A avant-premiére para o lançamento das motos acontece em Londres no dia 27 de junho e conta com presença de imprensa mundial

Conforme anunciamos ontem aqui e em nossos outros canais digitais, a Triumph Motorcycles lançou mundialmente nesta terça-feira, dia 27 de junho, em avant-premiére em Londres, duas novas motocicletas, fruto de sua parceria com a indiana Bajaj: a Speed 400 e a Scrambler 400 X, dois modelos totalmente novos que se juntam à linha Triumph em 2024. 

A roadster Speed 400 junta-se à linha clássica moderna de maior sucesso da Triumph, as Speed Twin 900 e 1200, enquanto a Scrambler 400 X remete aos traços de design robusto das Scrambler 900 e 1200, com um pedigree off-road que remonta às primeiras Scramblers de fábrica da década de 1950. 

triumph-apresenta-oficialmente-as-novas-speed-400-e-scrambler-400-x
Speed 400. Crédito: Triumph Motorcycles

Projetados desde o início com uma nova plataforma com motor monocilíndrico em seu coração, esses novos modelos foram concebidos para oferecer uma pilotagem divertida, ágil e confiável para pilotos de todas as idades e níveis de experiência. 

Combinando tecnologia focada no piloto, um elevado nível de especificação padrão, longos intervalos de revisões e uma garantia abrangente, esses novos modelos colocam a Triumph em segmentos que até então suas rodas não tocavam.

VELOCIDADE ICÔNICA DA TRIUMPH E DNA DE DESIGN DA SCRAMBLER

Concebidas e projetadas em Hinckley, no Reino Unido, essas duas novas adições à linha de clássicos modernos foram desenvolvidas com a mesma atenção aos detalhes dos modelos mais célebres da Triumph. Elas são instantaneamente reconhecíveis graças às suas atemporais silhuetas Triumph, tanques de combustível esculpidos característicos e perfis de motores clássicos, projetadas para oferecer toda a qualidade, sensação e presença de suas companheiras de maior capacidade.

Ambas apresentam toques tradicionais da marca, como o cilindro refinado com aletas e braçadeiras no coletor de escapamento, que combinam detalhes contemporâneos como o silenciador virado para cima, grafismos ousados e a tecnologia sensivelmente incorporada, como resfriamento a líquido oculto e um escape fluido com silenciador primário oculto.

O acabamento de alta qualidade e os detalhes elegantes continuam com as carcaças do motor revestidas a pó preto, garfos anodizados dourados, pintura de alta qualidade e detalhes do logotipo garantem que o acabamento desses novos modelos seja premium.

Os esquemas de pintura de dois tons da Speed 400, cada um com um gráfico de tanque Triumph proeminente, refletem seu estilo roadster dinâmico, com as cores Carnival Red, Caspian Blue e Phantom Black disponíveis.

triumph-apresenta-oficialmente-as-novas-speed-400-e-scrambler-400-x
Scrambler 400X. Crédito: Triumph Motorcycles

Acentuando a atitude para todo o terreno da Scrambler 400 X estão muitos recursos práticos e propositais, incluindo proteção para o farol, radiador e cárter, bem como protetores de mão, um apoio de guidão acolchoado e um para-lama dianteiro mais longo. 

A Scrambler 400 X está disponível em três esquemas de cores elegantes e contemporâneos, cada um com a distinta faixa de tanque ‘Scrambler’ e o emblema triangular da Triumph, com opções Matt Khaki Green e Fusion White, Carnival Red e Phantom Black, além de Phantom Black e Silver Ice.

DNA Atemporal do Design da Triumph com Postura Contemporânea:

  • Silhuetas atemporais Triumph Roadster e Scrambler
  • Tanque esculpido característico com recuos no joelho
  • Perfil clássico do motor Triumph com logo triangular
  • Braçadeiras de cabeçote de exaustão e cabeçote com aletas distintas
  • Silenciador contemporâneo virado para cima
  • Materiais e acabamentos premium
  • Cada um disponível em uma escolha de três esquemas de cores específicos do modelo.
triumph-apresenta-oficialmente-as-novas-speed-400-e-scrambler-400-x

O NOVO MOTOR TR-SERIES

Nomeado para celebrar a histórica linhagem Triumph ‘Trophy’, cujas raízes remontam aos singles de corrida do início do século XX e, em particular, à competição offroad Six Day Trial, este novo motor monocilíndrico de 398cc com injeção de combustível e resfriado a líquido combina o estilo clássico moderno da Triumph com engenharia de última geração para oferecer um desempenho superior com uma entrega de potência responsiva, divertida e cheia de personalidade.

Os destaques técnicos incluem um motor monocilindro com cabeçote DOHC de quatro válvulas e um virabrequim que foi perfeitamente pesado e equilibrado para otimizar a inércia para a pilotagem em baixa velocidade. O sistema de acionamento de válvulas utilizando o balancim de massa otimizada e revestimento DLC (Diamond Like Carbon) apresenta baixo atrito e contribui para a rápida elevação de rotação e desempenho do motor.

A caixa de transmissão com seis velocidades oferece uma seleção de marchas leve e precisa, com relações perfeitamente distribuídas para aproveitar este motor característico e rico em torque.

