https://www.rideapart.com/news/704091/benelli-tornado-400-coming-soon-europe/

Esportiva equipada com motor bicilíndrico de 399 cc desenvolve 47,6 cv de potência e traz painel em TFT com conexão Bluetooth.

Parece que a Benelli não tem escassez de novos modelos para lançar no mercado. Somente na EICMA 2023 , a marca italiana de propriedade chinesa revelou um número esmagador de motos com lançamento previsto para o mercado global. Afinal, a Benelli é propriedade da Qianjiang Motors, um dos maiores fabricantes chineses de motocicletas, e holding que controla empresas como Keeway, QJ Motor e MBP.

https://www.rideapart.com/news/704091/benelli-tornado-400-coming-soon-europe/

Pouco depois de apresentar uma série de novos modelos no final do ano passado, a Benelli já anunciou a disponibilidade de alguns deles, mais especificamente, a Tornado 400, que deverá estar à venda na Europa no primeiro semestre de 2024. A Tornado 400 é a filha do meio do trio de motos esportivas lançadas na EICMA 2023, todas movidas por motores bicilíndricos. Ela claramente quer assumir a safra de motos esportivas de dois cilindros já em circulação, como a Kawasaki Ninja 400 (atualizada para a Ninja 500), CFMoto 450 SR (450SS nos EUA), Honda CBR500R e Yamaha YZF-R3 .

Para referência, a Benelli Tornado 400 foi lançada anteriormente no mercado chinês sob o nome de Tornado 402. Ela foi ligeiramente atualizada para atender aos regulamentos europeus, mais especificamente, para atender aos titulares de licença A2 que desejam evoluir para uma moto maior a partir de suas máquinas para iniciantes com restrição A1. 

https://www.rideapart.com/news/704091/benelli-tornado-400-coming-soon-europe/

A Tornado 400 está equipada com um motor bicilíndrico paralelo de 399 cc, com refrigeração líquida e injeção de combustível, aprovado pela Euro 5, e com comando de válvulas duplo no cabeçote (DOHC). Este motor produz 47,6 cavalos de potência – o limite da categoria A2. A potência é enviada para a roda traseira através de uma caixa manual de seis velocidades.

Este motor está alojado em uma estrutura tubular de aço completa com um sofisticado braço oscilante unilateral. Quanto à suspensão, a Benelli conta com um garfo dianteiro invertido com tubos internos de 37 milímetros e um monoamortecedor traseiro equipado com link. As tarefas de frenagem são realizadas por pinças flutuantes Nissin de nível básico montadas axialmente no garfo dianteiro e freio a disco na traseira com pinça de pistão único.

https://www.rideapart.com/news/704091/benelli-tornado-400-coming-soon-europe/

Com uma capacidade de combustível de 14,8 litros, esperamos um peso em ordem de marcha de cerca de 172 kg, o que é bastante leve e acessível. Além disso, temos iluminação totalmente LED, um display TFT colorido com cinco polegadas, emparelhamento de smartphone Bluetooth, carregamento por USB e até um sofisticado sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Conforme mencionado anteriormente, espera-se que a Benelli lance a nova Tornado 400 na Europa no primeiro semestre de 2024, mas até o momento, o preço por lá não foi revelado

https://www.rideapart.com/news/704091/benelli-tornado-400-coming-soon-europe/

No Brasil

A Benelli é uma marca que já teve algumas de suas motos vendidas no Brasil. Em 2009 a marca era representada por aqui pelo Grupo Izzo, que comercializava os modelos TNT 1130 Café Racer, TNT 899 S, TNT 899, TRE 1130 K e TRE 1130 K Amazonas, mas infelizmente, a empresa quebrou. Posteriormente, outro grupo ainda chegou a tentar vender alguns modelos por aqui mas a operação fracassou.

Quem sabe, num futuro próximo, possamos novamente contar com a Benelli por aqui.

Você acha que este modelo venderia bem por aqui? Deixe nos comentários!

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!

Fonte: RideApart