Nova Triumph Street Scrambler chega ao mercado com design ousado e inovações tecnológicas
TEXTO: GUILHERME DERRICO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Nos dias 11 e 12 de julho, a convite da Triumph Motorcycles, pudemos conhecer a nova Scrambler 1200 XE. Tivemos a oportunidade de aprender sobre a tecnologia embarcada na motocicleta, além de rodar com ela no asfalto e, também, em ambiente off-road. “Desde o primeiro contato com a moto, fiquei preocupado com a possibilidade de não me dar bem, tendo em vista a minha baixa estatura para encarar um veículo visualmente alto. Para minha alegria, me enganei: foi só sentar na máquina para perceber que ela tem uma ótima ergonomia e não seria difícil de domá-la. O visual desse modelo nos remete às motocicletas dos anos 1960. A Scrambler é bem similar à família Bonneville e conta com muita tecnologia embarcada”, diz o jornalista Laertes Torrens Filho.
Agora, a motocicleta vem equipada com o motor Bonneville de 1200 cc, que eleva sua capacidade no off-road. Desenvolvido especialmente para a Scrambler, este motor 1200 fornece 90 cv (a 7.400 rpm). Além disso, foi ajustado para fornecer alto torque em condições off-road e redução de marcha em toda a faixa intermediária, com torque máximo de 110 Nm (a 3.950 rpm). O modelo chega às concessionárias com preço de R$ 59.990,00. A nova linha Street Scrambler 1200 tem dupla finalidade: pode ser utilizada tanto no dia a dia (em pistas de asfalto) como no ambiente fora de estrada.
“Começamos o teste na estrada asfaltada e, logo de início, constatamos que o projeto foi muito bem executado, dando total segurança ao condutor. A ciclística é perfeita e, devido à altura, é possível inclinar bem nas curvas sem raspar as pedaleiras no chão. Em relação às turbulências causadas em maior velocidade, pelo fato desta moto ser uma legítima Scrambler, o proprietário pode adquirir o acessório (bolha), que é oferecido pela marca e, assim, resolverá esse tipo de problema, que é a melhoria da penetração aerodinâmica”, enfatiza Laertes.
TECNOLOGIA
O motor Scrambler 1200 oferece o sistema de aceleração ride-by-wire, bem como um sistema de refrigeração, que proporciona um maior desempenho e mais economia. A motocicleta apresenta instrumentos TFT coloridos de última geração, com um design exclusivo e dois temas para o layout de informações que podem ser personalizados. Isso inclui um recurso totalmente novo, que permite ao piloto atualizar a mensagem da tela inicial com seu nome, e mais seis modos de pilotagem. Como item de série, os freios ABS são otimizados para o acionamento em curvas. Isto mantém o melhor desempenho de frenagem, não importando o ângulo de inclinação. A Scrambler 1200 XE também possui o Controle de Tração Otimizado para Curvas como padrão, que adapta automaticamente o nível do controle de tração, dependendo das condições de pilotagem.
“A segunda parte do teste foi realizada na terra, e foi só alegria! Descobri o ‘E’ da nomenclatura desse modelo, que significa “Extreme”. A ajuda eletrônica, somada às excelentes suspensões, contando com amortecedores Öhlins na dianteira e na traseira, proporciona muita segurança àqueles que gostam de performance no off-road. Já que a moto tem uma boa altura livre do solo, não precisei apoiar meus pés no chão e me senti muito satisfeito com a proposta da máquina”.
MAIS DETAHES
Uma Unidade de Medição Inercial (IMU) avançada, desenvolvida em parceria com a Continental, suporta a função ideal dos freios ABS otimizados para curvas e o controle de tração da Scrambler 1200 XE. Isso exige medições constantes de taxas de rolagem, inclinação, guinada, ângulo de inclinação e aceleração, respondendo com recursos de segurança ativos adequados. A nova Scrambler 1200 vem equipada com iluminação completa em LED, incluindo farol de cinco polegadas, lanterna traseira com novos detalhes de opacidade difusa e indicadores de direção. O farol também incorpora a tecnologia Faróis de Rodagem Diurna LED, que oferece maior visibilidade.
Os interruptores são iluminados por LEDs alojados dentro dos seus punhos, o que melhora a interação do piloto e aprimora o controle, além de proporcionar um brilho suave em todas as condições de iluminação. O sistema ride-by-wire foi projetado para reduzir o esforço do piloto sobre a alavanca da embreagem, tornando-a mais leve. Com isso, a pilotagem fica mais fácil, especialmente nas longas viagens. O sistema de ignição sem chave é instalado de série. Ele reconhece a proximidade do sensor sem chave e, então, ativa a ignição pelo painel de interruptores, montado no botão de partida. Há, também, a possibilidade de desativar a função de transmissão sem fio das chaves tocando em um botão, para segurança ainda maior.
As manoplas aquecidas também são instaladas como padrão na Scrambler 1200 XE. Elas são integradas com um botão na manopla esquerda, proporcionando maior conforto ao piloto, com dois modos de funcionamento. A moto conta com controle de velocidade de cruzeiro eletrônico. É um sistema com botão único, instalado no cubo de interruptores esquerdo. Esse recurso pode ser acessado facilmente durante a pilotagem, com o máximo de conveniência e segurança. A moto oferece uma entrada USB de 5V para o carregamento de equipamentos eletrônicos pessoais.
“Minha dica para aqueles que utilizam bastante as estradas de terra é: coloquem pneus com cravos nesta moto. Fazendo isso, com certeza, o piloto poderá aproveitar tudo o que há de melhor no off-road”, conclui Laertes.
PARCERIA
Em parceria com a Öhlins, além de um novo chassi, a Scrambler 1200 XE foi desenvolvida para fornecer uma capacidade “Classic” e “Adventure” de dupla finalidade. A moto oferece novas unidades de suspensão traseira Öhlins, totalmente ajustáveis, que fornecem capacidade de suspensão e curso da roda, para proporcionar um melhor ajuste no off-road. A motocicleta conta com um curso de roda de 250 mm e vem equipada com reservatórios piggy-back. A máquina apresenta um novo braço oscilante de alumínio de curso longo. Entre as principais inovações de engenharia de alta especificação estão as pinças de freio monobloco radiais Brembo M50 Premium, controles de pedal dobráveis e ajustáveis, pneus sem câmara e roda dianteira raiada de 21”.
“A suspensão Öhlins de mola dupla da nova Scrambler 1200 XE combina uma nova tecnologia com a inspiração dos recursos do Motocross dos anos 1970, com o objetivo de entregar alto desempenho e capacidade de longo curso ao conjunto. Nossa equipe de testes ficou impressionada com o desempenho das novas Scramblers 1200 e considerou sua capacidade off-road amplamente maior do que muitas outras motocicletas testadas”, explica Emil Åberg, gerente de Key Accounts – MC OEM, da Öhlins.
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