e nunca confirmou uma futura introdução na linha: é apenas especulação e a mais recente é de nossos colegas taiwaneses da webike , um mercado onde uma possível esportiva de 400 cc e quatro cilindros é certamente uma possibilidade mais concreta que no nosso. A provável derivação técnica da plataforma ZX-25R é, portanto, repetida e especifica-se que o motor de quatro cilindros de 250 cc teria realmente nascido “pronto” para a cilindrada maior, note-se ainda na renderização um segundo disco na frente e a mesma compacidade do 250.
E aí, você gostaria de uma ZX-4R por aqui?
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