Mesmo com crescimento de 9,6% em relação ao mês anterior, setor foi impactado pela alta de casos da variante Ômicron
As fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM produziram 83.696 motocicletas em janeiro. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume é 9,6% superior ao registrado em dezembro (76.359 unidades) e 56,1% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado (53.631 motocicletas).
“A nova onda de contaminações pelo coronavírus, provocada pela variante Ômicron, provocou falta de muitos colaboradores nas fábricas e comprometeu o ritmo das linhas de produção. Felizmente não houve nenhuma paralisação como aconteceu no ano passado”, explica o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.
Com isso, ainda não será possível atender toda a demanda pelos modelos de baixa cilindrada e scooters, e acabar com a fila de espera. “Em dezembro, o volume de produção foi menor devido às férias coletivas e nossa expectativa era de acelerar a curva em janeiro. Assim, acreditamos que a recuperação da produção deverá acontecer a partir de março”, afirma Fermanian.
Vendas no varejo
Em janeiro, foram licenciadas 89.661 motocicletas, o que representa uma retração de 20,2% na comparação com dezembro (112.363 unidades). Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 4,5% (85.798 motocicletas).
Fermanian explica que o recuo no volume de emplacamentos já era previsto, porém a demanda pelo modal deve continuar aquecida. “A motocicleta é um veículo ágil, econômico, com preço acessível e baixo custo de manutenção. Além disso, os preços dos combustíveis contribuem para aumentar o número de pessoas que optam pelo modal”, afirma Fermanian.
Nesse cenário, o presidente da Abraciclo destaca o crescimento dos emplacamentos das Scooters. Apesar de ter 9,8% de participação no mercado, esse modelo ganha cada vez mais espaço nas ruas e avenidas, graças a sua praticidade, versatilidade e baixo consumo de combustível. “Além disso, é fácil de pilotar graças à tecnologias como o câmbio automático, freios combinados ou com ABS e sistema Start&Stop”, diz.
Com 46.200 unidades emplacadas e 51,5% do mercado, a Street foi a categoria mais licenciada em janeiro. Em segundo lugar, ficou a Trail (15.832 unidades e 17,7% do mercado), seguida pela Motoneta (13.160 motocicletas e 14,7%).
Confira o ranking de emplacamentos registrado no primeiro mês do ano por categoria:
EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS | ||||||||
JANEIRO 2021 | DEZEMBRO 2021 | JANEIRO 2022 | ||||||
CATEGORIA | A | PARTICIPAÇÃO | B | PARTICIPAÇÃO | C | PARTICIPAÇÃO | C/A | C/B |
Street | 41.651 | 48,5% | 56.093 | 49,9% | 46.200 | 51,5% | 10,9% | -17,6% |
Trail | 16.567 | 19,3% | 21.962 | 19,5% | 15.832 | 17,7% | -4,4% | -27,9% |
Motoneta | 12.545 | 14,6% | 17.417 | 15,5% | 13.160 | 14,7% | 4,9% | -24,4% |
Scooter | 9.442 | 11,0% | 9.572 | 8,5% | 8.829 | 9,8% | -6,5% | -7,8% |
Naked | 2.246 | 2,6% | 2.630 | 2,3% | 1.941 | 2,2% | -13,6% | -26,2% |
Bigtrail | 1.380 | 1,6% | 2.019 | 1,8% | 1.378 | 1,5% | -0,1% | -31,7% |
Ciclomotor | 1.114 | 1,3% | 1.335 | 1,2% | 1.327 | 1,5% | 19,1% | -0,6% |
Sport | 513 | 0,6% | 532 | 0,5% | 481 | 0,5% | -6,2% | -9,6% |
Custom | 242 | 0,3% | 651 | 0,6% | 436 | 0,5% | 80,2% | -33,0% |
Touring | 11 | 0,0% | 4 | 0,0% | 6 | 0,0% | -45,5% | 50,0% |
Triciclo | 87 | 0,1% | 148 | 0,1% | 71 | 0,1% | -18,4% | -52,0% |
TOTAL | 85.798 | – | 112.363 | – | 89.661 | – | 4,5% | -20,2% |
Fonte: Associadas Abraciclo
Segundo dados da Abraciclo, as motocicletas de baixa cilindrada (até 160 cilindradas) representaram 82,9% das vendas no varejo com 74.294 unidades. Os modelos de 161 a 449 cilindradas responderam por 13,9% do mercado, com 12.505 unidades. Já as motocicletas acima de 450 cilindradas tiveram 2.862 unidades licenciadas, o que corresponde a 3,2% do mercado.
Com 21 dias úteis, janeiro registrou média diária de vendas de 4.270 unidades. Na comparação com dezembro, que teve dois dias úteis a mais, houve recuo de 12,6% (4.885 motocicletas/dia). Em relação ao mesmo mês de 2021, que contou com 20 dias úteis, a retração foi de 0,5% (4.290 unidades diárias).
Exportações
Os embarques de motocicletas para o mercado externo totalizaram 3.328 unidades em janeiro, o que corresponde a uma pequena alta, de 1,4%, na comparação com dezembro (3.283 motocicletas. Em relação a janeiro de 2021, no entanto, houve queda de 14,8% (3.904 unidades).
De acordo com levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Argentina foi o principal destino (1.220 motocicletas e 38% do volume total exportado). Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar (762 unidades e 23,8% do total exportado), seguidos pela Colômbia (408 motocicletas e 12,7%).
Frases – Marcos Fermanian
Presidente da Abraciclo
“A nova onda de contaminações pelo coronavírus, provocada pela variante Ômicron, provocou falta de muitos colaboradores nas fábricas e comprometeu o ritmo das linhas de produção. Felizmente não houve nenhuma paralisação, como ocorrido no ano passado”.
“Em dezembro, o volume de produção foi menor devido às férias coletivas e nossa expectativa era de acelerar a curva em janeiro… Assim, acreditamos que a recuperação da produção deverá acontecer a partir de março.”
“A motocicleta é um veículo ágil, econômico, com preço acessível e de baixo custo de manutenção. Além disso, os preços dos combustíveis contribuem para aumentar o número de pessoas que optam pelo modal.”
“Apesar de ter 9,8% de participação no mercado, as Scooters ganham cada vez mais espaço nas ruas e avenidas, graças a sua praticidade, versatilidade e baixo consumo de combustível. Além disso, são fáceis de pilotar graças à tecnologias como o câmbio automático, freios combinados ou com ABS e sistema Start&Stop.”
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