Wordwide Psychos
Wordwide Psychos

Motociclistas Solidários do Egito atuam em conjunto com outras entidades ligadas ao universo das duas rodas para, com isso, ajudar a quem precisa

Texto: Cláudia Terra
Fotos: Wordwide Psychos Egypt

 

WorldWide Psychos

A WorldWide Psychos é uma associação internacional sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos, que está presente em vários países e presta ajuda humanitária com recursos financeiros vindos de doações. É um grupo para pessoas que estão dispostas a doar seu tempo e dinheiro para prestar assistência direta aos necessitados. Os membros da Psychos estão associados com várias organizações ao redor do mundo para promover o bem global. Entre as organizações e pessoas associadas estão: surfistas, patinadores, artistas, rappers, MMA Fighters, hunters, pescadores, motociclistas, designers gráficos, modelos, atores e até mesmo Tractor Pull Race Car Driverse e outros setores. A Worldwide Psychos recebe financiamentos das empresas parceiras como PWW Cares, Inc. PWW Cares e Inc, para apoiar as atividades de caridade do grupo.

No Egito, a Wordwide Psychos Egypt Chapter está sediada no Cairo, e é representada, em sua maioria, por motociclistas. Eles são um grupo de pouco mais de 10 integrantes que se uniram pela causa humanitária e, em suas atividades, tem apoio de vários moto clubes. Usam o logo do Psychos de um brasão no estilo de moto clube que, em primeiro momento, parece ser mais um moto grupo como qualquer outro. Mas, a realidade é que o Psychos é um grupo que segue as regras mundiais da associação Psychos, ou seja, não segue a regras de moto grupos. Eles realizam várias atividades humanitárias junto com moto clubes que se identificam com a sua causa. “A causa do Psychos não está relacionada às motos, mas é eficiente unir as atividades, como juntar os passeios de motociclistas com eventos de ajuda humanitária”, explica Omar Korein, presidente e fundador do Psychos no Egito.

Omar é motociclista por paixão e por profissão. Sempre esteve conectado ao universo das duas rodas. “Eu não sei como tudo isso começou. Trabalhei durante o ensino médio para fazer uma bicicleta. Meu primeiro computador estava cheio de fundos de tela com motos. Quando eu tinha 6 anos de idade, lembro-me do meu vizinho me pegar e me fazer segurar o acelerador de uma motocicleta. Bem, se alguém continuasse perguntando o quão grande é para mim o motociclismo,  penso que  a minha resposta será: tão grande quanto eu acredito em Deus, tão simples como eu estou respirando”, diz Omar.

Ele sempre pensa em fazer algo inovador pelo motociclismo e, para isso, está com projetos inovadores de serviços para os motociclistas egípcios, sendo que, um desses serviços será disponibilizado em breve. Além disso, tem grande disposição para ajudar as pessoas, por isso levou o Worldwide Psychos para o Egito. Nas palavras de Omar: “Ser diferente na sociedade circundante não significa que não podemos usar nossa singularidade para colocar sorrisos no rosto de todos”.

Wordwide Psychos
Wordwide Psychos

Equipe unida

Na dedicada equipe do Psychos no Egito, além de membros de moto grupos e motociclistas independentes, está a coordenadora de eventos Rana Hanza, que também é esposa do presidente Omar. Motociclista, fotógrafa e uma pessoa com uma energia super positiva, com grande espírito humanitário. Ela está sempre à frente na organização dos eventos do Psychos. “Temos muitos eventos como doação de alimentos para os pobres, doação de sangue e doações para tratamentos contra o câncer. Também temos muitas mulheres que apoiam a campanha contra o câncer de mama. Além disso, se algum dos moto grupos faz um evento, todos os outros grupos se juntam e apoiam. E em todos os nossos eventos, nos reunimos em um ponto de encontro para rodar de moto em comboio pelas ruas no Cairo. Às vezes, no local em que nos reunimos, há música de fundo para obter uma atmosfera, mas não shows altos ou grandes eventos musicais. Cada evento está configurado de acordo com a causa e o ambiente. Exemplo: Se realizamos  uma reunião onde não há causas sensíveis em torno de nós, temos DJ  fazendo música ao vivo. Em outros, tocamos música infantil. Se o ambiente for  sensível, não temos música, especialmente se fizermos eventos para idosos em lares de idosos, pois eles gostam mais de conversarem ou ler . Mas, aqui  no Cairo, temos alguns pontos como cafés com música, onde nos reunimos sempre para conversar com os amigos ou celebrarmos o aniversário  de alguém especial. No verão, temos  muitos  eventos motociclísticos na praia. Nós também nos reunimos e aproveitamos o sol e as águas do mar com os amigos” Explica Rana.

