Lélio Júnior/Weberth Moreira, Carlos de Castro Neto/Lourival Roldan, Nazareno López/Ricardo Torlaschi e Edu Piano/Solon Mendes estão prontos para a prova no deserto argentino de 16 a 26/2
Pelo terceiro ano consecutivo, a Território Motorsport estará no grid do South American Rally Race (SARR) que terá início na próxima semana, de 16 a 26. A largada será em La Rioja e chegada em Viedma (Rio Negro), sendo nove etapas e aproximadamente 4 mil km que roteiro que cruzará cinco províncias argentinas. Desta vez, o time será representado por quatro duplas: os brasileiros Lélio Júnior/Weberth Moreira, Carlos de Castro Neto/Lourival Roldan, Edu Piano/Solon Mendes e os argentinos Nazareno López/Ricardo Torlaschi. Todos competem com UTVs Maverick X3 TM, preparados pela equipe de Tatuí (SP), Campeã do SARR 2021 nos UTVs.
Dois oito integrantes da equipe, três brasileiros são estreantes na prova sul-americana de rali, Lélio Júnior, Moreira e Castro; três são competidores experientes do Dakar, Roldan (12 participações e campeão 2017 nos UTVs), López (2 participações) e Torlaschi (12 participações) e a dupla multicampeã dos ralis brasileiros, Piano/Mendes com oito títulos no Sertões, maior prova off-road das Américas, que segue para a 3ª participação no SARR.
O roteiro desafiante terá grandes dunas, rios secos, pedras, trial, terrenos arenosos, navegação por CAP (grau de bússola) em alguns trechos do deserto e muita poeira. O exigente percurso é um dos grandes atrativos, pois terá Especiais (trechos cronometrados) que passam pelo roteiro do Dakar, quando o maior rali do mundo era realizado na América do Sul.
Expectativas dos pilotos – “Finalmente agora está próximo e a nossa expectativa está enorme, principalmente pelo desafio de andar no deserto, nas dunas, que é uma condição de piso que ainda não vivenciei fora do Brasil”, afirma o piloto de Goiânia (GO). Lélio Júnior já conquistou quatro títulos no Sertões, em 17 participações e tem boa experiência em leitura de terreno pois navegou por muitos anos, antes de assumir a pilotagem nos UTVs.
Outro piloto estreante no SARR é Carlos de Castro Neto, que em outubro de 2021 disputou o Baja Portoalegre 500, em Portugal, e tem no currículo três edições do Sertões. “Estou bem animado. Será ótimo para aprimorar a minha pilotagem em provas internacionais em um roteiro exigente e tudo isso com a ajuda do Lourival, que é muito experiente”, ressalta o competidor de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Já a dupla argentina competiu as duas primeiras edições do SARR e está empolgada em competir com um UTV preparado pela Território Motorsport. “Agora falta muito pouco e estamos muito motivados e prontos para fazer uma boa prova e também felizes e confiantes no trabalho da equipe” explica Nazareno López. E o piloto de Chubut, na Patagônia argentina, completa: “Estou também trabalhando mais o condicionamento cardiovascular e me preparando fisicamente para aguentar as altas temperaturas que vamos enfrentar”. López começou no automobilismo há 19 anos e, desde 2015, está no off-road, sendo os últimos três anos nos UTVs.
Já Edu Piano, que além de piloto é preparador de veículos de competição, destaca o aumento do número de brasileiros no grid. “Quando fizemos a primeira edição do SARR, em 2020, éramos a única equipe brasileira nos UTVs e, neste ano teremos 11 duplas de UTVs e mais duas motos e dois carros e isso é muito bom, pois aumenta a competitividade e a representatividade do Brasil na prova. A cada edição o nível técnico da prova nos surpreende, é bem diferente dos ralis daqui, por isso seguimos para nossa terceira participação”, finaliza um dos recordistas de títulos do Sertões – o piloto de Tatuí (SP) foi nove vezes campeão em 26 participações consecutivas, com um título na geral carros, seis nos caminhões e dois nos UTVs, sendo os oito últimos com o navegador Solon Mendes.
Roteiro South American Rally Race- 16 a 26/2 – Argentina
16/2 – Shakedown e Largada Promocional (Autódromo de La Rioja)
17/2 – Etapa 1 – La Rioja – Chilecito
(Total do dia 390 km, sendo 250 de Especial)
18/2 – Etapa 2 – Chilecito – San Juan
(Total do dia 550 km, sendo 330 de Especial)
19/2 – Etapa 3 – San Juan – Tunuyan (maratona motos)
(Total do dia 460 km, sendo 320 de Especial)
20/2 – Etapa 4 – Tunuyan – Alvear
(Total do dia 430 km, sendo 300 de Especial)
21/2 – Day Off – Descanso (Alvear – Mendoza)
22/2 – Etapa 5 – Alvear – 25 de Mayo (maratona quadris)
(Total do dia 550 km, sendo 320 de Especial)
23/2 – Etapa 6 – 25 de Mayo – Villa Regina
(Total de 400 km, sendo 270 de Especial)
24/2 – Etapa 7 – Villa Regina – Gral Conesa (maratona autos)
(Total do dia 400, sendo 270 de Especial)
25/2 – Etapa 8 – Gral Conesa – Viedma
(Total do dia 350 km, sendo 230 de Especial)
26/2 – Etapa 9 – Viedma – Viedma
(Total do dia 300, sendo 200 de Especial)
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas
Let’s Go Together!