Ações aconteceram entre os dias 18 e 25 de setembro, nas cidades de São Paulo (SP), Manaus (AM) e Brasília (DF).
Com o objetivo de conscientizar motociclistas sobre a importância da pilotagem defensiva e do respeito às leis de trânsito, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, promoveu três pit stops educativos durante a Semana Nacional do Trânsito – SNT, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro. As ações, alinhadas ao tema da campanha “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, reuniram 4.300 condutores nas cidades de São Paulo (SP), Manaus (AM) e Brasília (DF).

“A segurança viária é um dos pilares da Abraciclo. Atuamos em parceria com o governo e os órgãos de trânsito na realização de ações que conscientizam os motociclistas sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito”, destaca Marcos Bento, presidente da Abraciclo. “Nosso compromisso é colaborar para a redução dos sinistros e promover um ambiente mais seguro e harmonioso para todos os usuários das vias”, completa.
Em 2025, a Abraciclo promoveu oito pit stops educativos, que reuniram mais de 15 mil participantes. Para Marcos Bento, o alcance das ações amplia significativamente seu potencial de impacto. “Esses participantes se tornam multiplicadores ao compartilhar o conhecimento adquirido com familiares, amigos e colegas. Quanto mais pessoas forem impactadas, melhor. A informação é uma ferramenta poderosa para transformar comportamentos e salvar vidas”, conclui.

Ações interativas
Além de palestras educativas que reforçaram a importância de reduzir a velocidade e adotar comportamentos seguros no trânsito, os motociclistas também participaram de diversas atividades interativas. Entre os destaques, estavam os simuladores de embriaguez, velocidade e equilíbrio, que proporcionaram experiências práticas e conscientizadoras.
Outras atividades como orientações sobre como evitar os pontos cegos de outros veículos — um dos principais fatores que contribuem para acidentes —, além de dicas de primeiros socorros e a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) marcaram o evento.

Parcerias
A união entre empresas, governo e órgãos de trânsito foi fundamental para o sucesso. Em São Paulo, a iniciativa, que reuniu 2.100 motociclistas nos dias 22 e 23 de setembro, foi realizada em parceria com a CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego) e o CPTran – Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Teve, ainda, apoio do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito – SP), Corpo de Bombeiros, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas – SP).

Na capital manauara, o evento teve 1.200 participantes nos dias 24 e 25 e contou com a parceria do Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas) e apoio do BPTran da PM-AM (Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas), da FVS-RCP (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto – órgão ligado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Já em Brasília (DF), cerca de 1.000 motociclistas foram impactados nos dias 18 e 19. A ação foi realizada em parceria com a SENATRAN (Secretaria Nacional do Trânsito) e o Detran-DF (Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal) e teve apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal), CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal), DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e do DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal).

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistss.
Let’s go together!