Recém-lançada no EICMA 2024, motocicleta chegará com novidades estéticas, mecânicas e eletrônicas. Preços ainda não foram divulgados.
A Yamaha reafirma seu compromisso com o mercado brasileiro de motocicletas ao anunciar o lançamento da nova Ténéré 700, que será apresentada globalmente durante o EICMA 2024 e estará disponível no Brasil em 2025. A Ténéré, uma moto icônica que conquistou o rally Paris Dakar nos anos 1990, continua a ser um símbolo de aventura e desempenho.
A nova Ténéré 700 mantém a herança da marca, agora equipada com o renomado motor CP2, oferecendo uma experiência de pilotagem acessível e leve, ideal para aventuras em qualquer terreno. Com o aumento da concorrência, a Ténéré 700 se destaca como a motocicleta mais vendida em sua categoria, e a nova geração promete dar continuidade a esse legado, com um design e especificações aprimoradas.
O modelo 2025 apresenta um visual ousado, inspirado nas motos de rally, e melhorias significativas na ergonomia, tornando-a mais eficaz tanto para pilotagem em estrada quanto off-road. O design inclui um grande para-brisa para proteção do piloto e um tanque de combustível reposicionado, que melhora o equilíbrio e a pilotagem. O novo assento, longo e estreito, permite maior liberdade de movimento, favorecendo a pilotagem em pé.
Em comparação com o modelo anterior, o tanque de combustível foi movido para a frente, com grande consideração para equilibrar o tamanho com a ergonomia ideal, mantendo a linguagem de design clássica da Ténéré. A parte superior do tanque de 16 litros agora fica mais baixa do que a encontrada no modelo da geração anterior e essas mudanças contribuem para uma distribuição de peso mais equilibrada e melhor pilotagem.
A seção intermediária da Ténéré 700 2025 foi projetada não apenas para facilitar uma transição visual equilibrada entre a frente e a traseira da moto, mas também para fornecer um assento confortável e eficaz para o piloto – uma área na qual ele pode facilmente mover o peso do corpo enquanto usa a moto no fora da estrada.
Vista de frente, a Ténéré 700 dá o visual clássico de “torre de rally”. O novo design do farol apresenta quatro projetores de LED individuais empilhados em uma estrutura de alumínio, no estilo dos pilotos de rally contemporâneos da Yamaha, com a montagem em forma de “Y” dando um visual distintamente novo. As novas carenagens da Ténéré 700 transmitem sensação de leveza, mas permanecem resistentes. A moto também ganhou novos protetores de mão.
O painel TFT colorido de 6,3 polegadas traz conectividade com smartphones, facilitando o controle de chamadas e navegação sem desviar a atenção do pilotar.
Instalado verticalmente em um design inspirado em “roadbooks” de Rally Raid, a tela oferece conectividade simples com smartphone para desbloquear uma série de recursos, incluindo a integração perfeita de chamadas telefônicas e mensagens, bem como música e navegação “turn-by-turn” pelo aplicativo Y-Connect. Esses recursos podem ser controlados usando o interruptor esquerdo, o que significa que o motociclista pode assumir o controle sem precisar parar ou mesmo tirar as mãos do guidão.
Para facilitar a integração perfeita com o smartphone do usuário, a motocicleta vem com uma tomada de carregamento USB Tipo C como padrão. A tomada é protegida por uma tampa à prova d’água e está convenientemente situada no lado direito do cockpit, garantindo que os dispositivos móveis permaneçam totalmente carregados mesmo nas viagens mais longas.
Complementando a nova leitura TFT estão os novos interruptores do guidão, que oferecem mais funcionalidade do que aqueles encontrados na geração anterior da Ténéré 700 e tornam a rolagem pelas muitas funções fácil e intuitiva.
Ciclística
Os garfos dianteiros da Ténéré 700 agora são totalmente ajustáveis, com tubos de 43 mm de diâmetro resistentes à torção e 210 mm de curso da roda dianteira, contribuindo para impressionantes 240 mm de distância do solo. Os ajustes de compressão e retorno do amortecedor podem ser realizados com precisão girando parafusos em cada extremidade dos garfos. Além disso, o novo ajuste de pré-carga pode ser facilmente acessado também na parte superior de cada garfo.
A equipe de design da Yamaha também desenvolveu novas mesas, com uma braçadeira inferior de alumínio forjado e coroa de alumínio fundido combinando para fornecer resistência adicional.
Projetada para oferecer um passeio suave e estável na estrada e no off-road, a nova configuração combina um novo design do link traseiro com um amortecedor traseiro revisado, que oferece fácil ajuste para pré-carga, compressão e retorno.
