De olho nas novidades do setor, testamos a nova Dafra Apache 200. Com design moderno, a motocicleta chama a atenção pela economia, facilidade na pilotagem e muita força nas saídas

TEXTO: GUILHERME DERRICO

FOTOS E EDIÇÃO DE VÍDEO: EDGAR KLEIN

E tome test ride para vocês! Desta vez, Moto Adventure teve a oportunidade de testar a nova Dafra Apache 200, e as impressões dessa pequena “gigante” foram as melhores possíveis. Logo de cara, a motocicleta chama a atenção pela beleza do design, que é moderno e possui linhas expressivas, sem deixar de lado a agressividade. Devido ao seu preço, que é de R$ 12.490,00 (com frete incluso), a máquina veio para brigar com as concorrentes na categoria 150cc e 250cc. O produto está disponível nas cores: vermelho fosco e preto brilhante.

“A Apache apresenta um pacote de peças de reposição com preços inferiores aos da concorrência de menor cilindrada, o que, somado ao posicionamento de preço da moto, a torna ainda mais atrativa para os motociclistas”, afirmaRogério Yared, gerente de pós-vendas da Dafra Motos.

DETALHES

Essa “monstrinha” tem altura       de 1.105 mm, o que facilita e torna a pilotagem mais divertida. Ofreio dianteiro possui disco de 270mm. Já o traseiro tem disco de 240mm, sendo um sistema FH-CBS (freios combinados). Em nosso teste, onde rodamos pouco mais de 350 quilômetros, pudemos sentir toda a segurança da frenagem. Ponto para a Apache!

            A distância entre eixos é de 1.353 mm. A máquina possui motor monocilíndrico de 4 tempos, SOHC, balanceado, com embreagem antitravamento, refrigeração a ar e injeção eletrônica. A altura do bancoé de 800 mm. São 197,75 cc, que geram uma potência máxima de 21,02 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,85 kgf.m a 6.500 rpm. A suspensão dianteira é telescópica,de 117 mm.

A Dafra Apache conta com sistema de partida elétrica. As rodas são de liga leve, com aro de 17 polegadas. O peso seco é de apenas 139 kg. As medidas dos pneus são: dianteiro de 90/90,e traseiro de 130/70, ambos sem câmara. O tanque comporta 12 litros de combustível e permite somente gasolina. Uma curiosidade: a buzina desta moto é uma das mais altas que eu já ouvi, portanto, não se assuste com o “Bi Bi”.

EM AÇÃO

Ao sentar na nova Dafra Apache, a posição de pilotagem já mostra a que veio. É uma posição de ataque, porém, bastante confortável. A força na saída e nas retomadas ajuda, e muito, na condução diária no trânsito caótico das grandes cidades. Como a moto é econômica, você irá visitar poucas vezes os postos de combustível. A motocicleta é bastante versátil e permite a realização de curvas com muita segurança. É possível fazer viagens de curta distância com tranquilidade, sempre utilizando os equipamentos adequados.

            A beleza do design é um dos pontos fortes desta máquina. Por onde passamos, os olhares já logo eram direcionados para a motocicleta, e perguntas e elogios eram feitos a todo momento. Que moto é essa? De qual marca? É confortável? Quanto custa? Essa e outras questões foram respondidas nesta reportagem!

            Agora só falta você correr para uma concessionária mais próxima e fazer o test ride para sentir toda a “bravura” desta “Forte Apache”. Nos vemos nas pistas!

CONFIRA O VÍDEO QUE FIZEMOS: