yamaha-cria-amplificador-acustico-para-sua-mt-09-2024

Nova versão da motocicleta recebeu modificações nos dutos de admissão junto à caixa de ar para aumentar o som emitido pela moto nas acelerações.

A Yamaha tomou medidas para garantir que sua big naked MT-09 produza o melhor som possível – pelo menos para o piloto. Tal como os gases de escape, as emissões de ruído são monitorizadas de perto e limitadas pela restritiva Euro5, impactando não só o design dos escapes, mas também as entradas e as tampas do motor, à medida que os projetistas tentam abafar sons indesejados. 

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Socialmente responsavel? Absolutamente. Mas não há como negar que o som do motor de uma moto é uma fonte importante de prazer de condução, e raramente mais do que quando esse motor é um triplo gorjeio como o motor CP3 de 890 cc na gama nua do modelo 2024 MT-09 da Yamaha .

O ruído de admissão é muitas vezes mais atraente do que o som de escape e a Yamaha agora fez um movimento para aumentar a quantidade que chega ao piloto usando um amplificador de admissão com patente solicitada que concentra esse som diretamente no piloto, sem aumentar os níveis de ruído absolutos.

Falando sobre o modelo 2024, um comunicado da empresa diz: “seguindo a filosofia Jin-Ki Kanno de estimular os sentidos do piloto e fazê-los sentir-se em sintonia com a moto, o som foi uma consideração importante no mais recente motor EU5+ CP3.

“O som da nova MT-09 é ainda mais amplificado por uma caixa de ar revisada com dois dutos de entrada recém-projetados, que acentuam os sons de alta frequência enquanto mantêm uma resposta linear do acelerador.

“Este som é então enfatizado, especialmente em velocidades e rotações mais altas, pela introdução de uma nova grade de amplificador acústico no topo da moto, entregando a nota vibrante do CP3 diretamente ao piloto.”

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Esse “amplificador acústico” é a base de um pedido de patente que ilustra o pensamento que foi aplicado ao sistema.

Externamente, as únicas pistas de sua presença são a tampa de plástico que envolve o tanque de combustível e se estende até a chave de ignição, e mais notavelmente as duas grades de metal colocadas nela, parecendo exatamente com as tampas dos alto-falantes. 

Porém, não há alto-falantes. Essas grades são as saídas visíveis de uma passagem complicada que leva diretamente a uma abertura na parte superior da caixa de ar, permitindo que o ruído da entrada seja canalizado para fora, direcionando-o diretamente pelas grades em direção ao piloto, sem aumentar o volume total.

Embora seja uma ideia simples, a execução torna-se mais complexa porque é essencial que, embora o ruído da caixa de ar saia pelas grades, a água não consiga chegar à caixa de ar através delas. 

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Para evitar isso, uma seção fina do próprio tanque de combustível se estende para frente, e separa as grades da entrada da caixa de ar. O som pode viajar para frente, ao redor desta seção de proteção, e depois voltar para as grades, mas a água que entra pelas grades só pode avançar sobre o tanque e depois descer através de uma abertura na frente, sem poder viajar de volta para a caixa de ar. 

Até a espessura da blindagem é ajustada para absorver algumas frequências e permitir a passagem de outras, garantindo que o ruído através das grades seja particularmente agradável.

Amplificador de entrada de ar Yamaha MT-09 em detalhes

  • Escape de ruído: A caixa de ar, situada sob a frente do tanque de combustível, possui uma abertura na parte superior que permite a entrada de ar e a saída do ruído das entradas.
  • Ouça! As ondas sonoras são direcionadas para frente, ao redor da borda frontal do tanque de combustível, e depois de volta, sob a seção de plástico no topo do tanque, até as grades voltadas para o piloto.
  • Impermeabilização: Uma divisória separada é montada entre a tampa superior e o tanque de combustível, possuindo dois canais externos sob as grades, para passagem de ruído e água, e dois internos, utilizados para fiação.
  • Dreno: A água que entra pelas grades de som na parte superior do tanque é canalizada para frente através dos canais, mas depois cai direto por uma saída na frente do tanque e não consegue voltar para a entrada de ar na parte superior de a caixa de ar.
  • Espessura do tanque de combustível: A espessura do tanque de combustível entre as grades e a caixa de ar é ajustada para absorver frequências desagradáveis, mas permitir que outras mais bem-vindas cheguem às grades.
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E aí, o que achou da ideia?

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