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Tecnologia que já está presente em carros de luxo e em outros dispositivos vai ampliar a comodidade e a segurança.

Usar o rosto, o polegar ou o dedo para desbloquear um dispositivo tornou-se bastante comum na última década. Com os sistemas de reconhecimento facial cada vez mais “conscientes”, eles também estão se tornando mais seguros.

Dito isso, você se sentiria confortável e confiante ao deixar sua moto trancada e estacionada, sabendo que a mesma tecnologia é a única coisa que impede que ela possa ser destravada, iniciada e colocada em movimento?

É uma pergunta que os motociclistas podem querer se fazer em breve, já que a BMW está lançando a nova tecnologia em algumas de suas motos ainda este ano. O sistema é chamado iFace e usa alguns sistemas diferentes para destravar e ligar a motocicleta. 

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O BMW iFace foi desenvolvido em cooperação com o professor Dr. Gerhard Lesjöh, chefe do principal instituto mundial de oftalmologia da Universidade de Munique. O sistema oferece, por um lado, reconhecimento facial do rosto do motociclista e, por outro lado, também uma comparação íris-córnea dos olhos para identificação definitiva.

O primeiro é um sistema que usa projeção de listras para construir um mapa 3D das características faciais do motociclista e é usado quando nenhum capacete está sendo usado. Este sistema constrói um modelo virtual do rosto do usuário em três dimensões, levando em consideração a profundidade e o contorno. 

O segundo método é para destravar a moto quando o motociclista estiver usando capacete e usa varredura infravermelha de íris e córnea. Para contornar viseiras coloridas, óculos de sol e lentes de contato, o sistema está equipado com um filtro de polarização, permitindo cortar vidros e plásticos de cor escura para “ver” os olhos do piloto. Além disso, como ambos os sistemas mencionados, com e sem capacete, utilizam infravermelho, o sistema de reconhecimento facial funcionará em qualquer condição de luz, mesmo na escuridão total.

O sistema BMW também pode ser configurado para incluir notificações a serem enviadas ao motociclista para avisá-lo caso algum larápio esteja tentando dar a partida em sua moto e vai além: as imagens do rosto do bandido serão enviadas ao banco de dados central da BMW, que encaminhará as imagens à polícia.

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O BMW iFace foi desenvolvido e testado por um período de mais de três anos. “Nossos agradecimentos especiais vão não apenas para o Departamento Estadual de Investigação Criminal da Baviera, mas especialmente para Giovanni Häberle, hoje, um respeitado proprietário de uma empresa de consultoria para proteção contra roubo e furto na área de Stuttgart-Stammheim; sua ajuda foi inestimável para nós no desenvolvimento deste sistema, graças às suas décadas de experiência como ladrão profissional de veículos”, exaltou o Dr. Burkhard Hund, chefe de proteção contra roubo da BMW Motorrad.

Com isso, a BMW sai na frente no uso desta tecnologia e dá um amplo e eficaz passo rumo à ampliação da segurança do patrimônio do motociclista.

Diz-se que o sistema será revelado ao público em uma feira de motocicletas no outono de 2023 (hemisfério norte, o que quer dizer Colônia — mais provavelmente — ou Milão) e será lançado nas motos com motor boxer da BMW (leia-se família “R”).

Agora, é aguardar para saber quando teremos por aqui esta novidade, que certamente, iria inibir a ação de bandidos.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

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