Além disso, cada grupo tem uma programação própria para andar semanalmente e sentar-se em algum lugar, como todos os membros de uma família. Uma coisa legal no Egito é que os moto grupos, quase 50 espalhados pelo país, são de regra, muito unidos.  Se um membro de um grupo celebra o aniversário, é comum ter vários membros de outros grupos presentes, além disso, há uma grande união para a realização de eventos. Sempre há uma grande participação e apoio de todos. Fazem muitas viagens juntos e vários desses grupos são ativos apoiadores da causa da Worldwide Psychos.

Juntos por uma boa causa

O fundador do movimento Worldwide Psycho, Jason Pollak, norte americano, de 24 anos, tinha objetivo na formação desta associação para unir pessoas com ideias e ação para uma boa causa. Ele era surfista e morreu em acidente de carro em 2014. Os membros da Psychos de todo o planeta estão unidos em espírito e serviço para continuar os desejos de Jason, oferecendo ajuda humanitária aos necessitados em vários continentes. A Worldwide Psychos é um movimento baseado em positividade, caridade e respeito. Algumas das suas regras para o ingresso são:

– Eu irei orgulhosamente representar toda a comunidade o PSYCHOS;

– Eu irei usar ou exibir meus símbolos PSYCHOS durante os eventos patrocinados pelo grupo;

– Vou fazer um esforço, alcançar e fortalecer o vínculo com outros membros do PSYCHOS;

– Vou manter meu status como um membro ativo do meu capítulo;

– Eu executarei atos de bondade e boa vontade na minha vida cotidiana;

– Eu irei ao menos em 2 eventos PSYCHOS por ano;

– Eu irei atuar como líder local na minha comunidade (e gravar exemplos quando o fizer);

– Eu vou educar os outros sobre o valor de ajudar os necessitados;

– Eu irei buscar novas oportunidades para o PSYCHOS;

– Eu farei elevar o alto nível moral em tempos de conflito;

– Eu colocarei os outros antes de mim em tempos de crise;

– Eu vou representar o PSYCHOS em boas condições;

– Eu não farei nada para prejudicar o nome e a imagem dos PSYCHOS;

– Não irei buscar represálias contra aqueles que me feriram;

– Eu não participarei nem me identificarei com atividades criminosas enquanto estiver usando o símbolo PSYCHOS;

– E não vou deturpar os objetivos e ideais do PSYCHOS.

Qualquer pessoa, seja homem, mulher, seja motociclista ou não, no Egito, que tenha identificação com a causa do WorldWide Psychos  Egypt Chapter e desejar ser membro ou ajudar nas campanhas  do  grupo de algum modo, pode entrar em contato através dos endereços: korein@live.com

https://www.facebook.com/EgyptWorldWidePsychos/

De acordo com Omar Korein, se uma empresa decidir patrocinar alguma campanha, ela terá redução no pagamento de impostos. E pessoas em qualquer parte do planeta que desejam representar a Worldwide Psychos, é só ver mais detalhes no link: http://www.worldwidepsychos.org/

Esses nobres motociclistas e todos que prestam caridade são pessoas de grande compaixão. Nunca dá para ajudar a todos, mas cada pessoa pode, ao seu modo, colaborar um pouco. Alegria e positividade sempre! Todos na Terra merecem ser felizes.

*Cláudia Terra é jornalista, motociclista e amante do universo Harley-Davidson. Para segui-la, acesse o blog: http://entusiastaadventure.blogspot.com.br

#cmdterra

VEJA TAMBÉM: Volunturismo: de moto por São Paulo, Goias e Tocantins.