vídeo-queda-cbr-600rr-3

Em um vídeo que viralizou na internet, queda levanta o questionamento. E pra você, quem errou?

Em uma ensolarada manhã de sábado, você pega sua CBR 600RR, avisa seu amigo que passará na casa dele para fazerem um rolê por aquela estradinha sinuosa na montanha, deliciosa. Ambos se equipam com macacões, botas, luvas, capacete top, tudo como reza o figurino. E lá se vão.

O local é famoso por reunir a rapaziada das duas rodas e por isso, fotógrafos e cinegrafistas costumam aparecer por lá nos finais de semana para registrar as peripécias da galera e, consequentemente, faturam uma grana vendendo fotos e vídeos para os audazes.

Quando chega ao local, percebe a presença da galera da mídia. Você faz a primeira curva e se empolga. Quem está de fora, percebe que o garupa está posicionado muito para trás, mas você parece não se atentar quanto a isso e vai até um ponto seguro, retorna e repete a manobra, agora, em sentido contrário. Novamente, tudo dá certo e você, então, decide fazer mais uma vez a curva.

Você vem até que devagar, ataca a curva, mas eis que a motocicleta não o obedece e começa a sair pela tangente; escapa do asfalto, entra na terra… Em uma irregularidade, salta, projetando ambos para fora, enquanto a moto esparrama-se pelo chão.

Você rapidamente se recompõe e assusta-se quando vê que seu garupa parece estar inconsciente. Rapidamente, pessoas que estavam ali assistindo à cena se mobilizam e vão em sua direção, enquanto você tira suas luvas para soltar o capacete e tentar ajudá-lo, mas ele então, se mexe, demonstrando que estava se recuperando – do tombo e do susto.

Mas afinal, o que houve? Por que eles caíram? Será que o posicionamento do garupa, sentado praticamente sobre a rabeta da motocicleta, causou a perda do controle, ou o piloto que se desconcentrou e acabou perdendo a tangência da curva?

E aí, na sua opinião, o que houve?

2 COMENTÁRIOS

    • Ali foi o garupa, amigo, pois ele, certamente por medo, não acompanhou o movimento do corpo do piloto na trajetória da curva. Quando o piloto vai atacar uma curva, ele deve fazê-lo ajudando a motocicleta com o movimento de seu corpo e, tendo um garupa, o mesmo deve ocorrer por este.
      Obrigado por assistir ao vídeo e deixar teu comentário!

Comments are closed.