Apesar de terem recebido uma série de mudanças que contemplaram elementos comuns, foram exatamente as mudanças pontuais que deixaram as novas CB 500F e 500X com personalidades mais marcantes e contemporâneas

Texto: André Ramos

Fotos: Divulgação Honda/Caio Mattos/Renato Durães

A família CB sempre foi uma das queridinhas dentro da Honda. Aqui no Brasil esta história começou de fato a ser escrita em 1980, com o lançamento da CB 400 e desde então, diversos modelos desfilaram por aqui, tanto na baixa como em média e alta cilindradas, com alguns deixando muitas saudades entre nós, motociclistas, como a CBR 450SR (a famosa Capitão América) e a deliciosa CB 600F Hornet, com seu ótimo e potente motor de 102 cv!

Depois de aposentar a CB 500 em 2002, em 2013 que a Honda decidiu ressuscitar a 500, apresentando não uma, mas três novas motos: a naked CB 500F, a esportiva CBR 500R e a cross over CB 500X. Em 2018 as motos passaram por sua primeira atualização, até que em fevereiro de 2020, sofreram uma grande reformulação.

Desta vez, a CBR 500R foi descontinuada e se até 2018, as motocicletas compartlhavam 55% dos componentes entre si, a partir de agora, cada uma das remanescentes passou a ter uma personalidade cada vez mais própria e singular, recebendo peças e partes específicas, visando fortalecer a sua natureza.

O painel das motocas é totalmente novo: em LCD, apresenta fundo blackout e traz indicador de marcha engatada, termômetro do fluido de arrefecimento e shift light programável. Para aumentar a segurança em frenagens bruscas, a Honda dotou as novas CB 500 de alerta de frenagem de emergência (ESS), sistema que aciona automaticamente o pisca-alerta em frenagens cuja desaceleração seja superior a 0,6 G.

Outra novidade nas motos é o guidão. Agora em formato cônico e fabricado em alumínio, apresenta porção central (onde prende-se à mesa) mais grossa que as extremidades, contribuindo para ampliar a sensação de leveza
na condução.

Novidades no motor e na ciclística

O motor não sofreu alteração alguma quanto à sua cilindrada, taxa de compressão ou tamanho e curso dos pistões; tampouco em sua entrega, que continua sendo de 50,4 cv e torque de 4,55 kgf.m, entretanto, as CB 500 2020 receberam melhorias no cabeçote visando capacitá-las a atender às futuras exigências do Promot 5.

Além de ganhar uma caixa de ar com maior volume, os dutos de admissão foram redesenhados e agora conduzem o ar de forma mais retilínea, melhorando o fluxo de alimentação. Complementando as mudanças, um novo comando, com ressaltos 0,3 mm maiores (agora medem 7,8 mm) foi adotado.

Isso fez com que as motos, além de não perderem performance nominal, ainda ficassem 4% mais responsivas entre 3.000 e 7.000 rpm, de acordo com a Honda. Outra melhoria se deu no torque, que agora atinge seu ápice 500 rpm mais cedo (de 7.000, caiu para 6.500 rotações por minuto). A embreagem agora é assistida e deslizante, tornando seu funcionamento mais suave e seguro em reduções fortes.

O sub-quadro também é novo e foi desenvolvido para atender ao novo design das motocicletas, enquanto que um novo farol também foi adotado, assim como a iluminação full LED (piscas inclusos).

A novidade nos freios ficou por conta do refinamento no funcionamento do sistema ABS, que ganhou processador de 32K, o mais rápido que há atualmente.

CB 500F

As novas aletas laterais ao tanque (que permaneceu comportando 17,1 litros), agora contribuem não apenas para valorizar a estética da moto, mas também, para contribuir com a nova e ampliada caixa de ar. As carenagens laterais também foram renovadas.

A suspensão dianteira da CB 500F foi retrabalhada. Apesar de não sofrer alterações na medida dos tubos externos (41 mm) ou em seu curso (120 mm), ela agora passa a apresentar ajuste de pré-carga na parte superior dos tubos, além de ter recebido mola com novo coeficiente de resistência (K) e ter sido revalvulada, tudo para oferecer mais firmeza durante a pilotagem. A suspensão traseira não sofreu qualquer alteração e o monoamortecedor permanece com 119 mm de curso e 9 níveis de regulagem da pré-carga.

Dois quilos mais magra que a versão anterior (178 kg contra os atuais 176 kg), a nova CB 500F está disponível em 3 cores (vermelho perolizado, prata metálico e laranja). Seu preço sugerido é de R$ 26.900 (sem frete) e conta com 3 anos de garantia e serviço de assistência 24 horas válido no Mercosul.

