Solorza recebe punição após incidente na última etapa do SuperBike Brasil

Após reunião entre o júri, direção e comissão de pilotos, é definida a penalização ao piloto Marco Solorza

Texto: Redação
Fotos:Divulgação/VGCOM/SBK BRASIL

A ação do piloto Marco Solorza (#55) na última etapa, realizada em Interlagos-SP, no dia 12 de junho, gerou um procedimento interno administrativo que envolveu os poderes sociais como: júri, direção e comissão de pilotos. E, durante esta análise, a decisão tomada foi de punir o piloto com a obrigatoriedade de largar na última posição na próxima etapa do SuperBike Brasil da qual participar. Além disso, o piloto também estará vetado a pontuar ou conquistar qualquer posição superior a 6ª colocação. Ou seja, mesmo que Solorza chegue em 4º, por exemplo, ele automaticamente sofrerá uma desclassificação e cairá para o 6° lugar.

Na última etapa do SuperBike Brasil, realizada em Interlagos dia 12 de junho, os pilotos Marco Solorza (#55) e Diego Faustino (#68) se envolveram em um incidente na última volta da prova que resultou no abandono de ambos.

Logo após o término da prova, o Diretor em atividade registrou nos livros o acontecimento e abriu um procedimento investigatório esportivo, solicitando ao júri de prova sua participação.

Muitos casos foram usados como parâmetro para a aplicação desta punição. O comitê entendeu que a exclusão do piloto das competições não condizia com a jurisprudência observada. Com isso, a corrente que demandava tal ação foi superada por um grupo mais conservador que optou pela punição aclamada.

Ressaltou-se que a recorrência certamente poderia, ai sim, gerar outra interpretação.

O caso mais semelhante comentado na reunião foi o “Valentino Vs. Marques”. No entanto, no âmbito nacional, o grupo entendeu que a chance de um piloto largar em último e ainda assim conquistar um pódio existe, e que ele não poderia ter este benefício.

Registrou-se também, que Solorza terá acesso a todos os treinos livres e classificatórios, mas não poderá participar da sessões da SuperPole 1 e 2, mesmo obtendo o tempo para participar destas sessões. Estas ações serão aplicadas apenas na próxima etapa da qual o piloto participar.

Confira a corrida na íntegra da terceira etapa do SuperBike Brasil, realiza em Interlagos (SP). O incidente envolvendo Solorza e Faustino ocorre a partir do tempo 33:40s do vídeo.

SuperBike Brasil – Próxima etapa:

4° SuperBike Brasil: 17 de Julho

Autódromo de Interlagos (SP)

DEIXE UMA RESPOSTA