norton-motorcycles-norton-commando-961-Cafe-Racer-MKII.jpg

Marca britânica havia entrado com pedido de falência e estava envolvida em suspeitas de fraudes em fundos de pensão

A Norton é uma antiga marca britânica que assim como ficou famosa por suas motocicletas, também o fez por suas reviravoltas econômicas. Nas últimas duas décadas, a empresa passou por uma montanha-russa, apresentando sinais de recuperação, anúncios de retomada e de lançamentos de novidades, retorno ao TT da Ilha de Man, envolvimento em supostas irregularidades em fundos de pensão…

O australiano David Johnson cercado pela equipe que participou em 2016 do TT da Ilha de Man. Divulgação

O fato é que mais uma vez, essa novela acabou terminando de uma maneira inusitada, afinal, quando todos acreditavam que a marca mais uma vez cairia no limbo do fracasso, veio uma salvação de onde não se esperava: da China!

É que o grupo TVS (que aqui no Brasil é parceiro da Dafra) arrematou a compra da Norton por 16 milhões de libras, o que dá algo em torno dos R$ 105 milhões.

Este valor supera em 2 milhões de libras a dívida que a empresa carregava, entretanto, não cobre os outros 14 milhões de libras da capivara que a Norton carregava em relação ao tombo nos fundos de pensão.

“Este é um momento grandioso para nós da TVS Motor Company. A Norton é uma marca britânica tradicional e admirada no mundo todo, oferecendo uma enorme oportunidade para nosso crescimento global. A marca possuiu uma linha de produtos empolgante e que nos permite atender aos desejos de motociclistas em todo o mundo. Vamos dar o nosso melhor para que a Norton recupere o prestígio no cenário motociclístico”, afirmou Sudarshan Venu, diretor da TVS Motor Company.

Segundo o executivo, a marca vai trabalhar para manter a identidade da Norton e de suas motocicletas, de modo a fazer com que a marca volte a seus dias de glória, esperando crescer em escala global nos próximos anos.

Enfim, é esperar para ver o que o tempo nos mostra.

E você, curte as motos da Norton? Qual modelo que mais chama a tua atenção? Conta pra gente!

Let’s together!