Entrevistamos o pessoal que atua na parte técnica da Laquila, umas das maiores distribuidoras de peças e acessórios para motociclistas da América Latina. Confira tudo que os profissionais falaram sobre travas, cadeados e afins

POR GUILHERME DERRICO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Diante da falta de segurança nas ruas das principais capitais brasileiras, produtos como os cadeados, correntes, travas de disco, entre outros, podem fazer uma grande diferença na rotina do motociclista. Moto Adventure sempre preza pela segurança de quem pilota motos e, pensando nisso, entrevistamos Marcelo Tavares de Mello, vendedor técnico da Laquila, empresa que oferece os produtos da marca ABUS, para falar um pouco mais sobre esses acessórios.

Confira o bate-papo:

Moto Adventure – Quais os diferenciais dos cadeados da ABUS perante aos produtos da concorrência?

Marcelo Tavares de Mello – Os cadeados da ABUS são fabricados na Alemanha e são construídos com um aço especial, que os torna praticamente invioláveis e contam com uma fechadura que não pode ser aberta com o uso de mixas (chaves falsas e similares). Alguns modelos contam com alarme de 100dB, que é acionado caso a moto seja movimentada. São 100% à prova de oxidação (ferrugem) e contam com diversos níveis de segurança que variam em função do custo da motocicleta a ser protegida, quanto tempo ela fica exposta ao risco de roubo e em qual lugar ela fica estacionada.

MA – Para qual tipo de público os produtos ABUS são indicados?

MTM – A linha de cadeados da ABUS é indicada especialmente para motos de alta cilindrada.

MA – Qual a faixa de preço dos produtos? Podem falar em preço médio, se for o caso.

MTM – Os produtos premium contam com alto valor agregado e variam de acordo com a necessidade do motociclista.

MA – Podemos dizer que a Laquila está abrindo o mercado brasileiro para a ABUS?

MTM – Sim, dentro do segmento de motocicletas, a Laquila tem a distribuição exclusiva da ABUS para o mercado nacional.

MA – Vocês disseram que passarão a revender 15 modelos diferentes de cadeados, com preços que variam conforme o nível de segurança do produto. Podemos dizer que o modelo com alarme que dispara com o movimento da moto é o mais diferenciado?

MTM – Sim, ele é o mais diferenciado e possui um sistema extremamente confiável.

MA – Qual tecnologia tem por trás do produto?

MTM – O aço que a ABUS utiliza é fornecido na Alemanha pela Thyssenkrupp e tem tratamento especial exclusivo, que o torna impossível de ser cortado com serra ou alicates. O sistema de alarme tem tecnologia de detecção 3D, que percebe qualquer variação de movimento. Os cilindros das fechaduras são desenvolvidos pela própria ABUS e chegam a ter 1,5 milhão de combinações diferentes, o que torna praticamente impossível de serem abertos sem a chave original.

MA – Há algo similar no mercado?

MTM – Existem cadeados que ofertam alarme, mas são de baixo custo e pouco confiáveis e contam com material de baixa resistência.

MA – Por favor, falem um pouco sobre a versão mais simples. O que esse produto tem de inovador para garantir ao motociclista essa ação que torna praticamente impossível o cadeado ser quebrado ou cortado?

MTM – Mesmo os modelos mais simples usam material com tratamento especial, acabamento primoroso e a tecnologia da ABUS que tem expertise na fabricação de cadeados desde 1924. A busca incessantemente por qualidade garante um produto sem comparação. O design inovador dos modelos, facilidade de uso e confiabilidade são pontos que também trazem um novo nível de cadeados para o mercado.

MA – Por que a parceria com a ABUS alemã?

MTM – A marca é referência mundial na linha de produtos de segurança antifurto no segmento de duas rodas.

MA – Por que investir em acessório de segurança para motos? A Laquila tem outros produtos neste perfil?

MTM – O produto ABUS conta com tecnologia inovadora que vem para diminuir o índice de roubos de motocicletas, situação que têm aumentado em diversas regiões do país. As motocicletas são visadas para serem desmontadas e terem a peças vendidas no mercado paralelo, e o índice de recuperação após o roubo é baixo. Com os aparatos de bloqueio de sinal usada por ladrões profissionais, o rastreador perde sua função, com isso o uso da trava de disco (cadeado) se torna uma segurança realmente efetiva.

MA – Quais outros investimentos da Laquila neste sentido?

MTM – Para garantir o sucesso da parceria, a Laquila enviou uma equipe para treinamento na Alemanha, onde a ABUS tem sua sede fabril. Foram duas semanas de aprendizado sobre a história da empresa, funcionamento da linha de produção, metodologia de venda, contato com vendedores e planejamento de estratégias de inserção do produto no mercado brasileiro. A intenção da companhia brasileira é garantir que seus vendedores diretos e revendedores entendam a fundo o funcionamento da linha para motos e que possam orientar os lojistas e clientes finais da melhor forma. A expectativa da empresa é que o produto represente 2% do faturamento até o final de 2018. Mais do que o produto em si, a Laquila e a ABUS tem uma preocupação com o suporte para esse novo produto por meio de treinamento para os lojistas no produto e metodologia de venda. A análise de mercado é constante para estar sempre oferecendo para os motociclistas as melhores soluções em segurança para motos através de outros produtos ABUS que deverão ajudar a compor a linha em breve.

MA – Existe alguma informação que vocês queiram compartilhar e que não foi perguntada?

MTM – Os cadeados da ABUS são comercializados em toda a Europa, EUA e outros países. Eles são aprovados em Institutos de Certificação de diversos países. A ABUS possui um laboratório de testes próprio para avaliar e aferir a resistência de seus produtos.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: