TEXTO E FOTOS: FÁBIO AMORIM SOARES

Por cerca de 800 anos os Mouros estiveram na Península Ibérica. Criaram seus reinos e impuseram sua cultura, ergueram magníficos palácios e castelos fortificados, chamados Alcázar. Mas essa convivência nunca foi pacífica. Os Cavaleiros Templários foram seus grandes adversários nessa “guerra santa”.

Nesse clima de conquistas a TEMPLAR RIDES MOTO TOURS criou um roteiro batizado de “Ruta de Los Moros”, que vai levar o motociclista a conhecer nos dias 03 a 14 de junho alguns dos locais mais espetaculares desta disputa secular. Uma viagem no tempo por estradas 100% asfaltadas, serras com paisagens inesquecíveis e muita beleza natural.

A conquista começa a partir da região de nascimento dos Cavaleiros Templários em Portugal, a cidade do Porto, e seguirá rumo ao pequeno “pueblo” medieval de Alcântara, na Espanha, à beira do Río Tajo (Tejo em espanhol), com sua ponte construída por ordem do Imperador Trajano no século II d.C. Ainda hoje circulam por ela carros e caminhões. Depois será a vez de conhecer Córdoba, que foi a capital da província romana da “Hispania Ulterior”. Mil anos depois estaria em mãos muçulmanas, tornando-se sede de província do Califado.

Sentindo o aroma das oliveiras presente em todo o percurso (sim as estradas da “Andalucía” cheiram oliveiras) Granada, principal reino Mouro e seu Palácio esplendoroso – Alhambra, será o próximo destino. Atravessando montanhas e vales, Sevilha será conquistada. Calor do sol e calor humano são suas características. A Plaza de España e o Real Alcázar são imperdíveis! Só conhecendo para entender.

Ainda sob o aroma das oliveiras, a expedição chegará à cidade Romana Augusta Emerita, a atual espanhola Mérida. Templo de Diana, anfiteatro Romano, aqueduto. Um museu a céu aberto! Voltando aos domínios Templários pela Serra de São Mamede, a milenar Coimbra será explorada. Libertada dos Mouros em 1064, anos depois tornou-se a primeira capital do reino de Portugal com o apoio militar dos Monges Guerreiros. É onde está sepultado D. Alfonso Henriques, seu primeiro Rei. Chamada “Cidade dos Doutores”, sede de uma das mais antigas universidades do mundo, Universidade de Coimbra, fundada no ano de 1220.

De volta à cidade do Porto, fechando a expedição, Guimarães!! Considerada o local de nascimento de Portugal. Seu Castelo (séc. X) e Paço dos Duques (séc. XV), além de suas vielas medievais, são as grandes atrações. Serão 12 dias de viagem por cerca de 1.800 quilômetros com motos BMW alugadas pela Hertz Ride.

Mais informações podem ser obtidas em:

www.templarides.com ou facebook @templarrides

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here