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Após 15 anos sem sofrer mudanças significativas, a power cruiser da marca britânica chega com novo visual, mais potente e cheia de eletrônica para conservar a fama e a admiração dos fãs.

Texto: André Ramos

Fotos: Divulgação

Quando a Triumph Rocket III foi lançada em 2004 foi um frisson, afinal, a marca de Hinckley colocava no mercado aquela que era então, a moto produzida em série com o maior motor já visto em um veículo de duas rodas. Este era um tricilíndrico de exatos 2.294 cm3, que geravam 128 cv e estonteantes 20 kgf.m de torque!

Foi o bastante para que uma legião de motociclistas mundo afora passasse a venerá-la em função de sua exclusividade e números superlativos, ainda que fosse uma moto que deixava em segundo plano elementos como o conforto e a capacidade de fazer curvas.

Na Europa surgiram algumas variações: Rocket III Classic (2006), Rocket III Tourer (2007), Rocket III Touring (2008) e Rocket III Roadster (2010), mas sempre recebendo alterações cosméticas.

Somente ano passado, após muitas especulações, finalmente a marca britânica tirou o véu que recobria seu segredo e revelou ao mundo a nova Rocket 3 R, agora, com o número grafado de forma cardinal e com o acréscimo da letra “R”, em alusão ao aumento de performance.

Legado respeitado

A moto recebeu não apenas um facelift, mas uma completa remodelação à altura de seu legado, permanecendo após todo este tempo, como a moto de maior capacidade cúbica já fabricada em série.

Totalmente redesenhada, a nova Rocket 3 R ganhou elementos contemporâneos que além de não macularem sua conhecida identidade do início dos anos 2000, conferiram à ela uma aparência moderna, revelando esmero em cada detalhe. É muito gratificante percorrer os olhos pelo seu corpão e tropeçar visualmente em itens como a tampa de válvulas adornada com o nome da moto em bege, as curvas do escape hidroformadas e com protetores aparafusados, a moldura do radiador, as mesas delicadamente curvas, as linhas do escape que terminam de forma agressiva em bocas suavemente abertas… Não podemos deixar de citar também a iluminação full LED, os cabos internalizados no guidão, o belo painel em TFT e as lindas rodas de liga-leve de 20 pontas, cuja traseira ganha volume não apenas pelo amplo pneu de 240 mm, mas principalmente, em virtude da balança monobraço que a destaca ao deixá-la desnuda. É demais!

Para melhorar sua dirigibilidade e buscar corrigir sua clara limitação em encarar curvas e viagens, os engenheiros da marca conceberam um novo quadro em alumínio, que além de deixar a moto 40 kg mais leve que sua versão anterior (-13%), tratou de privilegiar a concentração de massas, para deixá-la mais ágil e com uma pilotagem mais intuitiva e fluida.

Vem da Showa o set de suspensões que equipam a nova 3 R. Na frente há um garfo invertido de 47 mm de diâmetro, ajustável em compressão e retorno, enquanto que na traseira o monoamortecedor conta com três parâmetros de regulagem: pré-carga, compressão e retorno.

As freios são da grife Brembo e utilizam o que há de melhor dentro da marca: pinças monobloco M 4.30 Stylema, de 4 pistões de fixação radial, que acionam discos de 320 mm, e na traseira, outra pinça monobloco (4.32), também de 4 pistões e com disco de 300 mm. As rodas são de 17”na frente e 16”atrás, calçadas com pneus Avon Cobra Chrome  150 mm e 240 mm, respectivamente.

Usina revigorada

O motivo do acréscimo da sigla “R” ao nome está no motor, que também foi revigorado. Este tricilíndrico recebeu novo virabrequim, novo sistema de lubrificação – com um novo reservatório de óleo integrado – e novos contrabalanceiros. Agora ele apresenta 2.500 cm3, o que o faz entregar 167 cv a 6.000 rpm e, enquanto que o torque passou para 22,5 kgf.m a 4.000 rpm e ficou 18 kg mais leve e produzindo menos vibrações!

Para não judiar da mão esquerda do piloto, a Rocket 3 R conta com embreagem hidráulica assistida, que comanda o novo câmbio de 6 velocidades.

Como não poderia deixar de ser, a moto ganhou muita eletrônica embarcada para deixá-la mais amigável, segura e “domável”. Entre estes, encontram-se conexão Bluetooth com o painel através do app Triumph My Ride, ABS e controle de tração otimizados para curvas, 4 modos de pilotagem (Road, Rain, Sport e Rider), assistente de partida em subida, cruise control, chave presencial keyless, manoplas aquecidas e carregador de celular.

Lá fora a Rocket 3 R é vendida em duas versões: standard e a GT, que traz alguns elementos voltados à deixá-la mais apta para a estrada, mas aqui é vendida somente na versão standard, nas cores vermelha (Korosi Red) e preta (Phantom Black) e seu preço sugerido é de R$ 87.990, mas segundo a Triumph, este preço não é garantido para o próximo lote. Portanto, corre se quiser garantir a sua a um preço especial.