A estrela italiana vai competir pela equipe BMW M Team WRT, ao lado do belga Maxime Martin e do brasileiro Augusto Farfus.
O esquadrão de pilotos da BMW M para a temporada de 2023 está ganhando um conhecido 21º membro. Valentino Rossi (ITA) e a BMW M Motorsport concordaram em um compromisso de trabalho que vai além das aparições em corridas com o BMW M Team WRT anunciado na semana passada.
O nove vezes campeão mundial de motociclismo, que encerrou sua longa e bem-sucedida carreira em duas rodas no final de 2021, deve disputar o Fanatec GT World Challenge Europe no BMW M4 GT3 a seguir ano – e também estará disponível para outras corridas e testes em carros de corrida BMW M Motorsport.
“Valentino Rossi dispensa apresentações. Como um dos motociclistas de maior sucesso de todos os tempos, ele fez história. Seus sucessos nas pistas e sua personalidade fizeram dele uma lenda viva”, disse Andreas Roos, chefe da BMW M Motorsport. “Mas Valentino provou que também é um excelente piloto nas quatro rodas. Ele mostrou que o automobilismo se tornou sua segunda casa e traz toda a sua paixão, habilidades e comprometimento para este novo capítulo de sua carreira. É fantástico que Valentino se junte à nossa família BMW M Motorsport como novo piloto oficial no próximo ano. Estamos ansiosos para trabalhar juntos – bem-vindos a bordo da Vale!”
“Estou muito orgulhoso de me tornar um piloto oficial da BMW M Works e é uma grande oportunidade”, disse Rossi. E estou muito feliz que a equipe WRT tenha escolhido a BMW M Motorsport como nova parceira. Já tive a chance de testar o BMW M4 GT3 duas vezes e a sensação com o carro é muito boa. Acho que poderemos ser competitivos na próxima temporada. Além disso, a BMW M Motorsport me deu a oportunidade de correr com dois pilotos muito fortes no próximo ano, Maxime Martin e (o brasileiro) Augusto Farfus. Ainda tenho muito a aprender e melhorar, mas espero estar à altura e rápido o suficiente para lutar durante os fins de semana de corrida.”
Rossi celebrou o seu primeiro título mundial nas 125cc em 1997. Seguiu-se com o título nas 250cc dois anos depois. Ele foi promovido à categoria mais alta – as 500, na época – em 2000, onde se sagrou campeão mundial em 2001. Esta categoria foi substituída pela MotoGP no ano seguinte, e Rossi continuou sendo a medida de todas as coisas. Em 2005, ele havia adicionado mais quatro títulos do campeonato mundial à sua coleção, com os títulos número oito e nove seguintes em 2008 e 2009. Rossi continuou a lutar pelo título do campeonato mundial regularmente depois disso. ‘The Doctor’ também está há muito comprometido com o desenvolvimento dos jovens com sua VR46 Rider Academy – uma ‘escola’ que ajuda jovens pilotos italianos com o objetivo de trazê-los para a MotoGP.
Rossi também participou de testes em vários carros de corrida desde o início – incluindo uma Ferrari de Fórmula 1 e uma Mercedes. Também houve largadas no rali de Monza (ITA) em 2009, bem como duas corridas no Campeonato Mundial de Rali, uma em 2006 na Nova Zelândia e outra em 2009 no País de Gales. Em 2019, Rossi disputou uma prova de enduro em Abu Dhabi (EAU). Depois de se aposentar do motociclismo ativo após o final da temporada em 2021, Rossi embarcou em um novo capítulo do automobilismo. Ele disputou o GT World Challenge Europe com a equipe WRT na temporada de 2022.
O novo ano o verá competir naquela série de corridas e no clássico de resistência em Bathurst (AUS) ao lado de seus colegas pilotos da BMW M Maxime Martin (BEL) e Augusto Farfus (BRA). Seu status como piloto de fábrica também lhe dá muitas outras opções. Além de seus atuais compromissos fixos, Rossi poderá fazer mais corridas e testes em vários carros de corrida BMW M Motorsport. O piloto de 43 anos também terá a oportunidade de representar a BMW M Motorsport. Os detalhes serão anunciados em uma data posterior.
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