Aprenda a superar os desafios de um longo percurso sem abrir mão da segurança

Texto: Equipe Trips & Tips e Nenad Djordjevic
Fotos: Bruna Santos

  • Essa matéria está na edição 122 da Revista Moto Adventure!

Toda grande viagem requer muito tempo de planejamento e preparativos – afinal de contas, são inúmeros detalhes a ser revisados e acertados. São vários meses planejando, outros tantos guardando dinheiro, revisando a moto, preparando tudo nos mínimos detalhes para sua viagem dos sonhos. Pode ser apenas mais uma em seu histórico de aventuras, ou aquela que jamais se esquece e que vira história, passando de geração para geração.

A verdade é que, durante uma grande viagem, podem ocorrer inúmeros imprevistos ou situações desagradáveis, que podem vir a desencadear alguma forma de estresse – ou, no mínimo, uma desconcentração. Passar longos períodos fora de casa pode implicar em cansaço físico, saudade da família, alterações nos hábitos alimentares, desarranjos fisiológicos e talvez, até, a formação de uma rotina diária voltada à viagem – arrumar a bagagem, procurar por restaurantes e hotéis, controlar o combustível etc.

Estar preparado para estas situações é algo que deve ser considerado no planejamento de sua viagem, quando você determina os pontos de referência e até mesmo as distâncias a serem percorridas em cada dia. Para manter-se em sintonia com sua aventura sobre duas rodas, recomendamos dicas que, apesar de simples, certamente têm peso no dia-a-dia longe de casa. – Não descuide da alimentação – a tentação de experimentar sabores novos é grande, mas priorize alimentos conhecidos, para manter a atividade do seu organismo sem muitas alterações.

– Cuidado com a hidratação – mesmo viajando a lugares de temperatura mais amena, nunca esqueça da importância de beber liquidos em quantidade suficiente. A desidratação é um mal lento que pode deixá-lo desconfortável durante a viagem. Dê preferência a água engarrafada e reponha perdas significativas com isotônicos. –

Fique ligado nas nossas dicas de viagem!

Faça alongamentos e tenha um minimo de atividade física – uma boa caminhada à noite, e paradas frequentes durante o dia para alongar, certamente terão resultados positivos no seu bem estar. – Mantenha contato com familiares e amigos – dedique alguns minutos para ler os recados dos amigos e bater um papinho com a família na Internet. Se possível, fique atualizado com as noticias de seu domicílio para não ser surpreendido com mudanças que podem ter algum impacto na sua viagem ou programação. – Tire férias do trabalho – a parte mais difícil, para quem é viciado em trabalho,. Independente de sua profissão; mentalize que, agora, é hora de viajar, relaxar e se desconectar dessa rotina. Invista em seu bem-estar!

– Programe paradas estratégicas a cada três ou cinco dias de viagem. Longos trechos rodando são massantes e pedem paradas para conhecer gente nova ou os habitos próprios de uma localidade. Aproveite para revisar a moto pensando nos próximos quilômetros. – Ao planejar sua viagem, prepare-se mentalmente para imprevistos, como: chuva, vento ou mesmo trânsito, que podem atrasar o roteiro.

Seja flexível para que eventos além de seu controle não sejam fontes de estresse. – Caso voce esteja fazendo uma viagem solo, pode ser relaxante conversar com alguma pessoa, seja outro viajante ou um morador local, durante sua parada. Somos seres sociáveis e esses contatos aliviam as tensões acumuladas e ajudam a manter o ânimo. – Se estiver viajando em grupo, também há cuidados para que o bom clima seja preservado e não acarrete em estresse.

Combine e respeite o ritmo da “tocada”, seja tolerante com opiniões divergentes, evite formar “panelinhas” dentro do grupo e pense sempre no bem-estar da maioria. Isso o manterá unido aos demais e ajudará a manter o moral elevado. Além disso, lembre-se que alguns tipos de brincadeiras (que, no começo da viagem, são toleráveis), podem se tornar motivos de brigas e discussões com o passar do tempo. Mantenha o bom humor, mas sem exageros. – No momento de escolher seus parceiros de viagem, lembre-se que aquele colega que você “tolera” durante um passeio mais curto pode ser um chato insuportável de se conviver durante dias.

Cautela e bom-senso na escolha de seus parceiros de viagem é fundamental para o bem estar geral do grupo. – Quem nunca foi “fechado” por um motorista imprudente? Ou não foi obrigado a sair para o acostamento para permitir a passagem de um veículo que fez uma ultrapassagem mal calculada no sentido oposto ao seu? Situações como essas, apesar de rotineiras, podem alterar radicalmente o humor e, consequentemente, tirar a concentração do piloto por vários e importantes minutos. Evite a todo custo se envolver emocionalmente com o motorista que agiu erroneamente – não vá atrás dele para tirar satisfação ou brigar, não o provoque com acenos ou xingamentos. A melhor coisa a fazer é deixá-lo ir embora, sem maiores consequências. Releve o incidente e, se preciso, estacione em um lugar seguro, desça da moto, caminhe um pouquinho e respire fundo até o susto passar. Só depois continue seu caminho, com a devida concentração que uma boa pilotagem requer. –

Alguns podem vir a sentir medo – estar longe de casa, em um outro país, rodeado por culturas muito diferentes são coisas que parecem excitantes a princípio, mas podem ser pavorosas no correr dos dias. Muitos viajantes buscam desafios maiores em seus roteiros para conhecer seus limites pessoais e se deparam com situações e pessoas além de suas expectativas. Sempre mantenha a serenidade e exercite a flexibilidade. Tenha em perspectiva que, em breve, estará de volta ao conforto de sua própria rotina. – O aspecto mais importante é não se desconcentrar durante a viagem. Mantenha-se atento ao foco que dá para cada fase – na hora de pilotar, evite pensar sobre o que acabou de vivenciar em sua última parada ou o que ainda está por vir. A prioridade é chegar inteiro ao destino.

Da mesma forma, não adianta ficar remoendo na cabeça o trecho ruim que acabou de enfrentar – você já chegou e é hora de curtir! Lembre-se que é você quem faz a viagem ser ótima ou estressante, de acordo como resolve lidar com diferentes situações. Divirta-se, sempre!

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here