A prova da MotoGP de domingo, na Inglaterra, foi marcada pela quinta vitória do piloto Yamaha na temporada

Pela quinta vez em 2021, a bandeirada final pertenceu a Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP), com o francês conquistando uma vitória confortável no Grande Prêmio da Inglaterra, uma soma de 25 pontos que aumenta sua vantagem na corrida pelo título para 65 pontos! Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) fez uma corrida fantástica para conquistar o seu primeiro pódio do ano em segundo lugar. Aleix Espargaro entregou à Aprilia Racing Team Gresini o primeiro pódio dos sonhos na MotoGP com a terceira colocação.

Quartararo brilhou em histórico GP da Inglaterra
O pole Pol Espargaro (Repsol Honda Team) teve a largada que esperava quando o número 44 mergulhou na Curva 1 como o líder da corrida, com Quartararo agarrando a P2 à frente de Franceso Bagnaia (Ducati Lenovo Team). Pol Espargaro acertou no primeiro setor, mas muito movimento e drama surgiram atrás, com Bagnaia – que escorregou para P4 – recebendo dois pelo preço de um na curva de Stowe. Houve contacto na mesma curva entre Marc Marquez (Repsol Honda Team) e Jorge Martin (Pramac Racing), quando Aleix Espargaro agarrou P2 em Pecco.

Então, drama. Marc Marquez e Martin caíram depois de mais contacto na Curva 9 e ambos os pilotos ficaram fora da corrida na volta 1 – os pilotos estão bem. Bagnaia e Aleix Espargaro estavam ocupados lutando pelo segundo lugar na primeira volta, antes de a corrida com a Aprilia se manter em Brooklands. Na volta 2, Quartararo derrubou Pecco para P3 na Curva 13 e, na volta seguinte, Quartararo ultrapassou Aleix Esapargaro na Curva 14. Agora, Pol Espargaro – o líder da corrida – estava sendo caçado e na ferozmente rápida Curva 12, na quinta volta, Quartararo conquistou a liderança.

Imediatamente, a estrela da Yamaha enrolou o cabo. Meia volta se passou e a liderança se estendeu para 0,6s, com Quartararo a virar 2:00,098 para puxar uma vantagem de 1,3s no início da volta 7. Aleix Espargaro voltou para P2 e caiu brevemente para P4, com Pecco cometendo um erro em Stowe para perder para dois pilotos da Team Suzuki Ecstar. Rins estava atacando e eliminou Pol Espargaro para levar o P3, com o Campeão do Mundo em título Joan Mir no P5.

No meio da prova, Quartararo ficou três segundos à frente de Aleix Espargaro. Este último teve Rins e Pol Espargaro como companhia, com Mir a um segundo do quarto posto da Repsol Honda na P5. A nove voltas do fim, houve uma mudança para o P2. Aleix Espargaro correu ao lado em Stowe para permitir a Rins uma passagem fácil para o segundo lugar, mas mais adiante, o segundo no Campeonato Bagnaia estava lutando. Alex Marquez (LCR Honda Castrol) levou a melhor sobre o italiano a oito voltas do final, com Pecco agora em 8º.

O homem a ser observado nas últimas sete voltas foi Jack Miller (Ducati Lenovo Team). O australiano foi meio segundo mais rápido que Rins e os Espargaros à sua frente, e Miller aproveitou um erro de Pol Espargaro em Stowe para agarrar P4 a seis voltas do fim.

Faltavam três voltas: Quartararo alcançando os 25 pontos com Rins na frente de Aleix Espargaro e Miller. Pol Espargaro estava a 1,9s da luta pelo pódio, com o irmão mais velho Aleix ainda segurando o primeiro pódio dos sonhos com a Aprilia.

Hora da última volta. Quartararo estava a 3,4s de distância, com Rins, Aleix Espargaro e Miller a menos de um segundo. Miller então mergulhou por dentro na Curva 13, mas ele estava um pouco longe. Miller tinha a linha interior para a Curva 14, mas a entrada apertada permitiu a Aleix Espargaro fazer o corte na reta de Wellington. Ficando na defensiva, Aleix Espargaro foi capaz de se defender do ataque tardio de Miller e depois que Quartararo e Rins pegaram a bandeira quadriculada, Aleix Espargaro conquistou o terceiro lugar do primeiro pódio da Aprilia.

Quartararo dominou sua quinta vitória em 2021, um grande dia para o francês e suas aspirações ao título. Rins fez uma corrida maravilhosa para ganhar P2 de P10 no grid – seu primeiro pódio do ano, com Miller apenas perdendo o retorno ao pódio por 0,149s. O australiano foi, de longe, a Ducati mais rápida na tarde de domingo em Silverstone.

Top 10:
1. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP)
2. Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) + 2.663
3. Aleix Espargaro (Aprilia Racing Team Gresini) + 4.105
4. Jack Miller (Ducati Lenovo Team) + 4.254
5. Pol Espargaro (Repsol Honda Team) + 8.462
6. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) + 12.189
7. Iker Lecuona (Tech3 KTM Factory Racing) + 13.560
8. Alex Marquez (LCR Honda Castrol) + 14.044
9. Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) + 16.226
10. Danilo Petrucci (Tech3 KTM Factory Racing) + 16.287

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together!