Motocicleta que não leva nenhuma peça da Classic 500 chega em quatro versões e preços a partir de R$ 18.490.
A centenária marca indiana Royal Enfield acaba de apresentar sua mais nova aposta para o mercado de motos clássicas brasileiro. Trata-se da Classic 350, motocicleta que foi apresentada no último domingo (10/9) em um evento voltado à imprensa especializada na cidade capixaba de Domingos Martins.
A moto, que não carrega “um parafuso sequer da Classic 500”, nas palavras do CEO da empresa, Claudio Giusti, será montada em Manaus (AM) e chega ao nosso país apresentando o que de mais moderno a companhia desenvolveu nos últimos anos.
A moto foi desenvolvida parte na Índia e parte no novo centro de Pesquisa e Desenvolvimento da marca, localizado em Leicestershire, na Inglaterra. Sai o quadro de berço simples da Classic 500 e entra um de berço duplo, para oferecer mais resistência à torções. O motor já está homologado para as normas Euro5 e BS6 (indiana) e é um monocilíndrico de 349 cc arrefecido a líquido, comando de válvulas único no cabeçote e alimentado por injeção eletrônica que desenvolve 20,2 cv a 6.100 rpm e torque de 2,85 kgf.m a 4.500 rpm. Além de sua simplicidade mecânica, ele apresenta sistema de contrabalanceiro no virabrequuim que contribui para reduzir susbstancialmente as vibrações, ainda mais quando pensamos em um motor onde o curso do pistão é longo, visando privilegiar o torque. O câmbio é de 5 velocidades.
Voltando a falar sobre ciclística, esta apresenta suspensão dianteira telescópica com garfos robustos de 41 mm de diâmetro na dianteira e sistema de duplo amortecedor na traseira (cursos não informados). O sistema de freios foi desenvolvido pela Bybre, marca que pertence à Brembo e traz discos nas duas rodas, sendo o dianteiro de 300 mm e o traseiro, de 270 mm; na frente a pinça tem dois pistões e pinça de fixação axial e atrás, a pinça tem um pistão, com ambos trabalhando com ABS.
As rodas são de ferro, à exceção da versão Dark, que recebe rodas de liga leve calçadas com pneus da marca CEAT, nas medidas 100/90-19 na frente e 120/80-18 atrás. No caso das rodas raiadas, os pneus usam câmara de ar.
A moto será vendida aqui no Brasil em quatro versões: Halcyon (R$ 18.490), Signals (R$ 19.490), Dark (R$ 20.490) e Chrome (R$ 20.490), todas dividindo o conjunto mecânico e ciclístico e onde as diferenças ficam por detalhes estéticos e estes preços não incluem o frete.
Em nossa edição de outubro (263), traremos uma matéria completa sobre a nova motocicleta, apresentando também nossas impressões, além de uma entrevista com Claudio Giusti, a qual entrará em circulação a partir do dia 16 de outubro.
Até lá.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
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