Com o lançamento dos modelos Speed 400 e Scrambler 400X, pensar em um modelo aventureiro baseado nesta plataforma passou a ser uma possibilidade.
Até alguns anos atrás, imaginar uma Triumph monocilíndrica de 400 cc parecia um sonho mas com a a chegada das novas Speed 400 e Scrambler 400 X, isso passou a ser não apenas uma sonho, mas sim, uma possibilidade concreta.
E a partir deste princípio, acaba de surgir uma renderização na internet desenvolvida pela rapaziada do @iamabikerdotcom de uma possível Triumph Tiger 400.
A moto renderizada parece um sonho – uma off-road musculosa, forte e capaz, tudo a um preço mais acessível que o de suas irmãs maiores. Ela possui todos os elementos que compõem uma motocicleta de aventura Triumph e, claro, parece uma versão menor da Triumph Tiger 850 Sport com o pára-choque em forma de bico, para-brisas alto, carenagem pequena e tanque de combustível musculoso.
Uma moto de aventura requer bons fundamentos, e a Scrambler 400 X já parece ser bastante capaz para trilhas leves. Portanto, usar o mesmo hardware, com um pouco mais de molho off-road, não deve ser um grande problema para o Tiger 400. A renderização mostra rodas de liga leve, que podem passar pela série GT da Triumph no mix ADV. Mas, acrescente a essa mistura a ideia de uma Tiger 400 Rally com rodas raiadas, suspensão totalmente ajustável e maior distância ao solo. Isso daria a você uma moto de aventura hardcore, que teria maior poder de encarar desafios mais casca grossas.
Vamos falar sobre o motor agora, certo? Este seria o mesmo motor da Speed 400 e da Scrambler 400 X, que já possui um ótimo torque em baixas rotações e uma saudável faixa intermediária. Este atacaria diretamente a Royal Enfield Himalayan 450 (que está sendo desenvolvida) e a KTM 390 Adventure, e seria uma oferta fantástica em um segmento que está em franco desenvolvimento no Brasil (vide a chegada da Bajaj Dominar 400 e da Royal Enfield Himalayan 411). No entanto, o motor também é a razão pela qual o sonho de uma Triumph Tiger 400 é improvável, uma vez que esta plataforma foi pensada para a família de motos clássicas da marca britânica.
Uma moto de aventura baseada nesta plataforma seria incrível, mas é por isso que sonhamos, na esperança de que um dia isso se torne realidade e quem sabe, ano que vem vejamos por aqui ao menos os modelos citadas já lançados, além da Thruxton 400, que provavelmente também estará em andamento.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas
Let’s go together!
Fonte da notícia: Zig Wheels