Aposta em motos de 350 cc pode ampliar a presença da Triumph em mercados emergentes, enquanto no Brasil as 400 cc já registram mais de 2.800 emplacamentos em 2025.
A Triumph Motorcycle prepara-se para introduzir uma nova linha de motocicletas de 350 cc no mercado indiano, prevista para os próximos seis a oito meses. A medida está relacionada às recentes alterações no imposto GST (Goods & Services Tax), que favorecem veículos com cilindradas abaixo de 350 cm³. Atualmente, seus modelos de 400 cc — como a Speed 400 e a Scrambler 400X — têm sofrido com tributação elevada no mercado indiano, o que pode tornar as versões de 350 cc uma alternativa viável para reduzir custos ao consumidor.

Por que o movimento para 350 cc
A nova linha de 350 cc da Triumph será construída com base no motor de 400 cc atual, mas com menor diâmetro de pistão para chegar aos 349 cm³ de cilindrada (acredita-se por lá que o motor receberia apenas um novo pistão de 83 mm de diâmetro, no lugar do atual de 89 mm). A expectativa é que, apesar da queda na potência máxima, haja ganhos em torque em baixas e médias rotações, o que favorece o uso urbano e a versatilidade em tráfego variado.
Além disso, com os modelos de 400 cc enfrentando aumento da tributação na Índia, a estratégia de oferecer modelos de 350 cc tem potencial para mitigar esse impacto e manter competitividade.

Possíveis impactos no Brasil
Embora ainda não haja confirmação de que a nova linha de 350 cc da Triumph chegará ao Brasil, o cenário brasileiro indica uma possível aceitação:
- Com expressivos emplacamentos dos modelos 400 cc, a marca já estabeleceu preço de entrada premium, qualidade percebida e rede de atendimento.
- Modelos de menor cilindrada tendem a sofrer menos com impostos elevados, tornando-se alternativas mais acessíveis a quem quer entrar em uma marca premium, mas ainda não tem punch financeiro para comprar uma moto de alta cilindrada, ou mesmo, quer rodar com a marca no dia a dia, mas com uma alternativa mais econômica, porém, sem deixar de lado o status.
Os números brasileiros mostram força dos modelos 400
Enquanto a Triumph se prepara para essa nova fase na Índia, no Brasil seus modelos de 400 cc já comprovam forte aceitação:
A Scrambler 400X acumulou 1.651 emplacamentos até agosto de 2025.
A Speed 400 registrou 1.203 emplacamentos no mesmo período.
A Triumph está num momento estratégico: entre adaptar produtos às novas regras fiscais na Índia (com a linha 350 cc) e capitalizar seu sucesso no Brasil com os modelos 400 cc. Os dados nacionais mostram que há mercado para motocicletas médias premium, e as versões com menor cilindrada da marca podem representar uma ponte importante para ampliar o alcance e oferecer preços mais competitivos, mas fica a pergunta: caberia também esta nova faixa de cilindrada no Brasil, ou só faz mesmo sentido na Índia?
Moto Adventure, a Revistra dos Melhroes Motociclistas.
Let’s go together!