O fabricante expôs seu portfólio de produtos durante a feira

POR REDAÇÃO

FOTOS: LAERTES TORRENS FILHO

Especialista em tecnologias contra emissões tóxicas, a Umicore fez sua primeira participação no Salão Nacional e Internacional das Motopeças, que abriu os portões do Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 15 e 18 de agosto. No evento, o fabricante de catalisadores mostrou seu portfólio completo de componentes voltados ao setor de duas rodas.

O catalisador para motocicletas foi o principal produto apresentado pela empresa durante a feira. “Essencial para a diminuição dos gases poluentes, o componente tem por função converter cerca de 85% das substâncias tóxicas em gases inofensivos à saúde, como água, gás carbônico (CO2) e nitrogênio (N2). E é justamente para difundir esse e outros benefícios que a presença da Umicore no Salão Nacional e Internacional das Motopeças foi tão importante”, afirma Cláudio Furlan, gerente Comercial da Umicore.

Lei é lei!

Além de ser de extrema importância para o meio ambiente e saúde da população, o catalisador tem sua remoção proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro, sendo a ação, inclusive, passível de multa. “Por esse motivo, quando o motociclista for realizar a troca do escapamento, seja por razões estéticas ou de manutenção do veículo, é importante confirmar se a peça nova contém um catalisador. Sem o componente, o nível de emissões seria oito vezes maior no caso das motos”, alerta Furlan.

Manutenção em dia

A falta de revisões periódicas na motocicleta pode comprometer a durabilidade do catalisador. Além disso, o uso de combustível de má qualidade e de aditivos e fluídos de origem duvidosa pode prejudicar o componente e, em alguns casos, até comprometer sua ação e vida útil. Por isso, é necessário realizar manutenção preventiva, conforme descrito no manual do fabricante. Também é importante ressaltar que o catalisador não compromete o desempenho da moto. “Esse é um dos mitos que envolvem o componente. Os catalisadores são desenvolvidos para gerar pequena contrapressão, o que não interfere na potência ou mesmo no torque do veículo”, explica o executivo.