As principais características deste novo motor incluem: 

  • Potência máxima de 40 cv líder da classe e pico de torque de 3,8 kgf.m
  • Refrigerado a líquido, monocilíndrico, atende a legislação de emissões Euro 5
  • Refrigeração a líquido oculta e aletas de refrigeração usinadas
  • Invólucros do motor revestidos a pó preto típicos
  • Entrega de potência característica, atraente e responsiva
  • Ruido de escapamento evocativo, rico e distinto
  • Caixa de tramissão de seis velocidades
triumph-apresenta-oficialmente-as-novas-speed-400-e-scrambler-400-x

PILOTAGEM CONFIÁVEL FÁCIL, ÁGIL E DINÂMICA DA TRIUMPH

Com ergonomia projetada para um ótimo conforto e controle, a Speed 400 e a Scrambler 400 X se beneficiam de uma cintura fina que combina com uma altura de assento acessível de 790 mm e 835 mm, respectivamente, e um baixo peso de 170 kg e 179 kg, respectivamente, para garantir um manuseio seguro em baixa velocidade e manobras fáceis com os pés abaixados.

Ambos os modelos se beneficiam de seu próprio chassi específico do modelo, com uma nova estrutura, subquadro traseiro aparafusado e braço oscilante de alumínio fundido emparelhado com configurações de suspensão adaptadas a cada caso de uso, ambos oferecendo o famoso manuseio fácil, ágil e dinâmico da Triumph.

A Speed 400 apresenta grandes garfos dianteiros invertidos de pistão de 43 mm, unidade de suspensão traseira monochoque com reservatório externo, rodas de alumínio de 17 polegadas, geometria e distância entre-eixos específicas das roadsters. Proporcionando uma pilotagem envolvente e intuitiva, juntamente com uma posição de pilotagem confortável e neutra que inspira confiança para pilotos de todos os tamanhos e níveis de habilidade. O freio dianteiro conta com pinças radiais de quatro pistões com um disco dianteiro de 300 mm e flexíveis trançados dão uma sensação de frenagem responsiva para melhorar a confiança do piloto. 

A Scrambler 400 X possui uma distância entre eixos mais longa, suspensão maior curso, roda dianteira maior de 19 polegadas e guidão largo para maior estabilidade e controle ao pilotar em superfícies soltas, além de fornecer uma posição de pilotagem mais vertical e dominante da Scrambler. Um pedal de freio de aço fundido maior e pedais de alta aderência que são posicionados mais baixos e mais largos também contribuem para uma posição de pilotagem mais natural fora de estrada, enquanto um disco de freio dianteiro maior de 320 mm e um composto de pastilha otimizado proporcionam um desempenho de frenagem progressivo em todas as condições. 

triumph-apresenta-oficialmente-as-novas-speed-400-e-scrambler-400-x

TECNOLOGIA MODERNA FOCADA NO PILOTO

Adicionando conveniência, desempenho e segurança ao piloto, a Speed 400 e a Scrambler 400 X compartilham algumas das mais recentes tecnologias focadas no piloto, adaptadas para cada modelo.

Aceleração ride-by-wire
A gestão do motor Bosch com a aceleração ride-by-wire proporciona uma resposta linear e intuitiva da aceleração com uma entrega de potência previsível para maior capacidade de condução, segurança e controle.

Controle de Tração e ABS
O sistema de controle de tração em ambos os modelos é comutável com uma seleção simples de ligar ou desligar, para que o piloto possa desativar a intervenção de forma rápida e fácil.

O ABS de canal duplo da Bosch oferece frenagem garantida em todas as condições para maior segurança e tranquilidade, e a Scrambler 400 X também pode ser desativada para maior controle ao pilotar fora de estrada. 

Novos e elegantes paineis de instrumentos de formato duplos
Os painéis de instrumentos com formatos duplos, limpos e contemporâneos, apresentam um grande velocímetro analógico e uma tela LCD integrada que inclui tacômetro digital, marcador de combustível restante e indicador de marcha claramente visíveis em todas as condições de iluminação. 

Toda essa funcionalidade é acessada por meio de um botão de rolagem intuitivo, fácil de usar, montado no guidão, e o visor é pré-ativado para mostrar o status do acessório de manoplas aquecidas, se instalado. Uma tomada de carregamento USB-C permite o carregamento em movimento de dispositivos montados no guidão, como smartphones e sistemas de navegação.

Embreagem deslizante e assistida
Este sistema reduz o esforço da alavanca de embreagem para reduzir a fadiga durante a parada/início da pilotagem, além de melhorar a confiança e a tranquilidade do piloto, evitando o travamento das rodas traseiras durante as reduções de marcha.

Iluminação totalmente em LED
Projetado para desempenho e presença, o poderoso farol apresenta uma luz diurna distinta com assinatura Triumph de DRL, enquanto a lanterna traseira também inclui uma assinatura de luz moderna, juntamente com guias de luz moldadas e marca Triumph. Indicadores finos e contemporâneos completam o pacote.

Segurança instalada de fábrica
Tanto a Speed 400 quanto a Scrambler 400 X vêm equipadas com uma trava de direção e um imobilizador anti-furto como padrão. O chip transponder integrado na chave de ignição garante que apenas o proprietário possa ligar o motor.

CONSTRUÍDA PARA TORNAR SUA

Mais de 25 acessórios genuínos estão disponíveis para a Speed 400 e Scrambler 400 X. Desde estilo e conforto até bagagem e segurança, ambas as motos podem ser equipadas com acessórios para atender a uma ampla gama de necessidades dos pilotos.

Os proprietários podem configurar sua nova motocicleta no configurador on-line fácil de usar ou podem comprar acessórios de qualquer concessionária autorizada Triumph — Todos os acessórios Triumph são projetados e desenvolvidos em conjunto com as motocicletas para garantir o ajuste e a função perfeitos e são cobertos pela mesma garantia de quilometragem ilimitada de dois anos.

Lançamentos

Ambos os modelos serão lançados na Índia a partir do próximo mês e estarão à venda em todos os outros mercados no final do ano, quando os preços para esses serão anunciados. 

E aí, o que achou das novidades?

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s go together!