Ajustar a pressão da pré-carga da mola e a velocidade de retorno deixarão sua moto mais confortável e segura

As motocicletas surgiram a partir de bicicletas que receberam motores e isso perdurou durante um tempo no início de seu desenvolvimento. Mas como a adição do motor passou a deixar aquelas bicicletas cada vez mais rápidas, percebeu-se que a rigidez de seu quadro (chassi) as tornavam instáveis e desconfortáveis, pois bastava um buraco para terem sua estabilidade afetada.

A primeira solução foi instalar molas nos selins para minimizar as pancadas na bunda e depois, passou-se a usar molas e sistemas flexíveis a base de tiras de couro ou borracha para diminuir a influência do solo sobre a moto e assim, melhorar o seu comportamento.

Ralph Hepburn e um modelo de competição da Harley-Davidson dos anos 20. Eram bicicletas motorizadas

Hoje, mesmo as motos mais simples, possuem suspensões eficientes que lhes conferem estabilidade e segurança para as suas propostas de uso, permitindo que seu comportamento ciclístico seja o mesmo apenas com o piloto ou com ele mais o garupa e carga.

Para que isso possa acontecer, os amortecedores traseiros contam com um recurso chamado “regulagem de pré-carga da mola”, que permite aumentar ou diminuir o seu curso, diminuindo ou aumentando a sua rigidez.

E o que isso tem a ver?

Tudo! As motos são projetadas em seu sistema de suspensão, para trabalharem com um ser humano de 70 kg. Acima disso, a influência sobre as suspensões começa a afetar a sua estabilidade e conforto e requer regulagem.

Será que ele precisou regular a pré-carga da sua suspensão traseira?

Você já sentiu sua moto “sambando” em uma curva, quando você a está conduzindo com garupa e/ou carga? E quando está só isso não acontece?

Pois isso acontece porque a pré-carga aplicada a mola não a deixou suficientemente resistente, o que fará com que se movimente além da conta, deixando a traseira da moto instável.

Nos amortecedores da linha Sportster 2018 a regulagem é bastante fácil e intuitiva

Geralmente, o Manual do Proprietário de sua moto indica a posição em que o regulador deve estar para determinada carga que a moto irá transportar, mas caso você não tenha o seu em mãos, experimente fazer testes: pare, altere a posição do “castelinho”, rode e veja como ela se comportou.

Observe que quanto mais curto você deixar o curso da mola, mais resistente ela ficará, deixando a suspensão mais rígida (ou lenta, como preferem alguns). E quanto mais rígida, mais resistente ela se comportará, contribuindo para deixar a sua pilotagem com carga mais estável. Mas tudo é empírico sem o Manual e você precisará fazer testes.

O “castelinho” na parte inferior do amortecedor, é a parte ondulada responsável por comprimir ou distender a mola

Muita gente que está planejando uma viagem, não leva este quesito em consideração: prepara roteiro, reserva hoteis, mala, dinheiro, seguro, rastreador via satélite, mas não se preocupa com algo vital para sua segurança e conforto, que irá acompanhá-lo por todo o trajeto. Portanto, tenha isso em mente e regule suas suspensões com antecedência, baseado no peso extra que irá carregar, para não descobrir logo nos primeiros quilômetros, como sua moto está ruim de pilotar.

Se este assunto fez sentido a você, deixe um comentário, que a gente vai desenvolvê-lo mais profundamente em uma reportagem especial em nossa edição impressa.

Os monoamortecedores exigem uma chave especial para o serviço

Let’s together!