Cerca de 150 bikers desfilaram pela região de Salalah com o Nizwa Bikers de Omã

POR CLÁUDIA TERRA

FOTOS: NIZWABIKERS E MOHAMED FAROUK (ALEX  CRUISERS DO  EGITO)

A 3ª edição do Dicovery Beauty of Salalah, realizado de 4 a 9 de agosto, teve um total de 3500 km, com rotas diferentes para  ida e para o retorno, contando com belos cenários naturais  de  mar, praias e montanhas verdes, em uma agradável temperatura que girou em torno de  20 a  26 graus, exceto em alguns trechos de travessias pelo deserto, onde  a temperatura era bastante alta. A partida foi da cidade de Nizwa, em Omã. O evento teve uma cerimônia que contou com a presença de autoridades importantes do país que apóiam o motociclismo, além de cobertura total pela mídia local, especialmente pela TV.

Uma bela festa do motociclismo no país que tem o futebol como esporte principal e o turismo como grande fonte de sua economia. A viagem reuniu 25 moto grupos e cerca de 150 motos, com motociclistas vindos de vários países próximos a Omã. Este passeio é um dos maiores eventos bikers realizados no país e reúne motociclistas de moto grupos, solos, além de aceitar a participação de mulheres, tanto como caronas como ativas em suas próprias motos. “Muitas mulheres estão participando este ano e estamos ansiosos para uma participação maior nos próximos anos”, diz Ahmed Alismaili, fundadora e presidente do  NizwaBikers.

O evento é realizado pelo moto grupo Nizwa Bikers, fundado em 2016 por Ahmed Alismaili, atual presidente do grupo. Atualmente o grupo é composto por 62 membros. “Estamos sediados em Nizwa, temos uma filial em Salalah e temos membros em diferentes países, sendo estes Arábia Saudita, Kuwait, Líbano e Espanha. Aceitamos mulheres no grupo. Não determinamos marcas de motocicleta, aceitamos todas. Realizamos e apoiamos muitos eventos, incluindo esportes, cultura, caridade e conscientização sobre direção segura e usuários de estradas. Nós participamos de eventos sociais, fazemos visitas ao departamento de câncer das crianças em um dos hospitais especializados do governo, distribuímos vários presentes que encantam e divertem os corações daquelas crianças que lá estão. Estamos sempre dispostos a servir a comunidade, e não só na criação de eventos de motocicletas”, explica Ahmed Ismaili. O NizwaBikers é registrado no Ministério de Assuntos Esportivos, órgão que reconhece oficialmente os moto grupos do país. Além desse órgão, o motociclista Ahmed Alismaili também é um dos fundadores da Union of Arab Bikers, criado em 2016, e conta com cerca de 12 mil membros.

Sempre rodando

O NizwaBikers sempre realiza grandes tours para diversos países. As primeiras turnês foram em torno dos estados do Golfo e Europa. Foi uma super aventura em duas rodas, com 34.000 km de estradas rodadas em 51 dias, visitando 37 países asiáticos e europeus. “Este desafio teve como  objetivo encorajar e inspirar os jovens árabes a assumirem responsabilidade e autoconfiança para superar as dificuldades, enfrentar os desafios da vida e alcançar o sucesso em vários campos com muito trabalho, determinação e espírito de equipe. Além disso, eu estava com um grupo maravilhoso de amigos durante esta viagem. Esqueci de todas as dificuldades e desafios que enfrentamos, trabalhamos com o espírito de unidade da equipe com muita determinação. Os desafios e dificuldades da vida sempre revelam a verdadeira  essência das pessoas. Conseguimos alcançar nosso objetivo, apesar das dificuldades que enfrentamos, como as flutuações climáticas, tempestades de areia, chuva, neve e outros”, disse  Ahmed Alismaili.

