Durante um dia inteiro, estivemos na planta da marca em Sumaré (SP) conhecendo todas as atividades ali desenvolvidas. Eum uma área de mais de 86 mil m2, funciona uma cidade que nunca para, voltada para atender e capacitar.
A uma fabricante de veículos sua ativiade não se encerra quando ela termina de um produto. Longe disso, este é só o início de uma nova jornada que muitas vezes, vai se estender por décadas, já que após o produto ganhar o mercsado e chegar às mãos do consumidor, a marca precisa preocupar-se com o chamado “pós-venda”, precisando oferecer ao seu cliente uma rede de serviços e fornecimento de peças que, em se tratando de Brasil e suas dimensões continentais, ganha contornos extremamente complexos.

E para entender um pouco sobre como a Honda trata esta questão, fomos convidados por seu departamento de Relações Institucionais a conhecermos sua unidade de Sumaré (SP), onde até pouco tempo atrás funcionava sua fábrica de automóveis, mas que, após a inauguraçào de sua novíssima e moderna planta de itirapina (SP), passou a abrigar um de seus Centros de Distribuição (CD), além de também abrigar centros de capacitação técnica, que formam profissionais que atuarão nas suas mais de 1.100 concessionárias espalhadas pelo país.
Com um depósito principal com mais de 34 mil metros quadrados e outro secundário que adicionam outros 38 mil metros quadrados (o equivalente a 40 piscinas olímpicas), a unidade de Sumaré emprega 650 colaboradores que em um regime de trabalho de três turnos (24 horas por dia), processam e despacham nada menos que 42 mil pedidos por dia, que superam a marca de mais de 100 mil peças despachadas todos os dias, as quais atendem as demandas das concessionárias locais e também, as localizadas em outros países! Para dar conta de transportar tudo isso, 11 parceiros logísticos atuam dentro da empresa e 45 caminhões saem todos os dias pelos portões da empresa carregados de produtos.

Este colosso abriga uma quantidade enorme de ruas nas quais alinham-se colunas porta-pallets com mais de 15 metros de altura, qua armazenam nada menos que 140 mil itens diferentes pasra carros, motos e produtos de força, entre peças genuínas Honda e peças HAMP (Honda After Market Parts), totalizando nada menos que 2,8 milhões de peças estocadas.
Vale ressaltar que apesar das dimensões e números superlativos, este não é o único Centro de Distribuição da Honda no país. As cidades de Jaboatão dos Gurarapes (PE) e Manaus (AM) abrigam dois outros centros regionais de distribuição, o primeiro, com mais de 6 mil metros quadrados, que opera em dois turnos. eprocessa 6 mil pedidos por dia, e o amazonense, com mais de 8 mil metros quadrados e que em dois turnos de trabalho, processa 750 pedidos por dia.

Presença Digital
E para proporcionar fluidez a todo este complexo sistema de fornecimento de peças, a Honda conta com o sistema “My Honda”, que engloba as áreas de SAC, Treinamento, Portal do Cliente, Marketing e Pesquisas. Este sistema é o responsável por disparar lembretes de revisão aos proprietários Honda, ofertas de produtos, pesquisas, além de possibilitar o agendaamento de serviços. Nele estão cadastrados mais de 47 milhões de clientes, que geram 30 jornadas automatizadas de comuicação no pós-venda. Tudo é monitorado e cada uma destas interações é avaliada em pesquisas de qualidade, as quais somam mais de 180 milhões de pesquisas por ano.
Além disso, há também o “Honda Shop”, uma plataforma de e-commerce onde os consumidores encontram um market place que abriga todos os produtos oficiais Honda e que até o ano que vem eetará oferecendo entrega em todo o território nacional.
Treinamento contínuo
Em um dos prédios do complexo de Sumaré fica o Centro de Treinamento Honda, onde 15 instrutores extremamente capacitados em todos os 25 modelos Honda treinam profissionais oriundos das concessionárias para atuarem no pós-venda. Consultores de Serviços e Peças, Garantistas, Técnicos, Mecânicos, Chefes de Oficina, Gestores. de Pó-s-Vendas e Peças, todos são continuamente treinados para oferecerem o melhor atendimento ao cliente que precisa de suporte.

Mas para oferecer ainda mais possibilidades de treinamento em um país tão grande quanto o nosso, a Honda desenvolveu sua própria plataforma de e-learning, a Learning Management System (LMS), que conta com mais de 8.300 colaboradores inscritos
E para completar, a Honda ainda possui desde os Anos 70 unidades móveis de treinamento, que levam a oportunidade de treinamento presencial a locais distantes dos grandes centros. Atualmente existem duas carretas, conhecidas como Unidades Móveis de Treinamento (UMT) que percorrem o país de Norte a Sul, Leste a Oeste, levando equipamentos, ferramental e motores para treinar os colaboradores que atuam nas concessionárias.
Programa Best Quality – Os Melhores
Para reconheer e celebrar aqueles técnicos que mais se esforçam e se destacam em suas funções, a Honda criou em 2007 o Programa Best Quality, que em 2017 expandiu-se também para outros países da América Latina. Os vencedores prticipam do evento HM Global Contest, que reúne os melhores entre os melhores de todo o mundo.

Ao longo de seus 18 anos, o programa já recebeu nada menos que 145 mil inscritos e este ano, o Best Quality Brasil começou em maio e se estenderá até março de 2026, quando conheceremos os grandes campeões desta edição.
Projeto Social Honda
Mas além dos empregos que gea e dos impostos que arrecada, a Honda não se furta a lançar um olhar cuidadoso sobre os problemas sociais de nosso país e para proporcionar oportunidades de evolução social e profissional a jovens carentes, a empresa criou o Projeto Social Honda.
Desenvolvido incialmente na unidade de Recife (PE) em 2007, o programa também se desenvolve na unidade de Sumaré (SP) desde 2023 e é voltado a jovens entre 18 e 20 anos que esteajm estudando e que encontrem-se em situação de vulnerabilidade social. Mas para conseguir uma vaga, é preciso não apenas vontade, mas muita preparação, uma vez que a relação candidato/vaga é muito concorrida: este ano, 1095 candidatos se inscreveram e somente 45 conseguiram a tão almejada vaga.

“Quando percebemos que algum jovem começa a fazer corpo mole, a demonstrar desinteresse, procuramos orientar esta pessoa, fazendo-a perceber que esta talvez seja a única chance de mudar a sua vida e de sua família”, revela Alexandre Cury, diretor de pós-venda da empresa.
No total, o programa dura oito meses e contempla 800 horas de treinamento, envovlendo motos e automáveis e todos os alunos saem empregados – ano passado, 380 jovens já ingressaram em alguma concessionária da marca.
Pro Honda
Com o intuito de oferecer uma linha de lubrificantes o mais adequada possível aos seus motores, a Honda desenvolveu a linha Pro Honda.

Composta por uma ampla gama de óleos voltada para não apenas atender, mas ir além das exigências de lubrificação de suas motocicletas, a linha Pro Honda é uma marca global da empresa cuja logomarca foi pensada para expressar dois conceitos que norteiam seus valores: Pessoas e Produtos.
Em breve, a linha será expandida com a inclusão de produtos voltados ao gear care, ou seja, à estética e preservação de equipamentos, mas por enquanto, a empresa não adiantou nenhuma pista sobre as novidades que farão parte do portfólio.
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