Na Serra Fluminense – Off-Road

Serra Fluminense

Em meio às montanhas do Rio de Janeiro, Cantagalo oferece cenários históricos e trilhas de off-road

Texto: Egon Jenckel
Fotos: Iuri Garcia

Elencar os atrativos do Estado do Rio de Janeiro é tarefa ingrata. Para a maioria, o que primeiro vem à mente são as belas praias, o Cristo Redentor, o Jardim Botânico e o bondinho do Pão de Açúcar. Ou, então, as paisagens de Petrópolis, Teresópolis ou Friburgo. Porém, nem sempre se fala da região centro-norte fluminense, pouco conhecida pela maioria dos turistas. E olhe que, por lá, não faltam lugares bacanas, especialmente se você curte off-road.

CANTAGALO

A cidade de Cantagalo, por exemplo, é simpática e tem uma história que nos remete ao tempo em que a região era habitada pelos índios Goytacazes e Coroados. Até que, por volta de 1761, um aventureiro português, Manoel Henriuqes, começou a desbravar a região em busca de ouro e atravessou o Rio Paraíba do Sul rumo ao Rio Macacu. Em seu rastro vieram outros desbravadores, mas que não encontraram ouro. Porém, viram que a terra era fértil e iniciaram a exploração agrícola de Sertões de Macacu.

Em 1786, a região passou a ser denominada Cantagalo e ganhou imensas plantações de café, milho, feijão e cana-de-açúcar. Na época, a região também era chamada de “Celeiro da Terra Fluminense”. Em 1806, foi elevada a Distrito, com o nome de “Nova Minas de Cantagalo”. Em 1814, passou a ser o município de São Pedro de Cantagalo e, em 1857, tornou-se cidade.

Boas estradas levam até Cantagalo. Há opções a partir do Rio de Janeiro (RJ) via Teresópolis, ou Petrópolis e Friburgo. Para quem é de São Paulo, uma dica é ir pela Rodovia Presidente Dutra e, a partir de Volta Redonda, seguir para a região do Vale do Café, sentido de Vassouras e, depois, Três Rios, Além Paraíba e Cantagalo. Ao chegar à cidade, passeie pelo centro e conheça o Palacete Gavião, de 1860, em estilo neoclássico. Veja, também, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, construída em 1876 e restaurada em 1951 e em 1989. Outros lugares legais são o Coreto, construído em 1924, e o Fórum de Cantagalo, de 1890 e tombado pelo Patrimônio Histórico. Também é interessante visitar alguns logradouros centenários da região, como a Fazenda Sossego, em Euclidelândia, ou a Fazenda Boa Vista, de 1778, construída por suíços.

EUCLIDES DA CUNHA

Aproveite o “tour” para conhecer o Memorial a Euclides da Cunha, exatamente no local onde o escritor nasceu. Depois, siga para o Museu Casa Euclides da Cunha, que reúne todas as obras do autor, além de alguns de seus documentos e pertences.

Euclides da Cunha nasceu em Cantagalo, a 20 de janeiro de 1866, na Fazenda Saudade. Em 1887, a convite do jornal “O Estado de São Paulo”, foi a Canudos acompanhar a famosa rebelião liderada por Antônio Conselheiro e escreveu os apontamentos iniciais de “Os Sertões”, que seria finalizado em 1900 e que se tornaria um clássico da literatura brasileira.

O PALCO DA AVENTURA

A Fazenda Gamela Eco Resort é a grande estrela da região em termos de hospedagem e lazer. Em meio a uma linda mata nativa, a fazenda oferece muito conforto e uma típica comida do interior, feita no fogão à lenha. Para quem curte off-road, há até uma pista própria para isso dentro da propriedade. Sem mencionar as inúmeras trilhas da fazenda e nos arredores.

ATVS E TRILHAS

O pessoal da Quadricenter, de Niterói (RJ), realiza um encontro anual para os amantes dos ATVs na Fazenda Gamela. É necessário fazer reserva antecipadamente, pois o resort fica lotado nos finais de semana em que o evento acontece. O primeiro dia é reservado para se pilotar nas trilhas da região. No segundo, acontece algum rally de regularidade ou gincana off-road. Uma vez que a região é de montanhas, a diversão é garantida – este ano, os pilotos cruzaram áreas em meio a fazendas (com muitos aclives e declives), passaram por trechos erodidos e outros de mata fechada, ou no meio de plantações de eucaliptos e pastagens de gado. A maioria dos pilotos era do Rio de Janeiro, mas paulistas e mineiros também marcaram presença. O companheirismo deu o tom, o que foi ótimo – afinal, manter mais de 50 ATVs em meio a trilhas que alternam trechos rápidos e técnicos não é fácil!

FAMÍLIA

Outro aspecto que agrega ao encontro é seu tom “familiar”. Os pilotos de ATVs comparecem com esposas, filhos e parentes. É bacana ver a alegria das crianças (que ainda não podem ir à trilha) acompanhando os pais e mães se prepararem para a largada. Diversão irrestrita e sem contra-indicações!

QUADRICENTER

Concessionária Can-Am BRP, localizado em Niterói, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1824, a Quadricenter tem serviços de compra e venda de ATVs e produtos Can-Am BRP. Além disso, tem uma extensa agenda de eventos para quem curte trilhas e passeios. Por lá são montadas expedições, como Rio de janeiro (RJ) a Porto Seguro (BA), trilhas em Penedo (RJ) e Visconde de Mauá (RJ), Expedição ao Pantanal (MT) ou ao sul do Brasil. Leonardo Latanzi é quem capitaneia tudo. Acesse www.quadricenter.com.br.

SERVIÇOS

FAZENDA GAMELA ECO RESORT

(21) 2220-3731 / (22) 2555-5516

Estrada Cantagalo – Carmo, Km 20. Cantagalo (RJ)

Este resort possui completa infra-estrutura de lazer, excelente restaurante e diversas atrações ligadas aos esportes de aventura. Oferece cinco opções de hospedagem, todas com muito charme, conforto e requinte. www.gamela.com.br

TRILHAS PELA SERRA FLUMINENSE

Para saber mais sobre o calendário de trilhas

(de motos e quadris), a dica é acessar www.trilheiro.com.br

*Matéria publicada na edição #143 da revista Moto Adventure.

DEIXE UMA RESPOSTA