Uma patente da Honda com sistema de segurança que pode esterçar o guidão em caso de emergência foi encontrada

A assistência de direção avançada parece estar na agenda de algumas marcas, pois novas patentes revelam um Honda Gold Wing que pode esterçar por conta própria para ajudar a evitar um acidente. A ideia de ter uma moto que pode ajudar a manter sua própria estabilidade na estrada não é novidade, com a Harley-Davidson patenteando o pensamento por trás de uma motocicleta com assistência de equilíbrio em 2020, e a própria Honda já está profundamente envolvida no conceito de autoequilíbrio com seu sistema Riding Assist-E.

Enquanto ambos os sistemas se concentram em manter a moto na posição vertical enquanto está parada ou em movimento, este novo sistema da Honda é projetado para funcionar de uma maneira muito diferente. Em vez de usar giroscópios para mantê-la na posição vertical, o novo design usa motores elétricos para exercer uma força nas barras para contra-esterçar a moto se sua IMU detectar uma derrapagem.

Tal como acontece nas motos modernas, o conhecimento informático para calcular a força necessária é extremamente complexo. O sistema mecânico que exerce a pressão, por outro lado, é muito simples.

Um pequeno atuador eletrônico é montado na moto perto da caixa de direção. Ele está conectado ao garfo superior por uma alavanca e uma haste. Quando a central eletrônica detecta que a roda dianteira ou traseira está saindo do alinhamento, o atuador marca uma quantidade predeterminada de esterçamento para neutralizar a instabilidade.

Enquanto o sistema descrito é designado para assistência à derrapagens, não é difícil supor que o mesmo hardware, com algumas programações a mais, poderia ser usado para ajudar a manter a moto dentro de sua pista em uma rodovia, ou até mesmo oferecer aos pilotos a capacidade de rodar como um proprietário de Tesla, com as mãos livres!

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together!