Durante um dia inteiro, estivemos na planta da marca em Sumaré (SP) conhecendo todas as atividades ali desenvolvidas. Em uma área de mais de 86 mil m2, funciona uma cidade que nunca para, voltada para atender e capacitar.
A missão de uma fabricante de veículos não se encerra quando ela produz e vende um produto. Longe disso, este é só o início de uma nova jornada que muitas vezes, vai se estender por décadas, já que após o produto ganhar o mercado e chegar às mãos do consumidor, a marca precisa preocupar-se com o chamado “pós-venda”, precisando oferecer ao seu cliente uma rede de serviços e fornecimento de peças que, em se tratando de Brasil e suas dimensões continentais, ganha contornos extremamente complexos – e gigantes, em se tratando de Honda.

E para entender um pouco sobre como a empresa trata esta questão, fomos convidados por seu departamento de Relações Institucionais a conhecermos sua unidade de Sumaré (SP), onde até pouco tempo atrás funcionava sua fábrica de automóveis, mas que, após a inauguração de sua novíssima e moderna planta de Itirapina (SP), passou a abrigar um de seus Centros de Distribuição (CD), além de centros de capacitação técnica que formam profissionais que atuarão nas suas mais de 1.100 concessionárias espalhadas pelo país.
Com um depósito principal com mais de 34 mil metros quadrados e outro secundário que adicionam outros 38 mil metros quadrados (o equivalente a 40 piscinas olímpicas), a unidade de Sumaré emprega 650 colaboradores que em um regime de trabalho de três turnos (24 horas por dia), processam e despacham 42 mil pedidos, que superam a marca de mais de 100 mil peças enviadas todos os dias, as quais atendem as demandas das concessionárias locais e também, as localizadas em outros países. Para dar conta de transportar tudo isso, 11 parceiros logísticos atuam dentro da empresa e 45 caminhões saem diariamente carregados de produtos.

Este colosso abriga uma quantidade enorme de ruas nas quais alinham-se colunas porta-pallets com mais de 15 metros de altura, qua armazenam 140 mil itens diferentes para carros, motos e produtos de força, entre peças genuínas Honda e peças HAMP (Honda After Market Parts), totalizando mais de 2,8 milhões de peças estocadas.
Vale ressaltar que apesar das dimensões e números superlativos, este não é o único Centro de Distribuição da Honda no país. As cidades de Jaboatão dos Guararapes (PE) e Manaus (AM) abrigam dois outros centros regionais: o primeiro, com mais de 6 mil metros quadrados, que opera em dois turnos e processa 6 mil pedidos por dia, e o amazonense, com mais de 8 mil metros quadrados e que em dois turnos de trabalho, processa 750 pedidos por dia.

Presença Digital
E para proporcionar fluidez a todo este complexo sistema, a Honda conta com o sistema “myHonda”, que engloba as áreas de Portal do Cliente, Marketing e Pesquisas. Este sistema é um CRM (Customer Relationship Management) responsável por disparar lembretes de revisão aos proprietários Honda, ofertar produtos, enviar pesquisas, além de possibilitar o agendamento de serviços. Nele estão cadastrados mais de 47 milhões de clientes, que geram 30 jornadas automatizadas de comuicação no pós-venda. Tudo é monitorado e cada uma destas interações é avaliada em pesquisas de qualidade, as quais somam mais de 180 milhões de pesquisas por ano.
Além disso, há também o “Honda Shop”, uma plataforma de e-commerce onde os consumidores encontram um market place com todos os produtos oficiais Honda e que até o ano que vem estará oferecendo entrega em todo o território nacional.
Treinamento contínuo
Em um dos prédios do complexo de Sumaré fica o Centro de Treinamento Honda, onde 15 instrutores extremamente capacitados em todos os 25 modelos da marca treinam profissionais oriundos das concessionárias para atuarem no pós-venda. Consultores de Serviços e Peças, Garantistas, Técnicos, Mecânicos, Chefes de Oficina, Gestores de Pós-Vendas e Peças, todos são continuamente treinados para oferecerem o melhor atendimento ao cliente que precisa de suporte.

Mas para oferecer ainda mais possibilidades de treinamento em um país tão grande quanto o nosso, a Honda desenvolveu sua própria plataforma de e-learning, a Learning Management System (LMS), que conta com mais de 8.300 colaboradores inscritos.
E para completar, a Honda ainda possui desde os Anos 70 unidades móveis de treinamento, que permitem com que colaboradores residentes em locais distantes dos grandes centros possam receber capacitação. Atualmente existem duas carretas, conhecidas como Unidades Móveis de Treinamento (UMT), que percorrem o país de Norte a Sul, Leste a Oeste, levando equipamentos, ferramental e motores para treinar os colaboradores que atuam nas concessionárias.
Programa Best Quality – Os Melhores
Para reconhecer e celebrar aqueles técnicos que mais se esforçam e se destacam em suas funções, a Honda criou em 2007 o Programa Best Quality, que em 2017, expandiu-se também para outros países da América Latina. Os vencedores prticipam do evento HM Global Contest, que reúne os melhores entre os melhores de todo o mundo.

Ao longo de seus 18 anos, o programa já recebeu nada menos que 145 mil inscritos e este ano, o Best Quality Brasil começou em maio e se estenderá até março de 2026, quando conheceremos os grandes campeões desta edição.
Projeto Social Honda
Mas além dos empregos que gera e dos impostos que arrecada, a Honda não se furta a lançar um olhar cuidadoso sobre os problemas sociais de nosso país e para proporcionar oportunidades de evolução social e profissional a jovens carentes, a empresa criou o Projeto Social Honda.
Desenvolvido incialmente na unidade de Recife (PE) em 2007, o programa também acontece na unidade de Sumaré (SP) desde 2023 e é voltado a jovens entre 18 e 20 anos que estejam estudando e que encontrem-se em situação de vulnerabilidade social. Mas para conseguir uma vaga, é preciso não apenas vontade, mas muita preparação, uma vez que a relação candidato/vaga é muito concorrida: este ano, dos 1095 candidatos que se inscreveram, somente 45 conseguiram entrar no programa.

“Quando percebemos que algum jovem começa a fazer corpo mole, a demonstrar desinteresse, procuramos orientar esta pessoa, fazendo-a perceber que esta talvez seja a única chance de mudar a sua vida e de sua família”, explica Alexandre Cury, diretor de pós-venda da empresa.
No total, o programa dura oito meses e contempla 800 horas de treinamento, envovlendo motos e automáveis e todos os alunos saem empregados – ano passado, 380 jovens ingressaram em alguma concessionária da marca após a conclusão do curso.
Pro Honda
Ainda nesta visita, tivemos a oportunidade de conhecer mais a fundo a linha de lubrificantes Pro Honda, criada com o intuito de oferecer produtos alinhados com as demandas de lubrificação de seus veículos.

Composta por uma ampla gama de óleos, a linha Pro Honda é uma marca global da empresa cuja logomarca foi pensada para expressar dois conceitos que norteiam seus valores: Pessoas e Produtos.
Ela oferece lubrificantes de diferentes viscosidades e nas três composições quimicas (mineral, semi-sintético e sintético), que atendem motores, suspensões, engrenagens, relações e caixas de direção e em breve, a linha será expandida com a inclusão de produtos voltados ao gear care, ou seja, à estética e preservação de equipamentos, mas por enquanto, a empresa não adiantou nenhuma pista sobre as novidades que farão parte do portfólio.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
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