Desafios na terra: Pilotando por Amparo (SP)

Muita lama, erosão, fortes aclives e declives esperam por você em Amparo (SP)

Texto: Egon Jenckel
Fotos: Trinity Ronzella

Localizada a 674 metros de altitude, com área urbana com 3.500 hectares e área rural de 41.058 hectares, Amparo é uma cidade do interior paulista distante 125 km da capital e 70 km de Campinas (SP). Independente do seu ponto de origem, os caminhos que levam até Amparo seguem por boas estradas, como, por exemplo, as rodovias SP-95, SP-352 e SP-360, que são bastante conhecidas dos motociclistas paulistas, que as buscam principalmente nos finais de semana, quando se dirigirem para famosos “points” motociclísticos, como Serra Negra, Morungaba, Monte Alegre do Sul ou Jaguariúna. Além das boas estradas e do prazer de pilotar por estas pistas, quem vai para Amparo terá boas surpresas e poderá passear por suas ruas e praças. Será uma oportunidade de conviver, a um só tempo, com o presente e o passado, já que a cidade conta com 535 prédios históricos listados pelo Condephaat. E isso é tão presente na cidade que Amparo também é conhecida como a Capital Histórica do Circuito das Águas.

DESCUBRA AMPARO

Ao chegar à cidade vale a pena rodar calmamente por seu centro histórico para admirar sua rica arquitetura. Dê uma parada para um bate-papo num café ou então descanse sob a sombra de uma árvore. Fora da área urbana, surgem belas fazendas, perfeitas para quem quer conhecer um pouco mais da nossa história, ou simplesmente curtir um belo passeio rural.

Uma das que oferecem opções de passeio é a Atalaia, que alia cultura, ecologia e gastronomia, oferecendo ao visitante um belo cenário do turismo rural do município. Por lá é possível participar da ordenha de vacas leiteiras, alimentar os animais, conhecer o processo de beneficiamento do café e fazer uma caminhada passando por plantações, mata nativa, casas de pedra e pelo antigo leito da estrada de ferro da Companhia Mogiana.

Destaque, também, para a Fazenda São Sebastião, na qual foram gravados programas de televisão, como a novela “Os Imigrantes”, produzida pela TV Bandeirantes nos anos 1980. Outro lugar interessante é a Fazenda Engenho das Palmeiras, que já serviu de cenário para as gravações da novela “O Rei do Gado”, da TV Globo. Com belíssimas pinturas do início do século XX nas paredes internas e nos tetos da casa sede, a Engenho das Palmeiras é a única fazenda local na qual funcionou um antigo engenho de cana de açúcar. No interior de sua sede encontram-se móveis, lustres e outros objetos da época áurea do ciclo do café. Mas, se você curte off-road e muita adrenalina, o melhor caminho a seguir é para a estrada que liga Amparo a Itapira e procurar a Fazenda Palmeirinha, que fica no bairro Pantaleão e, ali, conhecer o Rancho dos Amigos, principal ponto de eventos off-road da região.

RANCHO DOS AMIGOS

O lugar oferece infraestrutura com restaurante, estacionamento e, o melhor de tudo: várias opções de trilhas para quadris, motos e jipes. Desta forma, nos finais de semana o lugar recebe trilheiros de várias cidades que ali chegam em busca de desafios e diversão. E, como o relevo da região é muito acidentado, caracterizado por longos aclives e declives, trechos percorridos por dentro d’água, atoleiros, muitas pedras e travessias de matas, fica fácil imaginar a diversão que o aguarda.

TODAS AS TRIBOS

Além da adrenalina e dos desafios das trilhas, outro aspecto bacana do Rancho dos Amigos é a confraternização dos diferentes grupos de off-roaders que ali se encontram. Desta forma, além de dicas sobre trilhas, os pilotos sempre trocam informações sobre como é pilotar uma moto no meio do barro, ou então um jipe, um quadri ou um UTV. Destas conversas sempre surgem novas amizades e até mesmo passeios que mesclam esses diferentes veículos nas trilhas. Exemplo disso foram os mais de 50 pilotos e seus quadris e UTVs que recentemente ali se encontraram a convite da concessionária Can-Am Posto 6, de Campinas. No dia deste encontro, logo cedo os quadris começaram a dar vida ao Rancho dos Amigos. Após o café da manhã e o briefing da trilha, todos partiram para encarar os desafios do lugar.

Como as trilhas ficam próximas à recepção do rancho, em alguns minutos todos estavam literalmente na lama. Nesse dia, para se ter uma ideia, o grupo rodou aproximadamente quatro horas e percorreu em torno de 20 km. Isso, evidentemente, por causa dos diferentes tipos de terrenos e as dificuldades que estes impuseram. Um outro ponto a favor foi a velocidade, que se manteve baixa durante todo o trajeto, minimizando, assim, riscos desnecessários. Isso sem falar que esse evento da Can-Am oferece guias especializados durante todo o percurso. E, como o lugar é feito sob medida para o off-road, em muitos trechos surgem vias alternativas e assim é possível contornar determinados obstáculos. Isso torna as trilhas mais acessíveis a pilotos de todos os níveis.

Para melhorar a coisa, pelos caminhos surgem diversos trechos de travessia de água, das mais rasas às mais fundas, com fundo de pedras, em areia ou com lama. Neste cenário, não faltaram boas risadas, principalmente quando alguém se enroscava numa erosão ou tomava um banho de lama num atoleiro. A adrenalina correu solta ao longo das quatro horas do passeio e os pilotos puderam colocar seus quadris à prova e assim provar toda resistência e prazer que estas incríveis máquinas proporcionam. Ao final da trilha a galera pode ainda curtir um almoço e trocar fotos, experiências e também combinar a participação em outras trilhas do Can-Am Adventure Tours, programa da marca canadense que tem ampla agenda de trilhas a bordo de quadriciclos por todo Brasil.

SERVIÇOS

Rancho dos Amigos (19) 3807-5426.

Fazenda Palmeirinha, Bairro Pantaleão, Amparo (SP)

Posto 6 Campinas (19) 3324-7525.

Concessionária Can-Am em Campinas (SP)

Rua Bento de Arruda Camargo, 290, Jardim Santana, Campinas (SP)

www.posto6.com.br

 

*Matéria publicada na edição #167 da revista Moto Adventure.

DEIXE UMA RESPOSTA