Salalah é a segunda maior cidade do Sultanato de Omã e a maior cidade da província de Dhofar. Salalahé o berço do atual sultão, Qaboos Bin Said. Salalah atrai muitas pessoas de outras partes de Omã e da região do Golfo Pérsico durante a temporada de monções/khareef, que vai de julho a setembro. O clima da região e as monções permitem que a cidade cultive alguns vegetais e frutas, como bananas, cocos, até lembra um pouco o Brasil por isso e pelas paisagens verdes fantásticas e, é claro, também pela alegria e hospitalidade dos motociclistas com seu grande espírito de união e aventura. A cidade tem um clima quente no deserto, embora os verões sejam mais frios do que em outras partes do norte ou interior de Omã. Salalah é muito nublada durante os meses de monções de julho e agosto, apesar de relativamente pouca chuva cair. Khareef significa “outono” em árabe, mas se refere a monções ao descrever a região ao redor de Salalah. Durante esse tempo, a paisagem marrom de Salalah e seus arredores são completamente transformados em uma bela e luxuriante vegetação verde. A economia de Salalah também é baseada no turismo. Além das grandiosas belezas naturais, Salalah é conhecida como a casa de alguns dos melhores clubes de futebol em Omã. O esporte mais popular jogado entre os jovens é o futebol. O futebol de praia também é bastante comum, assim como o voleibol.

Os motociclistas do Nizwa Bikers descobriram Salalah há três anos, quando eles deram início às viagens com grandes números de motociclistas por essa magnífica região, que a cada ano atrai mais amantes da aventura em duas rodas, tornando este lugar uma das principais para o moto turismo. Este tour já é considerado um dos melhores da região e surpreende a todos que participam. “Eu visitei Salalah uma vez antes, sozinho. Em 2016 fiz uma turnê em torno de Omã ao longo da costa do Mar Arábico e no deserto interior de Omã. Mas este evento em Salalah com os motociclistas do Nizwa Bikers foi muito especial. Foi a melhor viagem longa que fiz desde Riyadh, reino da Arábia Saudita até Salalah e incluindo os passeios que fizemos em torno de Salalah com os caras fantásticos dos motociclistas Nizwa Bikers, tudo isso a uns 6000 km cobertos em cerca de uma semana. As estradas em Salalah são um sonho para qualquer motociclista com sua natureza exuberante, seus belos cenários de montanhas, mar e curvas infinitas, lugar perfeito para andar de moto. Omã é um país muito seguro, as pessoas são muito gentis e acolhedoras e deve ser um destino para os motociclistas de todo o mundo ir conhecer. O Nizwa Bikers dedicou-se muito para o sucesso do evento e também para torná-lo o mais confortável possível para todos os participantes. E eu diria que é o evento mais legal da região. Estou ansioso para participar da versão do próximo ano. A  minha moto é uma BMW GTL 1600, com  a qual já  viajei por cerca de  65.000 km desde 2016.  É minha moto favorita, é  uma ótima motocicleta para longas distâncias, confortável e confiável”, diz com entusiasmo Mohamed Farouk, um dos membros fundadores do Alex  Cruisers do Egito ( https://motoadventure.com.br/this-is-beach-bikefest-one-of-the-biggest-motorcycle-events-in-egypt/), um verdadeiro biker que ama a aventura pelas longas viagens e sempre tem uma outra rota na agenda. Sua próxima viagem será rodar da Arábia Saudita (seu país atual) até o Egito para se juntar aos seus amigos do grupo e juntos seguirem para longas viagens pelo Egito, ao redor do Mar Vermelho, em outubro. Uma viagem que somará mais cerca de 5.000 km ao seu admirável histórico biker.

A viagem deste ano teve 3.500 km no roteiro, com cerca de 150 a 250 km rodados por dia. Durante o tour viaja-se somente durante o dia, com paradas em lugares estratégicos. “Nós temos tempo de paradas suficientes para que todos os participantes desfrutem de cada local turístico visitado. Muitas áreas incluem a Praia Almogsil, famosa por suas fontes naturais, incluindo os olhos aquáticos e a estrada montanhosa que leva à fronteira entre Omã e Iêmen. Há paradas em muitos lugares estratégicos e todos os serviços estão disponíveis. Há muitos pontos turísticos entre Salalah e outras áreas que estão em nossa rota de viagem. A equipe organizadora oferece total segurança aos participantes com veículos de apoio que acompanham toda a viagem, incluindo seção técnica, de saúde e nutrição”, diz Ahmed Alismaili.

