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Nova scooter aventureira receberá mudanças na frente, incluindo novos faróis triplos, e na traseira.

Foi em 2015 que a Honda mostrou pela primeira vez a X-ADV como uma moto conceito durante a EICMA, em Milão (Itália). Na época, a ideia de uma scooter de aventura parecia estranha mas a Honda acreditou no projeto e uma versão de produção surgiu apenas um ano depois, e novas patentes mostram que uma versão de terceira geração está em andamento.

Com base no chassi e no motor da linha NC750 , incluindo a transmissão de dupla embreagem da Honda, a X-ADV evoluiu para seu modelo de segunda geração em 2020 com alguns ajustes sutis de estilo. Também gerou as scooters aventureiras ADV350 , ADV150 e ADV160 (destas, apenas a 150 é vendida por aqui, ao menos, por enquanto) e a ideia foi copiada por outras marcas na gringa, incluindo Peugeot XP400 e Kymco, com a DTX360.

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A nova patente da Honda, publicada recentemente no Japão, mostra claramente um desenho que se parece com a scooter de aventura de dois cilindros X-ADV de 745cc existente, mas com algumas diferenças substanciais em relação à versão atualmente à venda. As mudanças estão focadas na frente e na traseira, com a própria patente relacionada especificamente aos faróis atualizados da moto.

Essas luzes se moveram para baixo de sua posição convencional na parte superior do nariz e agora se aninham na parte inferior da extremidade dianteira, onde se arqueiam sobre a roda da frente. Existem três lâmpadas LED separadas em cada uma das duas unidades de farol e uma faixa de LED separada na parte superior do nariz para atuar como uma luz diurna.

Nessas unidades de lâmpadas principais, cada uma das três lâmpadas serve a seu próprio propósito. O par interno são os faróis médios, enquanto as lâmpadas do meio são destinadas ao farol alto. O par externo é uma nova adição à X-ADV na forma de lâmpadas de curva, cada uma acendendo individualmente dependendo do ângulo de inclinação da moto para iluminar seu caminho em uma curva.

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A outra grande mudança é visível na parte traseira da moto na forma de uma rabeta e escape completamente redesenhados. Tanto a primeira quanto a segunda geração da X-ADV usaram silenciadores montados na lateral, em um ângulo ascendente íngreme no lado direito da moto ao lado da roda traseira, mas esta versão troca para um tubo horizontal sob o assento. Embora a patente se refira ao design do farol da moto, o documento faz referência específica a várias peças da extremidade traseira, mencionando o escapamento, o protetor térmico deste e, mais especificamente, o fato de a carroceria traseira ser cortada para limpá-lo – algo que não é necessário na versão atual com seu cano montado na lateral.

Mover o escapamento sob o assento ajuda a melhorar a distância ao solo e provavelmente está conectado a mudanças no motor, seja em busca de mais potência ou emissões reduzidas – a posição sob o assento permite mais espaço para conversores catalíticos e permite que um silenciador de maior capacidade mantenha o ruído a níveis aceitáveis para a Euro 5, mas isso pode comprometer o espaço do compartimento de bagagem sob o assento. Por outro lado, sso pode favorecer a alocação de malas laterais.

Agora é aguardar para ver o resultado prático e se o modelo final de produção vai acompanhar o que pregam os desenhos de patente.

Moto Adventure, a Revista dos Melhroes Motociclistas.

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