Triumph-Speed-Triple-1200-RS-2021-é-lançada-na-Europa

Considerada a mais ágil e forte super naked jamais criada pela marca de Hinckley, nova Speed Triple 1200 RS vem ainda equipada com suspensões Ohlins, freios Brembo e muita eletrônica embarcada.

A Triumph anunciou esta semana a chegada da mais poderosa e rápida Speed ​​Triple jamais produzida. Fabricada para enfrentar a última safra de super nakeds europeias, a Speed ​​Triple 1200 RS foi totalmente repensada para buscar de volta seu lugar no trono da categoria.

Triumph-Speed-Triple-1200-RS-2021-é-lançada-na-Europa

Mudança é a tônica da nova Speed ​​Triple, mas em nenhum lugar isso é mais pronunciado do que no motor. A marca de Hinckley redesenhou completamente o propulsor, de forma que nem uma única peça foi transferida da geração anterior.

O diâmetro foi alargado consideravelmente (de 79 mm para 90 mm), enquanto o curso foi reduzido (de 71,4 mm para 60,8 mm), o que, juntamente com uma perda geral na massa giratória e melhorias no fluxo de gás tiradas das experiências da marca na Moto2, permitiu-lhes girar o motor mais alto do que antes.

O resultado é um aumento de 29,5 cv na potência, o que faz com que a Speed Triple 1200 RS 2021 entregue 177,5 cv a 10.750 rpm. O pico de torque também está mais alto, gerando agora 12,71 kgf.m a 9.000 rpm.

Junto com este novo motor está um chassi construído do zero, que segundo a Triumph tornou esta geração da Speed ​​Triple a de melhor manobrabilidade até agora, sem contar que a moto está 10kg mais leve que o modelo anterior, com o próprio quadro 17% mais leve que o antigo.

Isso, junto com o aumento de potência, contribuiu para um aumento de 26% na relação potência-peso. A distância entre-eixos permanece a mesma, embora com a nova caixa de câmbio, a Triumph tenha alongado o braço oscilante, o que contribui coma agilidade da moto.

Triumph-Speed-Triple-1200-RS-2021-é-lançada-na-Europa

Também houve mudanças na ergonomia: o guidão está 13 mm mais largo, para melhorar o controle, enquanto as pedaleiras foram deslocadas para dentro para ampliar a distância ao solo.

Como você pode esperar de uma super naked topo de linha, a 1200 RS vem com suspensão Öhlins top de linha, freios Brembo (idem), pneus Metzeler de alta performance e muita eletrônica embarcada.

Existem também confortos úteis, como iluminação full LED, controle de velocidade de cruzeiro e conectividade de smartphone como padrão. Esta é também a primeira Triumph completamente sem chave, então não há necessidade de uma chave para ligar a ignição, abrir a tampa do combustível ou definir a trava da direção.

Triumph-Speed-Triple-1200-RS-2021-é-lançada-na-Europa

A Speed ​​Triple 1200 RS chegará às concessionárias em março, ao preço de £ 15.100 (R$ 113.100, ao câmbio de 29/1/21) e até o momento do fechamento desta matéria, não havia qualquer manifestação da Triumph Motorcycles Brasil de comercializar esta versão por aqui.

Mas na sua opinião, esta moto, neste preço (vale lembrar que ainda seria necessário colocar neste preço os impostos brasileiros), dari certo por aqui? Por quê?

Deixe seus comentários e participe!

Let’s go together!