A nova Yamaha Crosser 2019 chega mantendo sua proposta de conforto e economia, aliado a itens que deixam a moto mais segura. Versátil, ela pode ser conduzida no asfalto ou em estradas de terra, sem perder suas características

POR GUILHERME DERRICO

FOTOS: LAERTES TORRENS FILHO / EDGAR KLEIN / DIVULGAÇÃO

A nova Crosser 2019 chegou! No dia 06 de fevereiro, a Yamaha convidou a imprensa especializada e alguns convidados para anunciar sua nova “motoca”. Além de toda versatilidade, conforto e economia já conhecidos na versão 2019, a marca japonesa aposta, agora, em itens que deixam a motocicleta mais segura. É a primeira moto da categoria on/off até 160cc no Brasil a ser equipada com freio ABS de série, que evita o travamento da roda dianteira em frenagens bruscas ou em situações de piso com baixa aderência.

A máquina chega ao mercado em duas versões. A opção “Z” tem um visual mais off-road, através do para-lama alto de formas arrojadas, que confere ao modelo um aspecto mais aventureiro, facilitando incursões ao fora de estrada em meio à lama. Os protetores da suspensão dianteira são de série, tanto a sanfona quanto o de plástico, e garantem maior proteção do garfo dianteiro, evitando os danos causados por impactos de pedras, poeira e outros detritos. Ela é produzida em duas cores, a “Competition Blue” (azul sólido) e “Black Eclipse” (Preto sólido).

Na versão “S”, com visual mais “on”, o para-lama é baixo, junto à roda. Seu diferencial é o acabamento das tampas laterais do motor em preto fosco, transmitindo uma ideia de sofisticação. As opções de cores são a “Sports White” (branco sólido), e “Black Eclipse” (Preto sólido).

PAINEL

O painel da Nova Crosser 2019 é bonito, moderno e bastante completo. Ele é equipado com conta-giros analógico e visor LCD digital, que mostra as funções de velocímetro, hodômetro parcial e total, marcador de combustível, fuel trip e relógio. Possui, também, o indicador eco, que auxilia na pilotagem focada na economia de combustível. Para fechar, conta ainda com o indicador de marchas. Sua iluminação, na cor branca, permite uma ótima leitura das informações. Nas duas versões, a Crosser é equipada com lampejador de farol alto.

DESEMPENHO

O motor é um dos destaques da Yamaha Crosser 2019. Ele é do tipo monocilíndrico arrefecido a ar, com 149cc. Gera uma potência máxima de 12,2 CV quando abastecido com gasolina, e 12,4 CV com etanol.  Um dos seus destaques é o baixo consumo. Sua alimentação é feita sistema de injeção eletrônica de combustível BLUEFLEX, que permite o abastecimento com gasolina, etanol, ou mistura de ambos em qualquer proporção, trazendo melhor distribuição de torque e de potência em todas as faixas de rotação.

Completa o conjunto motriz o escapamento, que deriva dos modelos de alta cilindrada da marca. Seu posicionamento combina com uma melhor tecnologia de exaustão, garantindo o fluxo ideal na saída dos gases, temperatura e controle de emissões.

MAIS CONFORTO E PRATICIDADE

O assento, em dois níveis, é amplo e foi desenvolvido especialmente para proporcionar um ótimo apoio lombar. O funcionamento suave se deve às suspensões dianteira e traseira – do tipo Monocross com link –, capaz de filtrar as imperfeições do piso. Para se adaptar à altura do piloto, a Crosser traz outro diferencial: o guidão ajustável.

O baixo peso e a combinação do tamanho das rodas raiadas com 19” na dianteira e 17” na traseira, faz com que a Crosser seja ágil, capaz de desviar dos obstáculos com rapidez. A moto é muito fácil de ser conduzida, tornando-a uma opção perfeita para motociclistas iniciantes e experientes. Possui bagageiro com alças de apoio em alumínio, cuja capacidade de carga é de 7 kg, e o tanque de combustível, com capacidade de 12 litros, possibilita um amplo intervalo entre um abastecimento e outro.

GARANTIA

A nova Crosser 2019 segue com garantia de 3 anos, além de fazer do programa Revisão Preço Fixo, da Yamaha. Com ele, o cliente sabe exatamente quanto pagará nas revisões periódicas, garantindo mais transparência e valorização do modelo. As versões S e Z da CROSSER 2019 já estão disponíveis nas concessionárias Yamaha.

PREÇO

A Crosser 150 S tem o preço sugerido de R$ 12.390,00 (mais o frete). Já a versão Z, com para-lama junto à roda, chega com preço sugerido de R$ 12.590,00 (mais o frete).

Nas próximas edições de Moto Adventure, vamos publicar o test ride completo com a moto. Até lá!

 

FICHA TÉCNICA

Motor: SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos

Cilindrada: 149,3

Quantidade de Cilindros: 1

Potência Máxima: 12,2cv/7.500 rpm (Gasolina) – 12,4cv/7.500 rpm (Etanol)

Torque Máximo: 1,3 kgf.m/6.000 rpm (Gasolina) – 1,3 kgf.m/6.000 rpm (Etanol)

Alimentação: Injeção Eletrônica

Sistema de Partida: Elétrica

Peso seco: 124 kg

Câmbio: 5 velocidades

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: