Tour pela metrópole: Passeio de moto pela capital de São Paulo

Fazer um passeio de moto pela capital paulista pode ser muito mais prazeroso do que você imagina

Texto e fotos: Cleber Grafietti

“Vamos fugir de São Paulo”, é o que muitos paulistanos dizem quando estão exaustos dos engarrafamentos diários da maior cidade do Brasil. Assim, muitos procuram as estradas. No entanto, existem inúmeras opções de lazer na capital paulista que são excelente alternativa para quem quer curtir e aproveitar a cidade. Seja de moto, bike, a pé, de ônibus ou metrô. E para os motociclistas existem lugares temáticos bastante interessantes.

PELA CIDADE

Uma boa dica é aproveitar São Paulo num domingo logo cedo, quando a cidade ainda está quieta e calma.

A cidade é conhecida por sua diversidade cultural e inúmeras opções de entretenimento, e passear por São Paulo pode te levar a conhecer a história da cidade desde seu surgimento, as principais igrejas, praças e imponentes edifícios, passando por centros culturais, esportivos e parques. E, como sempre, interagir com a cena gastronômica efervescente da capital com ótimos cafés, bares e restaurantes.

Um excelente ponto de partida é o Pátio do Colégio, onde tudo começou com a fundação da cidade, em 25 de janeiro de 1554. Ali você apreciará objetos pertencentes ao jesuíta José de Anchieta, obras sacras, objetos indígenas e poderá assistir à missa na Igreja São José de Anchieta, que se passou a se chamar assim após a canonização do jesuíta pelo Papa Francisco, em 2014. Para completar a visita, o “Pateo” conta com um café, onde é possível embriagar-se com o silêncio.

UM POUCO MAIS

Continuando o passeio, siga um pouco mais pela tradicional Rua Boa Vista até chegar ao Mosteiro de São Bento, que também iniciou sua história há mais de 400 anos. Uma boa pedida é assistir no domingo à missa com canto gregoriano e órgão às 10h00 e depois passar na lojinha com pães produzidos pelos próprios monges.

Depois, deixe a moto de lado e vá caminhando até o calçadão da Rua XV de Novembro. Aproveite para conhecer a Bovespa sem aquela agitação diária do pregão. Olhe para o alto e veja o arranha- céu “Banespão” que em seu topo oferece uma das melhores vistas da cidade. Pena que as visitas só podem ocorrer durante a semana. Visite o Vale do Anhangabaú logo abaixo, e para finalizar, voltando para o mosteiro, olhe à sua esquerda e não perca a oportunidade de sacar aquela foto do famoso Viaduto do Chá.

Depois vá conhecer o Teatro Municipal. E que tal visitar o Mercado Municipal? Comer o tradicional sanduíche de mortadela ou pastel de bacalhau?

Para quem está no Mercadão não custa nada dar um pulo na Estação Júlio Prestes, Estação da Luz e Pinacoteca do Estado, todos estes bem próximos. Se estiver com mais tempo aproveite para entrar e interagir com estas edificações históricas. Na estação Júlio Prestes surge a Sala São Paulo com frequentes espetáculos de música erudita. Na Estação da Luz é possível pegar um trem turístico com passeios de um dia todo, visitar o Museu da Língua Portuguesa e ali o lado ir até a Pinacoteca e ao Jardim da Luz, com seus mais de 100 anos.

AGITO SEM FIM

Esses tours acima citados são apenas um aperitivos dos passeios possíveis na capital paulista.

E como são inúmeras as opções nossa dica é você também conhecer a Rua General Osório, conhecida como a “Rua das Motos”, no centro da cidade, e lugar de dezenas de lojas de motocicletas e acessórios. Por ali fica também o Shopping Moto & Aventura, com inúmeras lojas de acessórios para a moto e o motociclista.

Feito isso, aproveite para descontrair e estique o passeio em algum dos bares temáticos da cidade. A começar pelo novo mega-espaço do Johnny Wash, na Vila Olímpia, com um bar completo, shows, DJ’s, boutique, customização e um espaço dedicado à arte com exposição permanente. Ou no Steel Drinks, em Moema, com discotecagem rock, blues e jazz com o DJ Indio Blues, além de bandas ao vivo às sextas e domingos. A casa serve, todas as quintas, um prato de massa e aos sábados a tradicional feijoada.

E no tradicional bairro da Mooca dê uma chegada ao Rock Bikers, com seus pratos inusitados, como as 360 gramas do hambúrguer HD Fat Boy ou o aperitivo Janis Joplin com pimentas jalapeñas recheadas com carne, cheddar e frango.

Mas lembre-se: motociclismo e álcool não se misturam. Aproveite a onda da cerveja sem álcool, bons sucos e viva essa experiência. Curta São Paulo e bom divertimento!

SERVIÇOS

Rock Bikers (11) 2667-0302

Rua Guaimbé, 206, Mooca, São Paulo (SP)

www.rockbikers.com.br

Johnny Wash (11) 3054-2323

Rua Gomes de Carvalho, 815, Vila Olímpia, São Paulo (SP)

www.johnniewash.com.br

Steel Bar (11) 99952-9929

Alameda dos Jurupis, 1.796, Moema, São Paulo (SP)

www.facebook.com/steeldreamsbarelavagem

*Matéria publicada na edição #178 da revista Moto Adventure.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA