Modelo é o destaque da linha 2018 apresentada no Salão Duas Rodas
Texto: Redação
Fotos: Divulgação
Scout Bobber
A Indian Motorcycle esteve presente pela segunda vez no Salão Duas Rodas, em São Paulo. A participação no evento, considerado o principal do setor na América Latina, reforça o compromisso da marca com o mercado brasileiro e demonstra sua confiança na evolução do segmento de motocicletas premium no país. E com a linha de modelos 2018 recheada de novidades, o principal destaque é o recém-lançamento global da marca, a Scout Bobber.
O mais novo membro da família Scout homenageia as incríveis motocicletas americanas do pós-guerra. A busca por mais desempenho sempre movimentou os apaixonados por motocicletas em todo o mundo. Na década de 40 iniciou-se entre os norte-americanos a tendência de remover elementos supérfluos e reduzir o tamanho até de equipamentos essenciais como para-lamas em prol da redução de peso da moto e, consequentemente, melhora no seu desempenho. Estava dado início ao estilo Bobber que rapidamente se espalhou em todo o mundo. É essa história que a Indian revive com o lançamento da Scout Bobber.
A Scout Bobber tem uma performance ímpar para a categoria, comparado a de uma naked esportiva. Extremamente ágil, excelente frenagem, é estável, muito leve e o motor surpreende muito pela esportividade. Tem força em baixa e uma elasticidade em alta que supera expectativas. Com seus manetes e pedaleiras recuados em 38mm, a Indian Scout Bobber entrega uma posição de pilotagem mais ereta e confortável. Para um design mais impactante, a Indian adicionou novos pneus de uso misto e rodas pretas. O perfil baixo e largo do modelo e uma suspensão traseira 25mm mais baixa garantem mais dinamismo na pilotagem.
Outras características incluem uma caixa de farol preta, tampa do motor pequena e protetores térmicos de escape ventilados. Ela vem também com o velocímetro preto (em vez do usual vermelho e creme) e escape preto. Os para-choques dianteiro e Traseiro são recortados e um novo assento Bobber em couro legítimo realçam seu estilo minimalista. Por fim, o novo logo no tanque não deixa dúvidas que se trata de uma Indian. Sempre um passo à frente, a equipe de design da Indian Motorcycle conseguiu desenvolver uma Scout com o estilo Bobber em linha de produção, que pode ser vendida diretamente das concessionárias.
Motor
O motor que equipa a Scout Bobber não só tem uma vocação para alta performance, como também é uma obra de arte pelo seu design e acabamento. Com dois cilindros em V e 1133cc, é capaz de produzir 94 cv de potência e 97,7 Nm de torque. Ele é arrefecido à água e alimentado por injeção eletrônica. Isso significa que, diferente da maioria dos motores da mesma concepção, ele não acaba rápido. Quanto mais se acelera, mais potência ele despeja. Isso também é de responsabilidade de um duplo comando de válvula no cabeçote. O torque já aparece desde baixa com suavidade e aos 5.900 rpm oferece sua força máxima com 9,8 kgfm. O propulsor é arrefecido à água, o que faz com que ele trabalhe em menores temperaturas e consequentemente extraia maior performance do conjunto.
O câmbio de 6 marchas com engates rápidos e precisos conta com uma embreagem de acionamento leve, tornando a pilotagem ainda mais prazerosa. As acelerações prevalecem tanto que as primeiras marchas são mais curtas. Chegando à sexta marcha, por exemplo, ela fica mais longa em altas, fazendo com que a moto chegue facilmente aos 200 km/h em pistas de testes. Em termos estéticos, este motor difere do modelo que atualmente equipa a Scout, utilizando tampas laterais com acabamento preto fosco e com detalhes minimalistas nas tampas de bobina e ignição também na cor preta.
Chassis
A nova Indian Scout Bobber conta com o já conhecido chassi feito em alumínio forjado que oferece rigidez, estabilidade e contribui para o baixo peso da motocicleta. Por ser mais leve, deixa as mudanças de trajetória mais rápidas e mantém sua melhor estabilidade em altas. A moto é firme e não balança mesmo em velocidade máxima. A grande diferença do modelo Scout Bobber está na parte posterior, que expõe mais a roda traseira e conta um para-lama menor, deixando a moto com um design característico do estilo “Bobber”. A pintura em preto fosco foi escolhida propositalmente para conferir um visual mais agressivo.
Suspensão e freios
A suspensão dianteira tem os garfos telescópicos de 41 mm e já está na segunda geração da família Scout, que tem um trabalho mais progressivo do sistema hidráulico, absorvendo melhor os impactos e deixando a frente mais estável. Na traseira, a balança é forjada e tem os duplos amortecedores fixados com 76 mm de curso, oferecendo regulagem de pré-carga de mola, mudando seu funcionamento de acordo com peso e tocada do piloto. Os freios da Scout Bobber são características marcantes. São fortes e bem dimensionados, e como a moto tem baixo peso, oferece frenagens dignas de modelos esportivos. O disco de 298 mm de diâmetro é mordido por pinça flutuante de dois pistões na dianteira e de um pistão na traseira. O aprimoramento fica por conta das mangueiras revestidas por malhas de aço que não dilatam em caso de aquecimento.
Conforto e acabamento
Com uma posição de condução diferenciada, vale ressaltar o desenho e acabamento do assento em couro legítimo. Na traseira além do novo desenho de para-lamas, conta também com novos indicadores de direção que agora têm também luz de presença e luz de freio embutidos tornando um 3 em 1 de LED. A Indian Scout Bobber é oferecida na configuração para uma pessoa. As pedaleiras e o assento do passageiro são vendidos separadamente como acessórios. É uma moto quem vem somar ao sucesso do modelo Scout, que além do estilo custom, cativa amantes de outros estilos de pilotagem. Sua agilidade e desempenho únicos impressionam até quem está acostumado com esportividade.
A Scout Bobber está disponível nas cores com acabamento fosco preto, prata e bronze (Black Smoke, Silver Smoke e Bronze Smoke), além do vermelho Indian Motorcycle Red. Os preços sugeridos na Scout Bobber são de R$ 49.990 na cor preto fosco (Black Smoke) e R$ 51.990 nas demais cores, prata fosco (Silver Smoke), bronze fosco (Bronze Smoke) e vermelho (Indian Motorcycle Red).
VEJA TAMBÉM: Indian: Venha conhecer o lado dark da lenda.