Aproveite o funcionamento ininterrupto do Metrô e dos trens da CPTM e deixe o carro em casa

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

#FocaNoTrânsito

Vai aproveitar os shows da Virada Cultural? No fim de semana em que centenas de atrações culturais estarão espalhadas pela cidade de São Paulo, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta os cidadãos sobre a importância de deixar o carro em casa e se divertir com segurança, sem misturar bebida e direção.

Hoje, das 11 às 14h, o mascote da campanha #FocaNoTrânsito, realizada pelo Detran.SP durante o Maio Amarelo, vai estar na estação Sé do Metrô para interagir com os usuários e lembrar que os serviços do Metrô e da CPTM vão funcionar de forma ininterrupta durante o evento, que acontece em diferentes partes da cidade entre as 18h de sábado (20) e as 18h de domingo (21).

VEJA TAMBÉM: Detran.SP alerta sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool.

Seja para quem vai ao Sambódromo do Anhembi, Chácara do Jockey ou curtir as atrações espalhadas pelas ruas da cidade, a dica é a mesma: se beber, não dirija. O alerta é sempre válido: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de substâncias alcoólicas antes de dirigir é um fator que pode ser associado diretamente ao envolvimento em acidentes de trânsito.

Não tem desculpa para não deixar o carro em casa. Durante todo o fim de semana, com exceção da Linha 15-Prata, as linhas operadas pelo Metrô irão funcionar sem pausas. A Linha 4-Amarela também adotará a medida. Com exceção de Luz e República, todas as estações estarão abertas durante a madrugada.

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), os trens circularão sem interrupção das 4h de sábado até a 00h de domingo, com 30 minutos de intervalo. Todas as estações permanecerão abertas para o desembarque. Os cidadãos poderão fazer a integração com o Metrô nas estações Luz, Palmeiras-Barra Funda, Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás, Tamanduateí, Santo Amaro e Pinheiros.

“O ser humano não deve ser o problema, mas a solução. Juntos, podemos tornar nossas ruas e estradas mais humanas e seguras”, diz Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Quem preferir também pode utilizar os serviços de táxi e motoristas de aplicativos à disposição em toda a cidade.

VEJA TAMBÉM: Abraciclo, Prefeitura Municipal de São Paulo e CET firmam parceria em prol da segurança do motociclista.

VEJA TAMBÉM: Esclarecimento: uso dos Baús precisam de CSV apenas em casos de motofrete.