A iniciativa maior para a criação do Nizwa Bikers foi dar um nome a um pequeno grupo de amigos que sempre rodavam juntos. “Comecei no mundo das motocicletas há quase 20 anos. Rodei solo por muito tempo e com alguns amigos, aí decidimos criar o Nizwa Bikers e começamos com a ideia de realizar longas viagens juntos por vários países. A minha maior alegria é o sucesso do evento, com os testemunhos sempre positivos dos nossos amigos e participantes. Nosso slogan é aproveitar nosso hobby a serviço da sociedade e nosso país. Minha primeira moto foi uma Honda 750cc. Eu fiz muitas viagens e tenho a ambição de rodar por todo o mundo Eu tenho várias motocicletas. A minha moto favorita agora é a Kawasaki Vulcan Vaquero. Meu maior sonho é continuar sempre viajando e conhecendo novos países e pessoas, e de fato eu tenho conseguido realizar isso. Estabeleci muitos relacionamentos em diferentes países do mundo. Eu penso em fazer uma viagem ao Brasil”.

Ele não conhece nada sobre o motociclismo do Brasil, mas tem grande interesse em vir aqui e conhecer um pouco do nosso estilo biker de ser. Ele convida todos os motociclistas do Brasil para participar da próxima edição deste evento, pois terão grandes aventuras e belas paisagens no horizonte, além da cultura e ótimas amizades a fazer em seu país. Ahmed também está preparando o lançamento de uma revista virtual, que tem como objetivo divulgar o motociclismo da Ásia e todos os continentes. O lançamento da revista será divulgado em breve pelas redes sociais do grupo.

O investimento para participar do Tour a Salalah com o Nizwa Bikers é cerca de US$ 1.500 e, de acordo com Ahmed, nesse valor está incluso moto (qualquer modelo), hospedagem e os passeios. A realização do evento é possível principalmente pelo empenho dos organizadores que eventualmente conseguem alguns patrocinadores e apoiadores a cada ano, como o apoio logístico da polícia, do município, do Ministério de Assuntos Esportivos e do Ministério do Turismo de Omã.

A inscrição para a 4ª edição do Dicovery Beauty of Salalah abre com aproximadamente 6 meses de antecedência da data do evento. A edição 2019  será realizada em  agosto. A divulgação da abertura da inscrição será pelo site e redes sociais. De acordo com Ahmed Alismaili, na próxima edição é esperado reunir o maior número de motociclistas de todo o mundo para esta grande viagem.

E, para os bikers que precisarem alugar motos não há preocupação, pois em Omã há serviços de aluguel de motocicletas. Quem deseja viajar ao país para rodar de moto de modo independente também poderá fazê-lo sem problemas. Nizwa fica a cerca de 450 km de Dubai, cidade que há muitos eventos bikers e muitos serviços com aluguel de motos e tours pela região, e tudo isso também facilita as viagens de moto para quem desejar começar a viagem pelos Emirados Árabes Unidos. Mas, para quem pretende participar do tour com o Nizwa Biker basta fazer a inscrição e escolher a moto com antecedência que eles cuidam de tudo. Quem desejar saber mais sobre o Dicovery Beauty of Salalah, basta entrar no site e também nas redes sociais do grupo.

Para quem ama as belezas de nosso incrível planeta a bordo de uma motocicleta, Salalah é a região incrível, fora das rotas bikers clássicas, vale muito à pena conhecer. E, melhor do que viajar para belas terras é viajar ao encontro de boas companhias e novas amizades. Biker é biker em qualquer lugar, a vibração é sempre muito forte. Como eles dizem no convite de boas-vindas aos inscritos no evento: “Primeiro abraçamos os nossos corações e depois apertamos nossas mãos”.

Agradeço a Ahmed Alismaili pela atenção e Mohamed Farouk bikers, que possibilitaram a realização desta reportagem para nossos motociclistas do Brasil. Grata a todos pelo apoio nesta reportagem. Desejo que nos encontremos no Dicovery Beauty of Salalah 2019!

Amor, respeito e liberdade sempre!

Somos todo um neste belo universo motociclístico!

 

LINKS:

https://www.facebook.com/nizwa.bikers

https://www.instagram.com/oman_bikers_magazine/

https://www.facebook.com/AlexCruisers

https://entusiastaadventure.blogspot.com

https://www.facebook.com/EntusiastaAdventure/

https://motoadventure.com.br

https://www.facebook.com/revistamotoadventure

 

VÍDEO:

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

*Cláudia Terra é jornalista, motociclista e amante do universo Harley-Davidson.

Confira outras matérias acessando o blog a seguir:

https://entusiastaadventure.blogspot.com/

 

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here