moto-adventure-250-por-elas-mc-frida-khalo

Fraternidade e liberdade

De um sonho de unir mulheres motociclistas para compartilhar a paixão pelo mundo das duas rodas, surgiu este moto clube que vem fazendo barulho – e não somente com o ronco de seus motores.

Texto: Fernanda Kelly Barbosa/Fabíula Kida/Merlly Vilela/Liliane Basílio/Patrícia Lima

Fotos: Divulgação

Fundado em 15 de novembro de 2019, por Fernanda Kelly Barbosa, no município de Rondonópolis (MT), o moto clube Frida Khalo (MC Frida Kahlo) é pioneiro no quesito de motociclismo feminino no município. O nome foi inspirado nas marcantes características da artista mexicana Frida Khalo, entre as quais se destacam a militância pelos direitos das mulheres, influência no movimento feminista, resiliência, força, otimismo e determinação, mesmo diante de todos os percalços na vida da artista, sobretudo no enfrentamento da dor crônica.

moto-adventure-250-por-elas-mc-frida-khalo

Um pouco da história do motoclube

A ideia do MC era um sonho antigo de sua fundadora e este ganhou força quando ela comprou sua primeira motocicleta, uma Harley-Davidson Forty-Eight 1200, quando então, também tirou sua CNH categoria A.

O objetivo sempre foi unir outras mulheres e assim fortalecer a autonomia e o empoderamento feminino entre aquelas com as quais Fernanda já havia começado a conversar sobre motociclismo – e que de imediato iriam topar a aventura, a começar pela vice-fundadora Mayla Dayane.

Além disso, uma das missões do MC era motivar outras mulheres com os mesmos sonhos e objetivos.

Foi então dada a largada para o estabelecimento do MC Frida Khalo, com direito a um grupo de WhatsApp e Instagram (@mc.fridakhalo), seguido de postagens dos primeiros encontros e rolês. No entanto, apesar de toda empolgação inicial, a pandemia do Covid-19, impôs inúmeras restrições aos passeios e encontros que, levaram a direção do MC a buscar meios de driblar o problema e assim continuar de alguma maneira suas atividades com segurança e cautela.

A partir de um grupo com mesmo ideal, o MC foi aos poucos se formando e carregando consigo um universo de novas possibilidades, uma vez que o motociclismo possibilita o fortalecimento da liberdade, a irmandade e o encorajamento feminino (sim, nós podemos!), compartilhando finais de semana e coletes – em alguns momentos somente entre as integrantes, em outros reunindo famílias, como na festa de comemoração de 1º ano do MC.

Cabe pontuar que, o MC não se resume às cilindradas, e sim ao propósito de irmandade firmado desde sua fundação e dentre as inúmeras coisas boas a serem vividas, uma delas é, sem sombra de dúvidas, a solidariedade para com aqueles que mais precisam, pois Deus une pessoas; Deus une propósitos.

A primeira ideia de uma ação social veio diante da necessidade de coleta de agasalhos, realizada conjuntamente com outro moto clube masculino. Após esta, foram realizadas ações com arrecadação de alimentos, materiais de higiene, caixas de bombons, que para o MC foram de grande relevância.

moto-adventure-250-por-elas-mc-frida-khalo
A visita da motociclista Suely Furlan, em sua primeira viagem longa, foi motivo de celebração entre as Fridas

Outro marco importante do MC foi receber a visita de uma motociclista, Suely Furlan, que na ocasião fazia sua primeira viagem de longa distância (Campo Grande-MS a Cáceres-MT, com 921 km). Para o MC, compartilhar momentos como este é algo único e encorajador!

Por fim, e não menos importante, um motivo de orgulho para o MC Frida Khalo tem sido uma de suas integrantes, a Jô Narloch, de Curitiba (PR), apaixonada por motos desde a adolescência, que atualmente também faz parte das Ladies of the Road, uma fonte de inspiração para nós.

Finalizando, são preceitos do MC Frida Khalo,a liberdade, o companheirismo, a solidariedade entre suas integrantes, viagens e passeios com suas motocicletas, participação em eventos motociclísticos, confraternização entre seus integrantes e demais grupos de motociclistas, sempre movidos pela paixão por motos, não importando se estas são scooters, esportivas, customs, choppers, big trails ou Harley-Davidson.

Viva la vida! Viva o empoderamento sobre duas rodas! 

Integrantes

Fernanda Kelly Barbosa (fundadora e presidente)

Mayla Dayanne Durann (vice-presidente)

Merlly Vilela (secretário)

Liliane Basílio (tesoureira)

Fabíula Kida

Jô Narloch

Hemilly Teresa Rosa

María Cecília Consalter Orsi

Patrícia Lima

Ana Paula Tótora

moto-adventure-250-por-elas-mc-frida-khalo