Tradicional prova no certame, o Rally Cuesta bateu novo recorde de inscritos entre os UTVs e mostra que a categoria que mais cresce no Brasil ainda tem muito para mostrar

TEXTO: DONI CASTILHO

FOTOS: ALE MOREIRA/DFOTOS, DONI CASTILHO/DFOTOS, GUSTAVO EPIFÂNIO/DFOTOS E LUCIANO SANTOS/DFOTOS

Entre os dias 03 e 05 de maio, a cidade de Botucatu, no interior paulista, foi tomada por apaixonados por adrenalina. A região foi palco do 13º Rally Cuesta, que reuniu no grid: motos (54), quadriciclos (4) e UTVs (57, confirmando o novo recorde de inscritos desde a estreia da categoria nos campeonatos brasileiros, em 2012). O maior número anteriormente marcado havia sido justamente no Rally Cuesta, em 2015, que contou com 53 inscritos.

A base das equipes foi no tradicional Ginásio Mario Covas, enquanto os briefings, almoço e premiação aconteceram no belo Primar Plaza Hotel, uma referência em Botucatu. Em dois dias de disputa (sábado e domingo), foram percorridos aproximadamente 350 km entre especiais cronometradas, inclusive contando com um prólogo de 10 km de extensão, disputado nos arredores da cidade. A prova foi disputada em áreas já conhecidas pelos pilotos mais experientes, mas em um novo trajeto, com diversas curvas, saltos e muita poeira.

No primeiro dia, foram 10 km de prólogo e mais 172 km de especial com os deslocamentos. O grande vencedor entre as motos foi o paulista Ramon Sacilotti, que esteve afastado das competições no ano passado, mas que, pelo jeito, voltou com muita vontade de vencer! Competindo pela categoria Super Production, o piloto acelerou forte e fechou o dia com o tempo de 1h56min39s, seguido de perto por Bruno Ayrton Leles, com 1h59min02s. “Me sinto em casa aqui em Botucatu, só não estive em uma das edições em 13 anos. Hoje o meu plano não era acelerar tudo, mas a adrenalina fala mais alto depois da largada e fui impondo um ritmo cada vez mais forte. Assim, garanti mais uma vitória”, destacou o piloto.

Na categoria UTV, o paulista André Hort, no comando do Can-Am Maverick X3, foi o melhor em meio ao grid recheado de competidores experientes, e marcou 1h53min09s. “É uma prova que gosto muito, com trechos variados e técnicos. Enfrentamos vários trechos de alta velocidade, com cascalho e maior parte em areia”, relatou.

Já Richard Amaral marcou o melhor tempo entre os quadriciclos, com 2h15min18s.

SEGUNDO DIA

Os competidores percorreram a mesma especial de 172 km do dia anterior, e não contaram os 10 km do prólogo do sábado. E foi justamente essa segunda etapa que definiu os campeões do rally, já que os vencedores do dia anterior, apesar dos esforços, não tiveram um bom domingo em Botucatu.

Após o segundo lugar conquistado na primeira etapa, Bruno Leles andou forte e foi o grande vencedor da segunda etapa do Rally Cuesta entre as motos, fechando a competição como campeão. “A prova estava muito boa, com grande dificuldade técnica e ampla variedade de terrenos. Hoje consegui andar melhor e isso resultou no melhor tempo. A disputa estava muito legal entre os pilotos, especialmente nesta prova que mistura vários tipos de pisos, com trechos travados. Sempre irá ganhar aquele que estiver mais completo”, comemorou.

Gustavo Gugelmin (Can-Am Marevick X3), que deixou o lugar de navegador e assumiu o posto de piloto de UTV, foi o campeão na categoria, e comemorou muito o resultado. Ele marcou o tempo de 3h40min07s. “Andei o Rally Minas como piloto e, agora, também no Cuesta. Estou muito feliz e surpreso, aprendi bastante. A organização da Arena Eventos está de parabéns, foi uma prova dura, técnica, muito rápida, segura e bem sinalizada. Na companhia de Reinaldo Varela, temos andado muito e, como sempre, estou do lado dele, fui vendo como se faz, aprendi com o mestre. Isso é bom, pois ele confia ainda mais em mim agora”, festejou Gustavo.

Mauricio Lima (#40), inscrito entre os quadriciclos, conquistou o seu primeiro título no Rally Cuesta e no Campeonato Brasileiro, com o tempo total de 5h07min23s. “Foi uma prova sensacional, uma surpresa vencer hoje e garantir o título do evento. As provas do Arena são muito bem organizadas e muito prazerosas de andar”, disse o piloto paulistano.

O 13º Rally Cuesta é uma realização da Prefeitura Municipal de Botucatu e organizada pela Arena Promoções e Eventos. Tem patrocínio da Can-Am e apoio do C6 Bank e Primar Plaza Hotel.

CLASSIFICAÇÃO FINAL (PRÓLOGO / ESPECIAIS 1 E 2):

MOTOS

1) 10 – Bruno Ayrton Leles, YZ 450FX, (1) PDA, 3h51min43s

2) 7 – Rafael Espindola, KLX 450R, (1) SPD, 3h53min54s

3) 8 – Ramon Oliveira Sacilotti, YZ 450 FX, (2) SPD, 3h55min10s

4) 32 – Luciano de Menezes, KTM, (1) REG, 03h56min08s

5) 23 – Cesar Peduti Filho, Husqvarna TE 300, (1) MAR, 4h16min16s

UTVs

1) 154 – Gustavo Gugelmin, Maverick X3, (1) UTVS, 3h40min07s

2) 105 – Mauricio Pena Rocha, Can-Am X3 XRS, (1) UTPE, 3h40min20s

3) 102 – Bruno Varela, X3 The Best, (2) UTPE, 3h40min40s

4) 116 – Denisio do Nascimento, Maverick X3 2019, (3) UTPE, 3h405min29s

5) 123- Wilker Campos, Maverick X3, (2) UTVS, 03h40min58s

QUADRICICLOS

1) 40 – Mauricio Lima, YFZ 450R, 5h07min23s

2) 39 – Richard Amaral, Yamaha Raptor 700, 7h45min18s

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