Desenvolvido como resultado do feedback do programa de Rally Raid da Yamaha, o novo link progressivo da suspensão traseira foi redesenhado e melhorou a capacidade de amortecimento da suspensão, mantendo o curso da roda de 200 mm da Ténéré 700 anterior.
O corpo principal do sofisticado amortecedor traseiro é feito de alumínio devido à sua dissipação de calor superior. Isso se combina com um reservatório separado a gás, que mantém o óleo da suspensão resfriado e é pressurizado para evitar a formação de bolhas de ar quando o amortecedor está totalmente estendido. O ajuste remoto foi projetado para permitir que as mudanças sejam feitas rapidamente e sem ferramentas, enquanto um batente da haste do amortecedor de borracha superdimensionado fornece amortecimento adicional em condições extremas de pilotagem.
A estrutura tubular de aço da Ténéré 700 é resistente e leve, projetada para suportar condições extremas e proporcionar durabilidade. As pedaleiras mais largas também melhoram a estabilidade durante a pilotagem em terrenos soltos.
Motor e eletrônica refinados
O motor CP2, agora com YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle), oferece uma entrega de potência mais suave, com novas configurações que melhoram a performance em baixa rotação. A natureza única do motor CP2 sempre foram propostas exclusivas da Ténéré 700 e os engenheiros da Yamaha trabalharam duro para melhorar ainda mais esses pontos fortes, atendendo às necessidades dos regulamentos de emissões PROMOT M5.
Também atualizado em relação às edições anteriores do Ténéré 700 está o duto de admissão de ar, que agora é mais curto e contribui para uma curva maior de torque em baixas rotações, um benefício ideal para a prática de off-road.
. A posição de atuação da embreagem foi movida para frente (35° no sentido horário) e uma nova capa protetora com formato mais simples e ergonômico foi adicionada. Essas atualizações garantem que o ponto de
atuação da embreagem e a capa protetora não interfiram na perna do piloto, seja sentado ou em pé, dando mais espaço para o piloto se movimentar.
Outros refinamentos incluem o interior revisado da caixa de câmbio para uma troca de marchas mais suave. O número de engrenagens convexas e côncavas nas marchas foi aumentado de cinco para seis entre a primeira e a terceira marchas, para reduzir impactos, enquanto o ângulo da engrenagem foi modificado nas marchas quatro a seis, reduzindo a folga ao acelerar e desacelerar. Todas as mudanças resultam em uma motocicleta mais refinada e capaz, projetada para estar ainda mais em sintonia com seu piloto.
Os sistemas de Controle de Tração (TCS) e ABS podem ser desligados para o controle manual total em qualquer superfície.
O TCS tem duas configurações, ligado e desligado, e pode ser selecionado por meio do menu no painel TFT, enquanto um botão grande na lateral do painel pode ser usado para controlar as configurações do ABS. Além disso, para uma operação mais rápida e conveniente, um toque longo no botão ABS dedicado desliga o sistema antibloqueio e o TCS. Para o ABS, o Modo 1 é o padrão e ativa o sistema antibloqueio nas duas rodas, enquanto o Modo 2 desativa o ABS apenas na traseira. O Modo 2 é particularmente útil em superfícies com algum cascalho, permitindo a liberdade do piloto de aproveitar do giro da roda traseira em curvas, mas tendo a garantia do ABS na frente. O Modo 3 desliga a intervenção do ABS e entrega o controle total da frenagem ao piloto, fornecendo aos motociclistas experientes o máximo controle em quaisquer superfícies. Esses modos podem ser selecionados por meio do menu no painel TFT.
A pré-venda da Ténéré 700 2025 no Brasil está prevista para o primeiro trimestre de 2025, com produção em Manaus a partir de agosto e chegada às concessionárias em setembro. O preço será divulgado na ocasião.
Sumário das novidades da Yamaha Ténéré 700 2025 em relação à versão anterior:
- Novo design – maior agressividade na pilotagem
- Novo farol – 4 projetores em LED
- Novo garfo dianteiro USD regulável – 43 mm diâmetro e 210 mm curso
- Nova suspensão traseira – mais progressividade
- novo painel em TFT colorido 6,3″- Y-Connect
- Novos punhos – Operação intuitiva
- ABS com três níveis – terceiro desligado
- Controle de tração com duas configurações – segurança no asfalto e liberdade na terra
- Motor CP2 atualizado – Controlado eletronicamente
- Nova caixa de câmbio – Trocas mais suaves
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
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