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Dentro das atividades do Outubro Rosa, evento em São Paulo reúne centenas de motociclistas para fortalecer a conscientização contra o câncer de mama.

Texto: André Ramos

Fotos: Chris Castanho

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

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O objetivo é alertar e conscientizar princiaplmente as mulheres a respeito da doença, que entre elas, é a que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

E para dar uma força à esta campanha que o bar Johnnie Wash se uniu ao Instituto Quimioterapia e Beleza (IQeB) para realizar este ano a quinta edição do “AC/DC – antes do Câncer / Depois do Câncer”, que visa trazer à tona experiências e informações, valorizando a luta de todas e priorizando a saúde feminina.

Este ano o evento aconteceu no dia 23 de outubro e reuniu centenas de apoiadores à causa, que se uniram na sede do bar, na Vila Olímpia, em São Paulo. Após um café da manhã, houve palestras com Flávia Flores, Fundadora do IQeB, e Deborah Duarte, Presidente do IQeB e também com mulheres especialistas na área e pacientes contando suas jornadas com o câncer.

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Em seguida ocorreu o passeio com as motociclistas e suas garupas, guiado pela Polícia Militar do estado de SP do 12º Batalhão Metropolitano. O percurso passou pelos principais pontos da cidade de São Paulo e foi finalizado no Johnnie Wash, onde outras atrações aconteceram durante o restante do dia.

“Este é o quinto ano do evento e este ano foram cerca de 400 motocicletas participantes. Importantes influenciadoras e embaixadoras como @asaceleradas @ks1951 @manasqueti @elaspilotam uniram-se a esse mutirão que tem como objetivo chamar a atenção para o tratamento precoce, a conscientização e à prevenção do câncer de mama”, explica Ricardo Medrano, proprietário do Johnnie Wash. Reunir pessoas que superaram a doença, mostrando que é possível retomar as atividades é essencial para incentivar quem recebeu o diagnóstico. Então, o evento também é um alento e um conforto para quem está em fase de tratamento”, acrescenta.

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“O convite para participarmos desse evento chamou a atenção por ser idealizado por um empresário – homem e vir de um segmento muito masculino, o motociclismo. Mobilizar um grupo de mulheres motociclistas para esse movimento de conscientização e prevenção da segunda doença que mais mata mulheres no Brasil, foi maravilhoso! Além das informações que apresentamos, as pilotas tiveram contato com histórias de vidas das pacientes e puderam oferecer um momento de lazer para amenizar a dura jornada com o tratamento oncológico. A experiência foi incrível e saímos todos, leves, contagiados pela super energia positiva”, celebrou Deborah Duarte, diretora-presidente do Instituto Quimioterapia e Beleza.

(*) Reportagem publicada na edição 264 (novembro/22 da Revista Moto Adventure)