CB 500X

Depois de ter sido apresentada na edição de 2019 do Salão Duas Rodas, finalmente a moto chega ao público apresentando a tão comentada roda dianteira maior, saltando da antiga 17″ para as 19 polegadas. Estas foram calçadas com novos pneus Dunlop, que segundo a Honda, oferecem 60% de aptidão on-road e 40% off-road. Tudo isso, para deixar a moto mais apta para encarar incursões no off-road.

As suspensões também receberam atenção especial para que atendessem a esta nova proposta. A dianteira manteve o mesmo diâmetro das bengalas (41 mm) mas ganhou 10 mm no curso, passando de 140 mm para 150 mm, além de também apresentarem a nova regulagem da pré-carga na parte superior. A traseira ganhou ainda mais curso, passando dos 118 mm para 135 mm, um incremento de 17 mm.

Com isso o assento acabou elevando-se em 2 mm (de 832 mm para 834 mm). Para que a moto não ficasse alta demais, a Honda fez um trabalho no assento chamado de betterfitting, tornando-o mais fundo e estreito para o piloto.

Lembra que falamos anteriormente que agora as motos não compartilham mais do mesmo chassi? Isso porque na 500X o canote da caixa de direção foi alterado e está 1o mais aberto, ampliando para 26,5o o ângulo de cáster.

Embora com o mesmo motor da CB 500F, a CB 500X conta com mapa de injeção com programação específica para privilegiar a entrega de torque.

Nesta moto, o disco passou de 320 mm para 310 mm. Segundo a Honda, isso foi para promover um reordenamento de peso e continuar com os 183 kg declarados.

O pára-brisa agora está maior, oferecendo mais proteção aerodinâmica e pode ser ajustado com uso de chave, enquanto que o tanque de combustível permaneceu com capacidade de 17,7 litros.

Disponível nas cores vermelha perolizado, preto perolizado e prata metálico, a CB 500X tem preço sugerido de R$ 28.900 (sem frete) e também conta com 3 anos de garantia e serviço de assistência 24 horas no Mercosul.

Impressões

Quando acabou o segundo dia de avaliações das motocicletas em Campos do Jordão (SP), fiquei me questionando: “pra quê mais?”. Ambas são confortáveis, apresentam um motor dócil em baixa, mas com bom fôlego tanto para arrancadas quanto para ultrapassagens, transmitem leveza, na cidade vão bem nos corredores – inclusive, tirando de letra os zigue-zagues – e numa estrada curvilínea, dão canseira em muita moto grande.

O visual está mais contemporâneo e agressivo, enquanto que elementos como o novo painel, dotado de shift light, indicador de marcha e termômetro, colocam a moto em um degrau acima de sua versão anterior.

Com as pedaleiras um pouco mais recuadas, a CB 500F confere uma posição levemente mais agressiva, condizente com sua personalidade mais voltada ao streetfighter, mas sem cansar os punhos e proporcionando fáceis trocas de posição na pilotagem apimentada.

Já na cross over, a posição de pilotagem privilegia o conforto e certamente tem potencial para cativar aqueles que buscam por uma moto para longas viagens. Os novos pneus não comprometeram sua performance em curvas e ajudam na terra.

O único senão que deixo para a CB 500X é a impossibilidade de desligar o ABS para o off-road e para ambas, aponto como negativo, o curto espaço entre o assento do garupa e suas pedaleiras, algo observado nas versões anteriores e que não foi alterado, o que deixa viagens mais longas cansativas para o acompanhante.

E por fim, a adoção do ESS (Emergency Stop Signal) e do ABS de 32 k agregou segurança e sofisticação às motos, o que pode ser um diferencial significativo no momento da compra.

Ficha Técnica

Motor: bicilíndrico DOHC, refrigeração líquida

Cilindrada: 471 cm3

Alimentação: injeção eletrônica PGM-FI

Diâmetro x Curso: 67 x 66,8 mm

Potência: 50,4 cv a 8.500 rpm

Torque: 4,55 kgf.m a 6.500 rpm

Câmbio: 6 velocidades

Chassi: diamond, com tubos de aço

Susp. Diant.: convencional hidráulica, 41 mm diâmetro, 120 mm curso/150 mm CB 500X

Susp. Tras.:monoamortecedor com Pro-Link, 119 mm curso/135 mm CB 500X

Freio Diant.: disco 320 mm, pinça de dois pistões, com ABS/310 mm CB 500X

Freio Tras.: disco 240 mm, pinça de um pistão, com ABS

Pneu diant.: 120/70-ZR 17 / 110/80R 19 CB 500X

Pneu Tras.: 160/60 – ZR 17

Peso: 176 kg / 183 kg CB 500X

Tanque: 17,l l / 17,7 l CB 500X

Preço:  R$ 26.900 / R$ 28.900 CB 500X