suzuki-anuncia-o-lancamento-da-nova-gsx-s1000-2023

Motocicleta ganha mudanças em seu design, iluminação em LED e asas laterais inspiradas em motos da MotoGP.

Durante o evento de apresentação da nova marca de motocicletas que passou a representar no país, a Zontes, o grupo J. Toledo aproveitou a presença da imprensa especializada no evento e anunciou mais uma novidade.

Trata-se da nova GSX-S1000, uma power naked derivada da superesportiva GSX-R1000 e que chega em suas versão 2023 apresentando novidades marcantes.

suzuki-anuncia-o-lancamento-da-nova-gsx-s1000-2023

A primeira é o design, cujas linhas foram renovadas e asas laterais, inspiradas nas empregadas na MotoGP, foram adicionadas. A carenagem lateral do tanque de combustível se funde com as carenagens do radiador. Um novo tanque de combustível, agora com 19 litros, foi incorporado e na frente, a motocicleta ganhou um conjunto de farol em LED, com três lâmpadas empilhadas e uma nova e mais curta ponteira foi adicionada. Tudo isso resulta em um design de avanço de massa que destaca a postura agressiva da motocicleta streetfighter.

A moto traz agora como item de série câmbio com quickshifter bidirecional, que trabalha em conjunto com embreagem assistida e deslizante, com Sistema Suzuki Clutch Assist (SCAS), acelerador eletrônico ride-by-wire e controle de tração dinâmico, que atua em conjunto com os modos de pilotagem.

A Suzuki GSX-S1000 usa um motor GSX-R de longo curso refrigerado a líquido de 999 cc que desenvolve 152 cv a 11.000 rpm e torque máximo de 10,8 kgf.m a 9.250 rpm.

Os perfis revistos de escape e came de admissão diminuem a quantidade de elevação e reduzem a sobreposição de elevação da válvula para alcançar um melhor equilíbrio geral de desempenho e controle em uma ampla gama de rotações do motor, ao mesmo tempo em que contribuem para melhorar o desempenho das emissões. As alterações na estrutura interna da nova caixa do filtro de ar ajudam a melhorar as características de saída de energia. Uma mudança no tamanho dos dutos dos novos corpos do acelerador eletrônico ajuda a obter um melhor equilíbrio entre a resposta do acelerador em marcha lenta e as características de saída de potência.

suzuki-anuncia-o-lancamento-da-nova-gsx-s1000-2023

O sistema de escape 4-2-1 foi completamente redesenhado e ajustado para maximizar o desempenho geral e melhorar a qualidade de seu ronco. As mudanças incluem um novo layout atrás do coletor, uma nova estrutura de câmara e a adição de um segundo conversor catalítico dentro da câmara. A estrutura redesenhada dos tubos de conexão entre os pares de cilindros aumenta o desempenho do sistema de injeção de ar secundário, o que melhora a capacidade de purificar os gases de escape. Além disso, o coletor agora é um pouco mais longo e o sistema Suzuki Exhaust Tuning (SET) posicionado de forma um pouco diferente.

A streetfighter também possui sistema Suzuki Intelligent Ride System (SIRS). Isso inclui um seletor de modo de condução Suzuki de 3 modos e um sistema de controle de tração avançado de 5 modos. Outro recurso que a moto apresenta é o Assistente de Baixa Rotação. Tal sistema emprega o TI-ISC (Throttle-body Integrated Idle Speed Control) para aumentar perfeitamente a velocidade do motor em marcha lenta ou andar em baixas velocidades. Atualizado para trabalhar em harmonia com o Suzuki Clutch Assist (SCAS) para obter partidas mais suaves e fáceis e suprimir de maneira ainda melhor as paradas do motor. 

A GSX-S1000 usa uma estrutura de alumínio de longarina dupla com garfos KYB de 43 mm totalmente ajustáveis ​​na frente e 120 mm de curso. Na parte traseira, ele usa um monoamortecedor tipo link totalmente ajustável e 130 mm de curso.

Quanto aos freios, a frente usa discos duplos de 310 mm com pinças Brembo M4.32, enquanto a traseira usa um disco de 240 mm com pinça Nissin de pistão único. O ABS de canal duplo é padrão. 

O painel de instrumentos reúne todas as informações necessárias em uma tela LCD, que traz as informações exibidas em ordem de prioridade. Possui uma tela personalizada com gráficos exclusivos e luz de fundo azul combinando com a imagem GSX-S1000. As leituras de LCD do painel incluem o velocímetro, tacômetro, hodômetro, hodômetro parcial duplo (A, B), posição da marcha, temperatura da água, autonomia, modo de tempo de volta, consumo médio de combustível, consumo instantâneo de combustível, modo de controle de tração, modo SDMS, Quick Shift (ON/OFF), medidor de combustível, relógio, voltagem da bateria, indicador de RPM e lembrete de serviço.

Segundo a J. Toledo, representante Suzuki no Brasil, a GSX-S1000 2023 está disponível em três cores: Glass Mat Mechanical Gray (Cinza Fosco), Glass Sparkle Black (Preto) e Metallic Triton Blue (Azul) e seu preço de venda sugerido (PPS) é de R$ 79.600.

E aí, curtiu?

suzuki-anuncia-o-lancamento-da-nova-gsx-s1000-2023

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!