Prólogo do primeiro campeonato de Hard Enduro da América Latina será aberto ao público em Minas Gerais

Red Bull Minas Riders reúne grandes pilotos que percorrerão mais de 100 km por dia nas trilhas mineiras

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

Entre os dias 17 e 20 de abril, Minas Gerais recebe a primeira competição de Hard Enduro da América Latina, o Red Bull Minas Riders. Os melhores pilotos do mundo percorrerão mais de 100 km por dia nas trilhas mineiras, e o público terá a chance de assistir ao início da disputa em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Antes de explorarem as trilhas mineiras, os competidores disputam o chamado Prólogo para definir as posições de largada do segundo dia de competição. O grande diferencial desse início de campeonato é ser disputado em um trecho urbano do local do evento, mostrando as dificuldades e os obstáculos que esperam pelos pilotos no trajeto da prova.

O escolhido para construir a pista foi o romeno Andy Fazekas, um dos mais renomados designers de pistas do mundo e responsável pelo já tradicional Prólogo do Red Bull Romaniacs.

Fazekas prefere guardar segredo para surpreender o público, mas adianta que vai usar materiais que remetam à indústria da mineração, como trilhos e vagões. Martin Freinademetz, criador do Red Bull Romaniacs e Minas Riders, acrescenta que o circuito terá pneus de caminhão, pedaços de madeira, pedra e containers. “Parte dos obstáculos estarão lá para lembrar os participantes das dificuldades encontradas nas florestas brasileiras”, explica Freinademetz.

O primeiro dia de competição é dividido em duas partes: a “classificatória off road” e a “Final do Prólogo”, que, juntas, formam o “Dia do Prólogo”. Os 35 pilotos mais rápidos da “classificatória off road” em cada uma das categorias (Ouro, Prata e Bronze) competem na “Final do Prólogo”, que será aberta ao público. Os resultados gerais – a soma das duas partes – determinam a ordem de largada para o segundo dia de competições.

A duração do Prólogo é de 15 minutos + uma volta para os pilotos inscritos na categoria Ouro e de 10 minutos + uma volta para as categorias Prata e Bronze. Depois de definidas as posições, o campeonato passa a ser disputado nas trilhas.

Qualquer pessoa poderá assistir ao Prólogo do Red Bull Minas Riders. Com entrada gratuita, a Final do Prólogo acontece a partir das 14h, na Praça Quatro Elementos – Rua Kenton, Jardim Canadá, Nova Lima.

O Red Bull Minas Riders abrirá a temporada 2016 do Hard Enduro Series, que conta com as provas mais renomadas do mundo na modalidade. Além da etapa brasileira, a competição possui outras etapas mundiais: Hare Scramble (Áustria), Romaniacs (Romênia), 111 Megawatt (Polônia), Sea to Sky (Turquia) e Roof of Africa (Lesoto).

DEIXE UMA RESPOSTA